
Conhecer e preparar bem a superfície da parede é essencial para o êxito do trabalho
A instalação de mídias e vinis adesivos em parede não é apenas “colar” a película na superfície. Quem faz isso arbitrariamente corre sérios riscos de comprometer o trabalho. Então, quais medidas podem os aplicadores tomar para melhorar a instalação de mídias e vinis adesivos na parede?
A primeira dica é testar a adesão, e para tanto há muitas ferramentas e truques disponíveis. No entanto, há muitos outros fatores a serem levados em consideração antes de começar a instalação.
A preparação adequada da superfície é fundamental para o sucesso de qualquer aplicação. Você deve garantir que a parede esteja devidamente preparada. Também é uma boa ideia descobrir quando a superfície da parede foi pintada pela última vez, pois a maioria das tintas leva até 31 dias para curar completamente. É claro que a cura da tinta irá liberar gases neste período, e a liberação de gases pode causar estragos nas mídias aplicadas.
Depois, há a tinta em si. Que tipo de tinta foi usada para cobrir a parede? Conheça e pesquise sobre as características da tinta pintada na parede. Fique atento: há propriedades (lavável e antimancha, por exemplo) que podem indicar que o produto não permite a fixação de outros materiais sobre ele.
A realidade é que a maioria dos clientes não tem ideia de nenhum desses detalhes. Então, o que podemos fazer quando não temos certeza?
Uma opção pode ser visitar a loja de materiais de tinta para ver quais produtos eles oferecem para ajudar. Algumas lojas vendem promotores de adesão (primers) que possibilitam a instalação de mídias sobre uma determinada superfície.
Muitos desses produtos têm cura rápida de duas horas e são projetados como primers transparentes para superfícies pintadas. Eles não alteram a cor real da superfície, mas selam todas as propriedades da tinta que podem causar problemas de adesão.
Nossa sugestão é que você mantenha contato com os fornecedores de mídias e vinis para obter a orientação correta sobre promotores de adesão com os quais você deve utilizar nas instalações, e não se esqueça de levar isso em consideração ao fornecer aos clientes orçamentos para as aplicações.
Fonte: Drytac
