Sublimação impulsiona crescimento no setor têxtil
De acordo com o novo relatório Future of Dye Sublimation to 2029, da consultoria internacional Smithers, o mercado de impressão digital por sublimação está para acelerar seu crescimento. A demanda por vestuário, decoração de interiores e têxteis técnicos deve gerar 11,8 bilhões de dólares em vendas em 2025.
Os dados da pesquisa apontam que a produção global de materiais sublimados deve atingir 2 bilhões de m² em tecidos e 73,6 milhões de m² em substratos rígidos em 2025.
A pesquisa indica que a demanda por produtos sublimados deve crescer significativamente após um período de crescimento modesto entre 2019 e 2023. Em 2020, a pandemia impactou fortemente o setor, especialmente o segmento de comunicação visual. No entanto, a previsão é que a demanda cresça a uma taxa composta anual (CAGR) de 7,9% nos próximos cinco anos, levando a produção global a 2,9 bilhões de m² em 2029. Em termos de valor, o mercado deve atingir 15,2 bilhões de dólares, com crescimento de 6,6% ao ano.
Os cinco principais segmentos da sublimação digital são: vestuário, decoração, têxteis técnicos, comunicação visual e substratos rígidos.
O segmento de vestuário representa 71,9% do volume global, impulsionado por tendências como a relocalização da produção da Ásia para regiões desenvolvidas na América do Norte e Europa. Outro fator relevante é a pressão crescente para reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil. Como a impressão por sublimação dispensa lavagens e vaporização para fixação da cor, a tecnologia contribui para minimizar o desperdício de corantes e químicos no meio ambiente.
No segmento de comunicação visual, a sublimação tem se beneficiado da crescente preferência por gráficos em displays, caixas de luz e sinalização, que são fáceis de instalar, têm custo reduzido e garantem imagens vibrantes e altamente saturadas.
Fonte: Smithers