E-commerce é megatendência para impulsionar vendas de grandes formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/08/2021
Compras online vieram para ficar

Compras online vieram para ficar

Embora a pandemia de covid-19 tenha causado danos significativos a vários segmentos de impressão, algumas áreas permaneceram fortes graças à implantação generalizada da tecnologia de vendas de e-commerce.

Uma mudança fundamental nos hábitos de consumo está acontecendo atualmente. Não é novidade que as pessoas dependem de seus dispositivos eletrônicos para informação, entretenimento e comunicação. Obviamente, trata-se de uma megatendência de longo prazo e, sem dúvida, está crescendo em função da pandemia de covid-19.

Para colocar isso em contexto, o primeiro item pedido online na Amazon foi um livro em 1995. Pouco mais de 25 anos depois, a indústria de e-commerce faturou mais de 4 trilhões de dólares em vendas em todo o mundo. A Amazon e outras empresas com visão de futuro têm uma forte presença online e registraram números impressionantes de crescimento, apesar da pandemia, à medida que mais e mais de nós confiamos na disponibilidade de pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana e entrega no dia seguinte.

Simplificando: não há como voltar. O comércio eletrônico revolucionou o varejo, no B2B e B2C, e agora podemos comprar quase tudo online. Não é mais uma questão de saber se há público para uma loja online, é simplesmente uma questão de construir uma plataforma de e-commerce eficaz, além de aproveitar as vantagens do dinâmico mercado digital.

No entanto, é crucial cumprir perfeitamente com as demandas e pedidos recebidos. Por mais que o front-end forneça uma ótima experiência de compra, é o back-end que impulsiona as vendas e leva a novos negócios.

Se você está pensando que isso não é relevante, visto que opera no espaço B2B, você está errado. Estatísticas recentes mostram que mudanças semelhantes também estão acontecendo no B2B. Dado que cerca de 72% de todas as compras são realizadas online, por que a impressão em grande formato seria diferente?

Uma das principais tendências no grande formato é a impressão personalizada. Embora as pessoas tenham passado cada vez mais tempo em casa, tem havido um crescimento maciço no fornecimento de papel de parede personalizado, canvas, cortinas e tecidos impressos. E plataformas eficazes de comércio eletrônico têm sido essenciais para o processamento e entrega desses pedidos em tempo hábil.

Com muitos dos pacotes web-to-print mais recentes, os clientes podem ver o status exato de seus pedidos, dando-lhes mais informações de todo o processo.

As compras online vieram para ficar e, à medida que mais clientes compram produtos impressos pela internet, é fundamental que as empresas de grande formato tenham soluções de e-commerce sólidas e confiáveis.

Este artigo é de autoria de Stewart Cobby, gerente de vendas inkjet da Ricoh UK

Tags: Ricoh, E-commerce,


Confira todas as atrações paralelas da Serigrafia Sign 2017

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/06/2017
Eventos visam atingir diversos públicos

Eventos visam atingir diversos públicos

A edição de 2017 da Serigrafia Sign, feira de impressão e comunicação visual, será realizada no Expo Center Norte, entre os dias 12 e 15 de julho. Com dois pavilhões, que totalizam 25 mil m² de área, a exposição oferecerá diversos eventos paralelos. Liliane Bortoluci, diretora da organizadora, comentou: “Entendemos que um evento, para se manter por tantos anos, deve proporcionar atrações exclusivas para seus visitantes. Por isso, investiremos fortemente em conteúdo – com o envolvimento dos expositores – como parte do compromisso em ajudar o profissional a implantar novas estratégias e tecnologias em suas áreas de atuação”.

Confira a relação dos eventos paralelos da Serigrafia Sign 2017:

Sala de crédito Fiesp/Abigraf/Sindgraf: pela primeira vez na feira, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o Sindgraf (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo) organizam a Sala de Crédito, um ambiente onde visitantes e expositores terão a oportunidade de se relacionar com instituições financeiras parceiras. Serão novas formas de financiamento, oportunidades de interlocução com outras instituições financeiras, formas de financiamento a longo prazo, programas de financiamento, formas de compor garantias no financiamento e repactuação e refinanciamento de empréstimos.

Arena do conhecimento by SID: espaço reservado para a apresentação de novos produtos, ferramentas, dicas e técnicas de aplicação de evelopamento de carros. Haverá palestras teóricas e práticas. Além disso, nos intervalos, todos os participantes terão a oportunidade de testar os materiais e provar suas habilidades (Rua H 007).

Arena Técnica: oportunidade de atualização e conhecimento de novas tecnologias, lançamentos e soluções (Rua F 010). Confira a programação.

Decor Express: projeto inovador que evidencia as infinitas possibilidades que a comunicação visual oferece para a decoração (Rua D 003).

Fórum Serigrafia Sign FutureTextil: palestrantes conceituados, temas inovadores e cases de sucesso, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos visitantes (Rua F 020).

FutureTextil: circuito de impressão digital têxtil que apresentará as principais etapas do processo de impressão digital em tecidos (Rua E 147). Para a participar, é necessária inscrição prévia.

Sebrae Móvel: diagnóstico empresarial (check-up) com plano de ação para melhoria dos seus negócios. Orientação nas áreas de Marketing, finanças, gestão de pessoas e ddministração geral (Rua J 089).

Serigrafia em Ação: oficina criativa com demonstrações práticas dos processos serigráficos: preparação da arte final, criação do fotolito e revelação e gravação de matrizes com efeitos diferenciados (Rua A 001).

Fórum do Acrílico Sign, do Indac: evento que oferecerá dicas práticas para alavancar projetos de comunicação visual.

Fonte: Serigrafia Sign



SAi passa a oferecer serviço em nuvens para usuários de Flexi e PhotoPRINT

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/02/2013

A SA International (SAi), desenvolvedora de soluções para comunicação visual, incrementou os seus principais pacotes de softwares. Agora, eles oferecem recursos nas nuvens, ganhando os títulos de "Sai Flexi Cloud" e "Sai PhotoPRINT Cloud" (ambos são voltados para usuários e trabalhos de recorte, sinalização e impressão digital).

Acessíveis por meio do "Cloud Web Window", que fica no desktop do usuário, os programas oferecem três importantes ferramentas:

  • Job Reports  (Relatórios de trabalhos): relata informações de produção aos usuários. Essa ferramenta apresenta dados dos trabalhos realizados, fornecendo análises sobre impressão, corte e substratos. Também relata o tempo gasto em cada trabalho.
  • Cloud Storage (Armazenamento nas nuvens): serviço de hospedagem de 1GB livre no qual é possível subir e arquivar trabalhos. Serve de backup ou para compartilhar os arquivos. Acessível através do ícone "Cloud Web Window", esse recurso fornece a plataforma para futuros negócios baseados em computação em nuvens.
  • FlexiQuote™: Ferramenta web que permite a criação de orçamentos. Vem com um banco de dados que ajuda a levantar o preço de materiais, mão de obra, comissões, descontos e impostos. Segundo a SAi, essa ferramenta permite montar cotações em apenas alguns segundos.

A SAi também criou um aplicativo para smartphone, que possibilita o acesso remoto às informações de produção da empresa. Conhecido como o "SAi Cloud", o app é compatível com dispositivos Android e iPhone.

Photoprint em nuvem

PhotoPrint em nuvem

Fontes: SAi e Tecmundo. Texto: InfoSign