Cobertura Fespa Brasil 2017 – Parte 2: Visitação, congressos e Cambea
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2017
Entre os dias 15 e 18 de março, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi sede da quarta edição da Fespa Brasil. O evento recebeu a visita de 15.154 profissionais, número que supera a visitação das três edições anteriores da feira no país. Além da exposição de diversas marcas e tecnologias, a feira contou com eventos paralelos, como os congressos educacionais e a sétima edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).
- Leia também as demais partes desta cobertura: Impressoras digitais
Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil, declarou: “A feira foi um tremendo sucesso. Foram quatro dias de corredores lotados, profissionais vindos de todos os estados brasileiros, visitantes internacionais – todos buscando por novas tecnologias em hardwares, softwares e substratos, inovações para realmente conquistar um lugar especial em seu negócio. O que há de mais moderno no mundo esteve aqui dentro. Estamos com a missão cumprida”
Neil Felton, CEO da Fespa, frisou: “A Fespa Brasil 2017 é de longe umas das melhores feiras que já vi no Brasil ou ao redor do mundo. Bastava olhar os corredores. A forma que medimos se uma feira é boa é pela resposta dos clientes. E eles disseram de forma unânime que a feira foi fantástica. Nós temos aqui a melhor taxa ao redor do mundo de visitante por metro quadrado em uma feira. Isto é fantástico e mostra que a energia do mercado está muito forte”.
Michael Ryan, gerente da Fespa Exhibition - Americas, concorda com essa posição: “Há muito sobre otimismo vindo ao evento. Vi compradores e as principais pessoas do setor no Brasil vendo o que há de novo na indústria. Os números são incríveis. Estamos realmente felizes”.
A próxima edição da Fespa Brasil está marcada para o mês de março de 2019, novamente na cidade de São Paulo.

Cambea 2017
“Quatro dias de uma disputa acirrada, alto nível técnico e emoção”, assim foi o Cambea 7, segundo seus organizadores. Realizada novamente dentro da Fespa, a competição de foi vencida pela dupla gaúcha da Ellite & Prime – Pablo de Castro e Beto Quadros. Em segundo lugar, ficaram os profissionais da Fosco e Cia. O terceiro posto foi ocupado pela Gênesis.
A dupla vencedora, de Santa Maria (RS), falou da emoção em levar o prêmio para casa: “A gente só veio para se divertir e conhecer pessoalmente os amigos do envelopamento. Como era nossa primeira vez, a única meta era ficar entre os cinco melhores. Ir à final já era ser campeão. E levar o título para a casa é incrível, inexplicável. Queremos agradecer o Cambea, todos os patrocinadores e o pessoal da torcida”.
Marcelo Souss, organizador do Cambea 7, declarou: “É o maior campeonato de envelopamento do mundo, com um toque brasileiro: Justin Pate no Cambea Lab, ensinando o pessoal a envelopar; um nível elevadíssimo no CAMBEA Pro; todo mundo batendo recorde no Cambea Fast, envelopando o capô. O principal é a festa dos aplicadores. Temos profissionais de todas as regiões do país”.

Congressos Educacionais e Fespa Showroom
De acordo com sua proposta de investir e fomentar o mercado, a Fespa Brasil promoveu diversas sessões educacionais (Fespa Digital Textile Conference, Sublimation Day e Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital). As apresentações foram assistidas por centenas de profissionais em busca de aprimorar técnicas, conhecer novos mercados e tecnologias, tirar dúvidas e vislumbrar novos horizontes.
Os visitantes da feira Brasil também puderam visitar o Fespa Showroom, espaço produzido pela TopColors em parceria com os expositores do evento. O objetivo da proposta foi mostrar as mais variadas aplicações de impressão digital. Alexandre Keese declarou: “Tivemos a estreia com sucesso do Fespa Showroom, que inovou e mostrou ao profissional de comunicação visual novas aplicações, para inovar também dentro de seu negócio”.
A Fespa promove o "Profit for Purpose", programa de reinvestimento de lucros da própria federação no mercado, visando levar informações aos visitantes e buscar o crescimento constante e sustentável da indústria de impressão.

