Roland DG faz upgrade no RIP VersaWorks

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/07/2020
Grátis, a atualização pode ser feita diretamente pelos usuários do software

Grátis, a atualização pode ser feita diretamente pelos usuários do software

A fabricante Roland DG anunciou que o RIP VersaWorks 6 foi atualizado. Usado para rodar as impressoras digitais da marca, o software incorporou recursos como a função “Job Assistant”, que permite adicionar automaticamente linhas de corte de contorno, sem retornar ao aplicativos de design.

Outra nova configuração de impressão é a “True Rich Color”. Ela aproveita ao máximo os recursos de reprodução da impressora e da tinta, para criar imagens com cores vibrantes, cinzas neutros, gradações suaves e tons de pele naturais.

A Roland também incorporou ao VersaWorks 6 novas funções que melhoram a qualidade e a eficiência das operações. Entre elas, a compatibilidade com os mais recentes espectrofotômetros da Barbieri, para gerenciamento de cores.

Kevin Shigenoya, vice-presidente da divisão de negócios de impressão digital da Roland DG, declarou: “Com essa nova versão do VersaWorks 6, acreditamos que ajudaremos a melhorar os negócios de impressão de nossos clientes. Oferecemos uma solução total que inclui assistência de software e aplicativos”.

Para baixar a versão mais recente do VersaWorks 6, basta acessar o site da Roland DG e seguir os procedimentos da página.

Veja se seu equipamento é compatível com a nova edição do RIP da marca japonesa:

  • BN-20;
  • EJ-640;
  • LEC2-300;
  • LEC-540/330;
  • LEF-12/12i;
  • LEF2-300D/300/200;
  • LEF-300/200/20;
  • LEJ-640;
  • RF-640;
  • RT-640 (usuários do ErgoSoft Roland DG Edition estão excluídos do upgrade);
  • SG2-640/540/300;
  • SG-540/300;
  • SP-540i/300i;
  • VF2-640;
  • VG2-640/540;
  • VG-640/540;
  • VS-640i/540i/300i;
  • XF-640;
  • XR-640.

Fonte: Roland DG



Estudo aponta que mercado de grande formato valerá 11,4 bilhões de dólares em 2025

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

De acordo com uma pesquisa recém-atualizada pela consultoria norte-americana MarketsandMarkets, o mercado de grande formato global vale 8,7 bilhões de dólares, e pode atingir o valor de 11,4 bilhões de dólares em 2025, crescendo a uma taxa anual de 4%. Esses dados fazem parte do relatório “Large Format Printer Market by Offering (Printers, RIP software, Services), Printing Technology (Inkjet, Laser), Ink Type (Aqueous, Solvent, UV Cured, Latex, Dye Sublimation), Print Width, Application, and Geography - Global Forecast to 2025”.Conheça os principais pontos da pesquisa:

Demanda

A pesquisa aponta que a crescente demanda por impressoras de grande formato é estimulada pelo consumo de aplicações de decoração e envelopamento de carros e pela disponibilidade cada vez maior de equipamentos de impressão. O crescimento do mercado também pode ser atribuído à crescente demanda por impressão têxtil, publicitária e de embalagens, além do aumento da adoção de tintas UV em aplicações de publicidade exterior.

Maior participação de mercado

As impressoras de grande formato são equipamentos com largura que pode variar de 45cm a 2,5m. As impressoras com mais de 2,5m são conhecidas como “superamplas”. Entre as mídias estampadas por esses dispositivos estão banners, cartazes, papéis de parede, vinis para envelopamento de carro, cenários para teatro, entre outras aplicações. Fabricantes como a Hewlett-Packard (HP) e a Canon, por exemplo, fornecem uma variedade de impressoras de grande formato.

Impressoras para CAD e aplicações técnicas

Uma das principais razões para a expansão do mercado de grande formato é o uso crescente das impressoras CAD e aplicações técnicas. A indústria de arquitetura, engenharia e construção costumava adotar impressoras laser. No entanto, com o tempo, os fabricantes de impressoras inkjet passaram a fornecer equipamentos mais rápidos e mais baratos de adquirir e manter, o que levou à adoção generalizada de impressoras inkjet nessa indústria.

Impressoras solventes

Mais barata que as UV e aquosas, as tintas solventes possibilitam a impressão em várias superfícies, como papelão ondulado, papel, materiais para embalagem, folhas metálicas e mídias com base de PVC. Trata-se de um insumo flexível, impermeável, durável e não requer revestimentos especiais. Contém pigmentos e é indicada para aplicações de envelopamento de carros, banners e outdoors. O segmento de impressoras solvente foi responsável pela maior fatia do mercado de grandes formatos em 2018.

Impressoras com larguras entre 60cm e 90cm

Essas impressoras são usadas principalmente para aplicações de CAD e vestuário personalizado. Podem imprimir várias páginas com certa rapidez e são indicadas para ambientes de baixo volume. Fabricantes como HP, Roland, Epson e Canon fabricam um número significativo dessas impressoras. O relatório aponta que esse segmento terá a maior parcela do mercado entre 2018 e 2025.

Sinalização

Ampla variedade e diferentes usos de sinalização interna e externa impressa por equipamentos de grandes formatos contribuem significativamente para o crescimento do mercado. Espera-se que a demanda por aplicações de sinalização cresça durante o período de previsão do relatório, o que impulsionará a demanda por impressoras de grande formato.

Américas detiveram a maior fatia do mercado em 2018

O setor de sinalização e publicidade nas Américas está crescendo rapidamente. Varejistas como Walmart e Carrefour estão impulsionando o crescimento desse segmento. A demanda por impressoras de grande formato nas Américas é mais voltada para publicidade outdoor e sinalização interna. É provável que as Américas contribuam muito mais para o crescimento do mercado global de grandes formatos durante o período de previsão.

Fonte: MarketsandMarkets



Ilford lança três novos tipos de canvas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2013

A Ilford, fornecedora europeia de mídias, anunciou a expansão de sua linha Omnijet ao introduzir novos tipos de canvas. As novidades foram desenvolvidas para suprir as necessidades dos setores de decoração e sinalização. "A demanda por canvas comerciais só cresce — e as novas mídias da Omnijet ajudarão a atender essa expectativa", declarou Jane Dixon, diretora de marketing global da Ilford.

Confira mais informações sobre as três novidades:

  • OMNIJET Bright White Solvent Canvas 335g/m2: branco, brilhante e livre de PVC, feito de algodão e com acabamento acetinado, para o uso em impressoras solvente e ecossolvente. Ideal para decoração, PDV, pontos comerciais e reprodução de imagens de alto impacto. Disponível em rolos de 20m de comprimento;
  • OMNIJET Natural White Solvent Canvas 380g/m2: mistura de algodão e poliéster. Livre de branqueamento óptico, garante uma tonalidade natural, compatível com impressoras solvente e ecossolvente. Podem ser usadas em decoração, fine arts, retratos e exposições comerciais. Disponível em rolos de 18m de comprimento;
  • OMNIJET Production Canvas 345g/m2: mistura de algodão e poliéster. Também compatível com tintas látex, possui baixa drenagem e pode ser aplicado em sinalizações, gráficos de exposição e displays de PDV. Seus rolos têm 18m de comprimento.
Canvas, mídia usada para fine arts

Canvas, mídia usada para fine arts

Fonte: Large Format Review