X
 

A seco ou úmida: conheça as técnicas

Os vinis com efeito jateado são extremamente populares em projetos de decoração e comunicação visual em vidros. Embora fáceis de serem colados, é justamente na hora da instalação que os aplicadores padecem da dúvida: “Qual método devo usar: a seco ou molhado?” O instrutor técnico da Imprimax, Wagner Oliveira, responde: “Se a mídia tiver, aproximadamente, 1m de largura, é melhor aplicar a seco, porque assim é possível ter o controle do adesivo. Se a película for maior, tiver 1,2m ou 1,5m, é recomendado fazer molhado”.

Depois de definir o método de aplicação, é preciso limpar o vidro. Para tanto, o instrutor da Imprimax recomenda, primeiro, tatear e sentir a superfície onde a mídia será colada. Nesse caso, aspereza significa sujeira, que deve ser eliminada com uma lixa especial. A etapa seguinte é passar um pano com álcool isopropílico por toda a área do vidro, tanto do lado interno quanto do externo, para eliminar qualquer vestígio de sujeira que possa atrapalhar a instalação.

Outro cuidado é com as rebarbas de silicone que veda o vidro. Elas devem ser retiradas com estilete. Depois, recomenda-se a toda a área seja revestida com um primer especial, para melhorar a aderência do vinil por toda a região.

A seco

O primeiro passo é posicionar a peça. Trave a folha com adesivos e destaque 10cm de vinil. Dobre o liner e então inicie a aplicação, sempre espatulando do centro para as lateriais, empurrando o ar para fora e evitando a criação de bolhas. Não retire o liner de uma só vez. Ele deve ser destacado aos poucos, até a conclusão da instalação.

Dica importante: o feltro que encobre a espátula não pode ter nenhuma imperfeição. Um furo, por exemplo, pode criar canaletas de ar no vinil aplicado.

Úmida

Prepare a composição: use 10 gotas de sabão para 1 litro de água. Faça o teste antes de começar, para verificar se há um equilíbrio entre sabão e água. Então, molhe toda a superfície e posicione a mídia, com o liner virado para o aplicador. Retire o liner e, ao mesmo tempo, pulverize a solução. Espalhe a água (com as mãos) sobre toda a extensão da mídia. É importante que as mãos do aplicador estejam bem limpas. Vire a película, para que a parte do adesivo fique em contato com o vidro. Comece a espatulação de cima para baixo, empurrando a água para as laterais. Um rodo especial, em vez da espátula, pode ser utilizado nesse procedimento.

Dica importante: para o acabamento, recomenda-se o uso de uma régua, o que evita que o corte fique serrilhado. Para finalizar, passe um pano seco e elimine eventuais bolhas e imperfeições.

Prós e contras

Embora os dois métodos, se executados da maneira correta, confiram efeitos excelentes aos vidros cobertos, algumas imperfeições podem surgir. No caso da aplicação a seco, são marcas de espátula que aparecem imediatamente após a aplicação. No entanto, elas somem em poucos dias. Já no método úmido, indesejadas manchas brancas podem aparecer. Elas são causadas pelo contato da água com a cola e demoram um pouco mais para serem dissipadas.

Veja na prática como proceder com os métodos “a seco” e “molhado”:

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas

 


 
 
 

Mactac renova vinil cast GV729

Como tornar a produção de impressão têxtil digital mais sustentável

Etherna Adesivos entra para o mercado de sign, comunicação visual e decoração

Drytac anuncia novo vinil adesivo Polar Grip Air

FDC apresenta novo vinil cast fluorescente

Avery anuncia novo vinil para impressão digital

Como usar inteligência artificial no design gráfico

Arlon apresenta 10 novos padrões da linha de vinis PCC

Novo removedor aerossol de cola de vinil

Como separar o greenwashing do verdadeiro compromisso sustentável

NEWSLETTER