Dicas para um envelopamento perfeito – Parte 2
Por Eduardo Yamashita em 17/09/2016
Segunda parte do artigo aborda os tópicos local de instalação, aplicação e pós-instalação, para executar um envelopamento profissional
Na primeira parte deste artigo, foram abordados pontos importantes para um envelopamento profissional. Desta vez, falaremos sobre mais três requisitos essenciais para o serviço. São eles: local de instalação, aplicação e pós-instalação.
Local de instalação
Depois de criar o design correto, escolher o material adequado, obter uma grande impressão e preparar perfeitamente o veículo, é necessário cuidar do local onde será realizado o envelopamento. Onde será feita a instalação? Será interna ou ao ar livre? A instalação interna fica livre de poeira e tem a temperatura adequada para a instalação?
O envelopamento ao ar livre é um começo terrível. Não há nenhuma maneira de evitar que partículas de poeira caiam sobre a superfície do carro, e quando isso acontece, forma-se uma camada de sujeira que ficará sob o vinil. Um grande número de partículas de poeira poderá causar grandes rasgos no vinil, permitindo que a água penetre na imagem, o que leva o envelopamento ao fracasso.
É muito mais recomendado que o veículo seja adesivado dentro de um estabelecimento. Porém, a instalação interna deve ser livre de qualquer tipo de poeira e deve estar na temperatura correta.
A instalação de um vinil em alta temperatura fará com que ele estique em demasiado e falhe em longo prazo, apresentando altos índices de encolhimento. Já a instalação em temperaturas baixas fará com que o vinil fique mais rígido, o que exigirá muito do instalador durante a aplicação.
O local da instalação é extremamente importante para garantir que o resultado final do envelopamento seja excelente.

Aplicação
Muita gente pensa que é fácil instalar vinis em veículos. Afinal, ele é simplesmente um adesivo gigante. Errado! Para que o instalador aprenda a maneira correta de envelopar carros, são dispendidos dinheiro, materiais e muitas horas.
Diferentes materiais se comportam de maneiras diversas e, portanto, o instalador deve ter uma vasta experiência com vários tipos de vinis. Muitos deles também desenvolvem suas próprias ferramentas para o trabalho.
Embora a instalação do vinil seja muito difícil, o corte final do acabamento é ainda mais desafiador. Pode-se ter o envelopamento perfeitamente instalado, mas se o material em excesso não for cortado e dobrado corretamente, o resultado final terá um acabamento falho. Refilar o vinil requer mãos firmes, paciência e técnica. Isso é o que diferencia um excelente instalador de um bom instalador. Executar um envelopamento que parece um trabalho de pintura é o que todos desejam.

Pós-instalação
A pós-instalação é a etapa mais negligenciada pelos instaladores. Trata-se de uma parte demorada e mais chata.
Nessa fase, o instalador deve passar soprador térmico por cima dos vinis aplicados nas áreas rebaixadas e curvas. Esse procedimento garante que o filme seja aquecido a certo grau, conforme exigido pelo fabricante (recomenda-se de 45ºC a 50ºC para vinis de cor sólida e de 85ºC a 90ºC para vinis impressos). Isso porque todos os envelopamentos usam vinis compostos por PVC. Este material permite que o vinil tenha memória. Isso quer dizer que quando ele for sobrecarregado e aquecido, vai voltar à sua forma original. No entanto, uma vez que o vinil é instalado, espera-se que ele não volte à sua forma original, pois isso significa que ele encolherá e puxará para trás o material.
A única maneira de sobrepujar a memória do PVC é garantir que as áreas esticadas ou sob pressão cheguem a essa temperatura específica. Isso garantirá que o vinil mantenha sua forma.
Enfim, digamos que todos os fatores acima foram atendidos e executados perfeitamente. O que acontece se ainda tivermos problemas com o envelopamento? Serviço ao cliente é o único recurso de que você pode depender, de modo que escolher uma empresa de envelopamento respeitável torna-se a parte mais importante do seu processo de decisão.
(2)(1).jpg)
Logo da Arlon Graphics passa por reformulação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/05/2014
A Arlon, fabricante de películas adesivas, apresentou o novo logo da empresa. Ele faz parte de uma estratégia que pretende criar uma forte conexão entre a marca e seus clientes, além de diferenciá-la dos concorrentes.
O logo reflete o mote "Criando materiais inovadores para expressão visual" e comunica a principal atividade da empresa: fabricar vinis adesivos para os ramos gráfico e de comunicação visual.
As cores laranja e cinza combinadas com o símbolo moderno são um claro afastamento da cor vermelha usada anteriormente pela Arlon e por outras indústrias.
Holly Curtis, diretor de marketing da Arlon, declarou: "A marca simboliza um novo começo para a Arlon. Estamos muito animados para difundi-la na indústria, juntamente com o novo Centro de Produção da Arlon".
Fonte: My Print Resource
Drytac anuncia novo papel de parede ecológico
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2024
A fabricante Drytac disponibilizou para o mercado internacional o Paper Fleece Smooth. Bem-sucedida no Reino Unido, a mídia será também vendida para clientes em outras regiões do mundo a partir de 24 de outubro de 2024.
O Paper Fleece Smooth é composto por papel não tecido para revestimentos de parede. Livre de PVC, a mídia é uma solução eficaz e ecologicamente correta para trabalhos de decoração em ambientes como residências, lojas, hotéis e escritórios. Além disso, sua qualidade de impressão fotorrealística produz gráficos nítidos e detalhados.
Sua estabilidade dimensional torna a instalação mais rápida e reduz o desperdício de material.
Compatível com impressoras ecossolvente, látex e UV, o Paper Fleece Smooth tem acabamento acetinado suave, adesivo permanente e liner de papel com liberação de saída de ar, para aplicação e reposicionamento sem bolhas.
Fonte: Drytac
-
SAi lança ferramenta para inspeções técnicas
-
PLASTGrommet lança soluções para acabamento de banners e tecidos
-
HP lança hub de automação para impressão
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
Podcast: Tendências e inovações em vinis adesivos para diferentes segmentos
-
Podcast: Envelopamento automotivo exige técnica, preparo e conhecimento
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Vanguard apresenta nova impressora híbrida Radnor
-
HP lança impressoras Latex 730 e 830
-
Avery amplia linha de vinis 700 Premium
-
SAi lança ferramenta para inspeções técnicas
-
PLASTGrommet lança soluções para acabamento de banners e tecidos
-
Mimaki lança ecossolvente JV200-160
-
Durst finaliza fusão com a Aleph e cria novo polo têxtil
-
HP lança hub de automação para impressão
-
NUtec Digital Ink expande tintas fluorescentes sublimáticas
-
Polyprint lança Filmjet nos EUA
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual