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Para os proprietários de marcas, a cor é uma assinatura e um imperativo

A cor não é apenas uma questão estética para as marcas. É uma assinatura. Valentino é conhecido por sua cor vermelha, Hermes por seu laranja e Prada por seu verde. A cor evoca o sentimento da marca e representa sua identidade. Por isso, a precisão e a repetibilidade das cores são cruciais para manter a identidade, a reputação e o sucesso das marcas. É por isso que todo o gerenciamento de cores é fundamental na indústria de impressão.

Quais os maiores desafios na reprodução de cores de marca?

As marcas investem muitos recursos para definir as suas cores, criando paletas para seus produtos e para seu público-alvo. Assim, elas precisam receber amostras que correspondam exatamente às cores de suas paletas.

O desafio da marca é comunicar com precisão as referências de cores aos prestadores de serviços de impressão, cuja obrigação é reproduzir as cores de acordo com as paletas dos clientes, transferindo-as para amostras e para a produção. O controle completo do processo de impressão torna-se o ponto central para essa indústria.

O controle da impressão

Muitos fornecedores de tecnologia de impressão têm desenvolvido soluções completas de hardware e software que ofereçam consistência e repetibilidade de cores na impressão. Atualmente, aplicativos de calibração e gerenciamento empregam parâmetros matemáticos para descrever as cores e avaliar as possíveis variações tonais, auxiliando na comunicação correta da referência de cores.

Alguns softwares funcionam como uma cozinha de cores dedicada e customizada, gerando e elaborando, pixel a pixel, a receita de cada cor do design e transmitindo-as ao RIP, sem alterar o fluxo de impressão da empresa

O ponto é dominar a repetibilidade de um número maior de cores exatas e correspondências mais próximas, melhorando a gama de opções. Assim, as marcas obtêm redução de custos, melhor brilho, gama extendida e maior precisão nas receitas de cores.

A correspondência de cores replica cores alvo, como Pantone, duplicando a exatidão, além de clonar a tabela de cores existente, para manter os mesmos resultados de impressão. Além disso, alinha todos os dispositivos da produção, para obter as cores correspondentes independentemente das configurações e condições de impressão.

O sistema de tinta consome a quantidade de tinta necessária para as impressões, sem comprometer a qualidade das cores ou o desempenho da produção, reduzindo o desperdício e o consumo de tinta.

Há softwares que ajustam as cores com precisão considerando as impressoras, o conjunto de tintas e as mídias utilizadas. Eles garantem que a impressão final corresponda ao design e às preferências de cores do cliente.

O que isso significa?

O gerenciamento de cores faz parte da solução. Para que ele funcione, conte sempre com parceiros e fornecedores com profundo know-how em tudo o que é necessário para um sistema de impressão coeso. Isto é, impressora, conjunto de tintas e software desenvolvido para alinhar os objetivos das marcas aos resultados da gráfica, otimizando custos, com um processo fácil e rápido, baseado em critérios matemáticos para obter resultados para as marcas e os clientes.

Fonte: JK Group


 
 
 

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