Dicas para aplicar mídias e vinis adesivos em paredes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/05/2024
Conhecer e preparar bem a superfície da parede é essencial para o êxito do trabalho

Conhecer e preparar bem a superfície da parede é essencial para o êxito do trabalho

A instalação de mídias e vinis adesivos em parede não é apenas “colar” a película na superfície. Quem faz isso arbitrariamente corre sérios riscos de comprometer o trabalho. Então, quais medidas podem os aplicadores tomar para melhorar a instalação de mídias e vinis adesivos na parede?

A primeira dica é testar a adesão, e para tanto há muitas ferramentas e truques disponíveis. No entanto, há muitos outros fatores a serem levados em consideração antes de começar a instalação.

A preparação adequada da superfície é fundamental para o sucesso de qualquer aplicação. Você deve garantir que a parede esteja devidamente preparada. Também é uma boa ideia descobrir quando a superfície da parede foi pintada pela última vez, pois a maioria das tintas leva até 31 dias para curar completamente. É claro que a cura da tinta irá liberar gases neste período, e a liberação de gases pode causar estragos nas mídias aplicadas.

Depois, há a tinta em si. Que tipo de tinta foi usada para cobrir a parede? Conheça e pesquise sobre as características da tinta pintada na parede. Fique atento: há propriedades (lavável e antimancha, por exemplo) que podem indicar que o produto não permite a fixação de outros materiais sobre ele.

A realidade é que a maioria dos clientes não tem ideia de nenhum desses detalhes. Então, o que podemos fazer quando não temos certeza?

Uma opção pode ser visitar a loja de materiais de tinta para ver quais produtos eles oferecem para ajudar. Algumas lojas vendem promotores de adesão (primers) que possibilitam a instalação de mídias sobre uma determinada superfície.

Muitos desses produtos têm cura rápida de duas horas e são projetados como primers transparentes para superfícies pintadas. Eles não alteram a cor real da superfície, mas selam todas as propriedades da tinta que podem causar problemas de adesão.

Nossa sugestão é que você mantenha contato com os fornecedores de mídias e vinis para obter a orientação correta sobre promotores de adesão com os quais você deve utilizar nas instalações, e não se esqueça de levar isso em consideração ao fornecer aos clientes orçamentos para as aplicações.

Fonte: Drytac



Epson aumenta produção de equipamentos com cabeças PrecisionCore

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/08/2014

A Epson, fabricante japonesa de impressoras digitais, anunciou que aumentará a produção das cabeças de impressão PrecisionCore, empregadas atualmente em equipamentos inkjet industriais e de escritório.

Segundo a empresa, serão investidos aproximadamente 10 bilhões de ienes entre abril de 2014 e março de 2015 na linha de produção sediada no Japão.

PrecisionCore começou a ser produzida em junhode 2013 no Japão

PrecisionCore começou a ser produzida em junho de 2013 no Japão

A PrecisionCore tem controles individuais para cada nozzle, que pode disparar com precisão 50 mil gotas de tinta por segundo. Esse nível de desempenho só é possível em função da fabricação robotizada. Além disso, a empresa domina uma tecnologia inkjet refinada há mais de duas décadas e processos de microfabricação com precisão de milésimo de milímetro.

Ao produzir as cabeças PrecisionCore inteiramente no Japão, a Epson pretende acumular experiência para desenvolver a próxima geração da tecnologia, construir uma base sólida de produção e aumentar a vantagem competitiva da empresa.

A Epson promoverá o uso das novas cabeças em outras plataformas, de modo a aumentar ainda mais a competitividade e o crescimento do negócio da unidade inkjet.

Fonte: My Print Resource



Intec lança mesa de corte ColorCut FB780-T

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2024
ColorCut FB780-T opera acabamentos em mídias com formato B2

ColorCut FB780-T opera acabamentos em mídias com formato B2

A fabricante Intec lançou no mercado internacional a ColorCut FB780-T, mesa de corte no formato B2+, indicada para a produção de vincos, cortes e acabamentos em pequenas e médias produções sob demanda, de itens como amostras, protótipos, embalagens, caixas, displays de ponto de venda, entre outros.

Com duas ferramentas (de vinco tangencial e de corte de contorno passivo), o equipamento inclui detecção de borda de página, que permite o processamento de trabalhos impressos a partir do verso da mídia.

O FB780-T oferece dois modos de trabalho:

- DIRECT: por meio do qual os trabalhos são executados pelo software ColorCut Pro, da Intec, direto de um PC;

- HELD: em que os trabalhos repetidos podem ser executados independentemente de um PC, com arquivos armazenados em um pendrive.

Fonte: Intec