
Grupo investiu em iniciativas para tornar suas tintas mais amigáveis ao meio ambiente
A fabricante italiana JK, parte do grupo Dover, desenvolveu um novo método, com menor pegada ambiental, de embalar suas tintas reativas. A empresa também anunciou que a vida útil de seus produtos está maior.
As tintas reativas Kiian Digistar Bellagio serão envasadas em embalagem Bag-in-Box (BiB), composta por multicamadas plásticas incorporadas por um revestimento externo de papelão. Segundo a empresa, esse invólucro tem uma série de vantagens, como a redução de 80% no uso de plástico, em comparação aos recipientes de HDPE tradicionais. Além disso, a integridade da tinta é mantida graças às propriedades de proteção físicas e mecânicas aprimoradas da embalagem.
O invólucro, que é menor, contribui para a redução de espaço no envio e no armazenamento, o que, por sua vez, diminui custos de transporte e estoque, reduzindo o impacto ambiental na cadeia de abastecimento. Além disso, os componentes BiB podem ser separados para descarte e reciclagem.
A JK também anunciou a extensão de vida útil de todas as suas séries de tintas. A longevidade desses materiais é afetada por temperatura, umidade e outros parâmetros ambientais e condições de armazenamento. A fabricante conduziu uma análise aprofundada de suas formulações de tinta, incluindo testes de estresse, para determinar com mais precisão o prazo de validade das tintas antes de serem impressas. Em seguida, melhorou a composição dos materiais, para prolongar a vida útil deles, e assim gerar melhorias para o gerenciamento de estoque e racionalização de pedidos, além de aumentar a eficiência e a economia de custos.
A empresa sugere que os usuários baixem os relatórios com os dados técnicos atualizados sobre as tintas da JK.
Fonte: Dover Digital Printing
