MCT lança modelo de mesa de corte de médio porte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2018
Equipamento é indicado para prototipagem de embalagens e produções de sinalização

Equipamento é indicado para prototipagem de embalagens e produções de sinalização

A MCT, fabricante norte-americana de equipamentos de acabamento digital, anunciou no mercado internacional uma versão de médio porta da VersaTech2, mesa de corte para prototipagem de embalagens e produções de sinalização de curto e médio prazos.

Disponível em larguras de 1,6m, 2,5m ou 3,2m e comprimentos de 1,6m, 3,2m ou 4,8m, o equipamento pode ser configurado para trabalhos sem automação ou para produções mais volumosas em que a capacidade de alimentação de mídias é aumentada, para chegar a rodar na velocidade de até 78 polegadas por segundo.

A mesa de corte também é capaz de incorporar uma solução de laser exclusiva da MCT, que é capaz de oferecer automação nas funções de laser, router e faca em uma única solução.

Fonte: MCT



Estamparias digitais podem ser fundamentais na retomada econômica do setor têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/04/2020
Produção ágil, pontual e diversificada são características das estamparias digitais

Produção ágil, pontual e diversificada são características das estamparias digitais

Os efeitos nocivos da pandemia de covid-19 já causam prejuízos na indústria têxtil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), as vendas de 38% das empresas do setor caíram 10% em março de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019.

Neste contexto, em que redução de custos, estratégia assertiva e produção eficiente são imprescindíveis, a estamparia digital ganha destaque.

Os executivos da Global Química & Moda (GQM) acredita que o uso da técnica deve se fortalecer no Brasil, principalmente pela agilidade e redução de custos com estoque. “Ela permite produzir sob demanda e de forma rápida. Assim, a empresa não precisa ter estoque parado, nem custo sem previsão de venda”, comenta Felipe Sanchez, CEO da empresa.

A GQM acredita que a digitalização deve se fortalecer não só pelo custo-benefício, mas também porque produz novos formatos de consumo. “Já havia uma tendência muito forte na busca pela personalização e baixos volumes. A impressão digital possibilidade da produção exclusiva, o que é impossível na técnica tradicional de estamparia”, destaca Sanchez.

O executivo lembra que o enfrentamento da crise exige mudanças de comportamento e apostas em linhas de produção mais assertivas. “O objetivo é produzir mais com menos. A impressão digital necessita de menos recursos naturais para estampar e oferece melhor qualidade. Além disso, por permitir produção sob demanda, diminui as sobras. No fim, o investimento nessa tecnologia pode ser crucial no reposicionamento de mercado, quando a situação toda se normalizar”, aponta.

Fonte: GQM



Ricoh apresenta nova cabeça TH6310F

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2021
Piezoelétrico, dispositivo vem com sistema de recirculação de tinta

Piezoelétrico, dispositivo vem com sistema de recirculação de tinta

A fabricante Ricoh anunciou a TH6310F, cabeça de impressão inkjet industrial que emprega um atuador piezoelétrico “thin film”.

Com alta frequência de disparo (de até 80kHz em modo binário), a peça é indicada para aplicações de única ou múltipla passada. Sua tecnologia MEMS permite alta precisão de jateamento e seu layout de nozzle produz alta qualidade de impressão. Já a estrutura de recirculação da tinta reduz o risco de falhas e aumenta a estabilidade da ejeção das gotas.

A TH6310F apresenta largura de impressão de 2,6 polegadas com matriz de 1.600 nozzle e dois módulos de 100x8 linhas. Além disso, os nozzles foram projetados para evitar que o fluxo de ar dos disparos afete as gotas adjacentes e a qualidade da imagem.

A recirculação da tinta atrás do nozzle reduz o risco de secagem dos bicos, além de diminuir a sedimentação das partículas. Isso oferece maior confiabilidade nas impressões de única passada a 100m/min ou mais.

Compatível com tintas à base d’água, UV e solventes, a TH6310F pode ser empregada em uma ampla gama de aplicações industriais têxteis, gráficas e de sinalização.

Fonte: Ricoh