
Software está na versão 13
A desenvolvedora Global Graphics anunciou a versão 13 do software RIP Harlequin, que passou a oferecer recursos como a panelização automática para saídas de grande escala em alta velocidade.
A nova ferramenta de panelização visa otimizar a produção de enormes arquivos (PDF, TIFF e JPEG) gerados em impressão de grande formato, tecidos, decoração e embalagens de papelão ondulado. O software agrupa automaticamente essas páginas grandes (algumas com até 200m de comprimento) para depois dividi-las em vários RIPs. A saída é continuamente enviada para a impressora. Assim, não é necessário esperar que a página inteira seja processada para que a produção comece. Segundo a fabricante, este novo recurso diminui os requisitos de RAM e os custos para um Digital Front End (DFE), aumentando o poder e a velocidade da gráfica.
Martin Bailey, CTO da Global Graphic, declarou: “A velocidade continua a ser o elemento principal no desenvolvimento do Harlequin. Um RIP mais rápido permite que impressoras com taxas de dados muito altas sejam acionadas na velocidade do engine”.
A versão 13 também apresenta outros recursos:
- Impressão direta de arquivos PNG: trata-se de um tipo de arquivo importante em alguns setores de grande formato e decoração de produtos;
- Controles aprimorados de dimensionamento da saída dos arquivos como TIFF, JPEG e PNG (quando não há espeficação do tamanho da imagem);
- Nova retícula inkjet Opal: atenua artefatos ao imprimir em substratos absorventes em resoluções mais altas;
- Suporte estendido para DFEs maiores.
Fabricantes de impressoras de grande formato como HP, Roland e Durst empregam o Harlequin em suas soluções.
Fonte: Global Graphics