Fonte: Fespa Brasil
Bordeaux lança tinta compatível com impressoras Mutoh VJ
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/10/2015
A Bordeaux, fabricante de insumos para impressão digital, anunciou o lançamento da embalagem em forma de bolsa (bag) com 1 litro de tinta compatível com equipamentos da série Mutoh VJ.
A solução, que contém um chip dedicado, possui formulação similar à da tinta original e pode ser instalada pelo próprio operador da máquina, eximindo a presença de um profissional de assistência técnica.
Segundo a empresa, ao empregar a tinta compatível Bordeaux, é possível reduzir custos sem sacrificar a qualidade de impressão nem a produtividade.
Guy Evron, diretor de marketing da Bordeaux, declarou: “Com o objetivo de aumentar a produtividade dos nossos clientes, melhoramos a embalagem das tintas voltadas para equipamentos Mutoh. Além disso, a nova bolsa com 1 litro tem compatibilidade com embalagens OEM e proporciona uma rápida conversão plug and play”.
Fonte: Bordeaux
Durst apresenta novos recursos e opções híbridas para impressora de etiquetas
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/07/2021
A fabricante Durst apresentou nova opções para o seu portfólio de impressoras Tau RSC, indicadas para estampar rótulos e etiquetas. O modelo Tau 330 RSC foi atualizado. Já o modelo Tau 510 RSCi pode ser integrado a estações flexográficas.
A Durst Tau RSCi pode ser configurada com estações flexográficas opcionais em larguras de impressão de 330mm, 420mm ou 510mm. Além de poder imprimir branco, as estações flexo são equipadas com um carro deslizante que auxilia no carregamento do tinteiro, na coleta e no rolo anilox.
Um novo modo de economia de tinta permite que os usuários da Tau RSC reduzam os custos de tinta em 12% (em CMYK). O operador pode escolher se deseja imprimir no modo de melhor correspondência ou com o modo especial de economia. Em seguida, o software Durst Workflow Label analisa as imagens e substitui a combinação de cores original por uma alternativa, com o objetivo de diminuir o consumo de tinta, com alteração visual mínima na aparência dos impressos.
O software também inclui um novo recurso de manutenção automática, para evitar o tempo de inatividade e reduzir custos de serviço.
A limpeza automática das cabeças é realizada sem contato pela unidade de manutenção integrada, o que também evita possíveis danos. O processo é controlado de forma integrada à operação de impressão em andamento. Com esta nova função, a disponibilidade da impressora aumenta.
Fonte: Durst
-
INX International inaugura fábrica no Brasil
-
PrintHow 2025: Evento global da Canon chega ao Brasil
-
Brother lança no Brasil impressora sublimática de pequeno formato
-
Fespa 2025: Ilha da Sublimação confirma palestrantes
-
Ricoh inaugura nova sede e centro de inovação no Brasil
-
Inscrições abertas para a edição 2024 da Decor Wrapping Brasil
-
Ricoh Brasil tem novo diretor de operações
-
Fespa Global 2025 será em Berlim, na Alemanha
-
Epson e Alexandre Herchcovitch promovem evento para indústria têxtil no Brasil
-
Fespa Brasil 2024 começa dia 11 de março
-
Sawgrass apresenta sistema VersiFlex
-
Soyang lança tecido opaco para impressão digital
-
Canon aprimora Colorado M-Series e Arizona
-
Kongsberg PCS atualiza software de operação para mesas de corte
-
Nova coleção de estampas têxteis da Brother
-
Epson lança modelos da linha SureColor P-Series
-
Vanguard apresenta nova impressora híbrida Radnor
-
HP lança impressoras Latex 730 e 830
-
Avery amplia linha de vinis 700 Premium
-
SAi lança ferramenta para inspeções técnicas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual