Compras online vieram para ficar
Embora a pandemia de covid-19 tenha causado danos significativos a vários segmentos de impressão, algumas áreas permaneceram fortes graças à implantação generalizada da tecnologia de vendas de e-commerce.
Uma mudança fundamental nos hábitos de consumo está acontecendo atualmente. Não é novidade que as pessoas dependem de seus dispositivos eletrônicos para informação, entretenimento e comunicação. Obviamente, trata-se de uma megatendência de longo prazo e, sem dúvida, está crescendo em função da pandemia de covid-19.
Para colocar isso em contexto, o primeiro item pedido online na Amazon foi um livro em 1995. Pouco mais de 25 anos depois, a indústria de e-commerce faturou mais de 4 trilhões de dólares em vendas em todo o mundo. A Amazon e outras empresas com visão de futuro têm uma forte presença online e registraram números impressionantes de crescimento, apesar da pandemia, à medida que mais e mais de nós confiamos na disponibilidade de pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana e entrega no dia seguinte.
Simplificando: não há como voltar. O comércio eletrônico revolucionou o varejo, no B2B e B2C, e agora podemos comprar quase tudo online. Não é mais uma questão de saber se há público para uma loja online, é simplesmente uma questão de construir uma plataforma de e-commerce eficaz, além de aproveitar as vantagens do dinâmico mercado digital.
No entanto, é crucial cumprir perfeitamente com as demandas e pedidos recebidos. Por mais que o front-end forneça uma ótima experiência de compra, é o back-end que impulsiona as vendas e leva a novos negócios.
Se você está pensando que isso não é relevante, visto que opera no espaço B2B, você está errado. Estatísticas recentes mostram que mudanças semelhantes também estão acontecendo no B2B. Dado que cerca de 72% de todas as compras são realizadas online, por que a impressão em grande formato seria diferente?
Uma das principais tendências no grande formato é a impressão personalizada. Embora as pessoas tenham passado cada vez mais tempo em casa, tem havido um crescimento maciço no fornecimento de papel de parede personalizado, canvas, cortinas e tecidos impressos. E plataformas eficazes de comércio eletrônico têm sido essenciais para o processamento e entrega desses pedidos em tempo hábil.
Com muitos dos pacotes web-to-print mais recentes, os clientes podem ver o status exato de seus pedidos, dando-lhes mais informações de todo o processo.
As compras online vieram para ficar e, à medida que mais clientes compram produtos impressos pela internet, é fundamental que as empresas de grande formato tenham soluções de e-commerce sólidas e confiáveis.
Este artigo é de autoria de Stewart Cobby, gerente de vendas inkjet da Ricoh UK