HP lança no Brasil linha de impressoras para sublimação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2021
A filial brasileira da HP anunciou o lançamento da HP Stitch, série de impressoras sublimáticas indicadas para estampar, diretamente ou por meio de papel, tecidos para moda, decoração de interiores e comunicação visual.
A série, que inclui o modelo S500 (com largura de 1,6m), será vendida exclusivamente no Brasil pela Serilon, um dos principais canais de vendas de soluções HP para comunicação visual na América Latina.
A série HP Stitch oferece gerenciamento de cores simplificado, sistema operacional em nuvem (HP Print OS) e espectrofotômetro embutido da impressora, que ajuda a eliminar etapas do processo de criação de perfis e calibração de cores. As impressoras empregam cabeças com tecnologia térmica, que são substituíveis pelo próprio usuário. Tanto o alinhamento quanto a calibração das cabeças são automáticos, o que reduz o tempo de máquina parada e o desperdício de mídias.
A S500 oferece configuração 2xCMYK e sensor óptico de avanço de mídia, além de modo de impressão de uma única passada, com saturação e confiabilidade. A impressora foi projetada para a produção de grandes volumes.
A S500 também bem com grandes suprimentos de tinta, rolos maiores e bobina com sensibilidade de tensão (HP Tension-Sensing Winder), que permitem operações sem supervisão – mesmo durante a noite.
As cabeças usadas na S500 têm resolução nativa de 1200dpi e sistema HP Smart Nozzle Compensation, de compensação inteligente dos nozzles.
Fonte: Serilon
Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)
Por Jimmy Lamb em 21/05/2013
Fato: você precisa reinventar constantemente o seu negócio. Certamente você pode gerar mais receitas ao diversificar os seus serviços, ampliando a sua gama de clientes. Mas custa fazer mudanças. Então, como aumentar o seu negócio sem drenar a sua conta bancária? Uma das sugestões é entrar para o mercado de sublimação, que é um grande exemplo de alto RDI (retorno do investimento), não só porque é um processo de baixo custo, mas também porque abre as portas para um espectro grande de produtos rentáveis, como os fotoprodutos, por exemplo.
Saiba mais sobre sublimação:
- Como escolher o papel transfer
- Transfer digital: vantagens, dificuldades e processos
- Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Prensa térmica e calandra para sublimação
Definição de fotoproduto
Então vamos começar por definir o que é fotoproduto. Com certeza, não são fotos de familiares que se coloca na carteira. Num trabalho típico, temos imagens, textos ou gráficos personalizados, que são impressos digitalmente por meio da sublimação em substratos especiais, como o fotoproduto abaixo, que contém imagens relacionadas a esportes.
Fotoprodutos: como eles são impressos
Como esses itens são produzidos? Com sublimação. Sem dúvida, a sublimação é um método muito eficaz para a criação de fotoprodutos, porque o processo tem a capacidade de reproduzir imagens fotográficas com muitos detalhes e alta resolução.
Fotoprodutos sublimados podem ter várias formas, tamanhos, formatos e conceitos — o que significa muitas oportunidades. Sem contar que o custo dos substratos, produção e equipamentos é baixo.
Para começar na sublimação, você vai precisar de uma impressora desktop, tintas, papel transfer e prensa térmica. E os custos de produção são bem razoáveis também. É claro que o preço que você vai cobrar nos fotoprodutos vai variar de acordo com o tamanho da imagem e das configurações que usou na impressora. Mas, em geral, a sublimação é um método de impressão de baixo custo.
Impressão por sublimação
Se você não está familiarizado com o processo de sublimação, saiba que ele é muito rápido e simples. Você pode criar uma imagem usando o software gráfico como o CorelDraw™ ou Photoshop™. Em seguida, basta imprimi-la no papel transfer, usando uma impressora que seja capaz de processar tintas de sublimação.
Você, então, usa o papel transfer e o coloca sobre o item a ser decorado. Usando uma prensa térmica, você deve aplicar calor de 200ºC, por cerca de um minuto. A combinação de tempo, pressão e temperatura promovem a transformação das sólidas tintas do papel transfer para um gás, o qual, em seguida, impregna nas fibras de polímero do substrato.
O resultado final é uma imagem permanente que não vai arranhar, descascar ou rachar (no caso de artigos de vestuário, a sublimação não vai desaparecer quando peça for lavada).
Então, obviamente, a sublimação só funciona com fibras de polímero, o que parece algo limitador. Mas não tenha medo, pois existem centenas de produtos especialmente preparados para esse fim, como painéis de fotos, telhas cerâmicas, garrafas de alumínio, placas metálicas, entre outros materiais. Enfim, há uma série de oportunidades de mercado para produtos sublimados, especialmente fotoprodutos.
Confira a segunda parte desse artigo. Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies. Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.Sihl lança papel para impressoras de grande formato
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2014
A Sihl, fornecedora de mídias para impressão digital, anunciou no Reino Unido o Solvent Photo Paper PE 240, papel desenvolvido especialmente para receber tintas à base de solvente.
Segundo a empresa, a mídia tem revestimento que confere brilho médio à superfície do papel e ajuda na reprodução de imagens de alta definição.
Ian Turnbull, diretor da Sihl UK, disse: "O Photo Paper PE 240 apresenta 240g/m2 e deflagra secagem rápida da tinta impressa. O papel apresenta alto brilho e revestimento em ambos os lados, o que é ideal para empresas que trabalham com fotos e gráficos comerciais".
Fonte: Image Report
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