Xaar comemora aniversário de 30 anos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2020
Empresa é reconhecida mundialmente por suas inovar a tecnologia inkjet

Empresa é reconhecida mundialmente por suas inovar a tecnologia inkjet

A fabricante Xaar completou 30 anos, e todos os membros de sua equipe ganharam champanhe para brindar a aniversariante.

Sediada em Cambridge Science Park, na Inglaterra, a Xaar foi inaugurada em 1990 por uma equipe de quatro pessoas, incluindo Mike Willis e Mark Shepherd. O objetivo inicial da companhia era desenvolver e comercializar tecnologias piezoelétricas drop-on-demand.

Em 1991, a empresa assinou seu primeiro contrato com a Brother Industries, que licenciou a tecnologia para desenvolver impressoras domésticas e aparelhos de fax. Em 1992, a Xaar ultrapassou 1 milhão de libras esterlinas em vendas, com taxas de licença, kits de avaliação e consultoria técnica.

Além do licenciamento de sua tecnologia, o desenvolvimento e a fabricação de cabeças inkjet se tornaram uma parte importante da Xaar. As duas primeiras foram a Xaar 128 e a Xaar 500, fundamentais para o crescimento da impressão digital.

Posteriormente, o lançamento da Xaar 1001 representou outro avanço na tecnologia inkjet. A arquitetura exclusiva dessa cabeça, a Hybrid Side Shooter, permitiu a recirculação de tinta atrás do nozzle e em todo o canal. Essa inovação impulsionou a transformação digital do mercado de fabricação de revestimentos cerâmicos nos anos 2000.

Em 2007, a Xaar abriu uma fábrica de ponta em Huntingdon, no Reino Unido, para produzir cabeças Xaar 1001. Mais de 60 milhões de libras esterlinas foram investidas nesse negócio.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento sempre foi essencial para a Xaar. Atualmente, 11% da receita da empresa são aplicados nesse departamento. Essa ênfase resultou em mais de dois mil pedidos de patentes feitos pela empresa durante seus 30 anos de história.

As inovações mais recentes da Xaar incluem a tecnologia High Laydown, que permite a deposição de grandes quantidades de fluidos, em altas velocidades, e a Ultra High Viscosity, que trabalha com fluidos com viscosidades mais altas (de até 100 centipoise em temperaturas operacionais de cerca de 40ºC a 50ºC). Tais desenvolvimentos expandiram o portfólio da empresa, para setores como impressão 3D e manufatura aditiva.

John Mills, CEO da Xaar, declarou: “30 anos é um marco para qualquer negócio, e todos nós estávamos extremamente ansiosos para essa ocasião e para comemorar nossas realizações”.

Fonte: Xaar



Roland lança primeira impressora desktop ecossolvente do mundo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/12/2019
SF-200 é capaz de imprimir ampla variedade de mídias

SF-200 é capaz de imprimir ampla variedade de mídias

A fabricante Roland DG lançou no mercado internacional a SF-200, primeira impressora desktop ecossolvente do mundo.

Indicado para aplicações sensíveis (brinquedos, recipientes para alimentos e instrumentos médicos), o equipamento emprega tintas altamente duráveis e seguras, que oferecem a qualidade de imagem e atendem a padrões de segurança.

O sistema pode acomodar objetos e mídias de até 538mm x 360mm e até 100mm de altura, compostas por materiais como ABS, PVC, TPU, PET, PP, PPMA, madeira, alumínio, vidro e couro.

Segundo a empresa, a impressora pode estampar um design colorido exclusivo ou um texto diretamente em um único objeto ou em vários itens ao mesmo tempo.

Por estarem em conformidade com as principais normas de segurança, as tintas ecossolventes da SF-200 são compatíveis com brinquedos infantis feitos de plástico, madeira e couro. O equipamento também é indicado para fabricantes de embalagens de alimentos e varejistas, que podem usar o sistema para oferecer lancheiras, garrafas e canecas personalizadas para seus clientes.

Para o setor médico, a SF-200 pode imprimir sob demanda em etiquetas, instrumentos de alumínio e dispositivos de plástico que ficam em contato direto com a pele humana. Produtos de saúde e higiene pessoal (escovas de dentes, termômetros, embalagens de cosméticos) também podem ser personalizados de forma rápida e fácil.

A SF-200 roda com o software VersaWorks 6 RIP da Roland, que oferece interface intuitiva e bibliotecas integradas, além uma função de correspondência de cores para garantir cores consistentes.

Fonte: Roland DG



Fespa Madri 2020 é cancelada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/07/2020
Próxima edição a feira será realizada em Amsterdã, em 2021

Próxima edição a feira será realizada em Amsterdã, em 2021

Previamente agendada para outubro de 2020, a Fespa Global Print Expo não será mais realizada neste ano, em razão da pandemia de covid-19. No entanto, a próxima edição da feira já está marcada para ocorrer entre os dias 9 e 12 de março de 2021, em Amsterdã, na Holanda.

Neil Felton, CEO da Fespa, explicou: “Em março de 2020, tomamos a decisão de adiar a feira, por causa do avanço da pandemia e suas implicações para nossos expositores e visitantes. Desde então, o desenvolvimento da covid-19 tem sido dinâmico e imprevisível. Neste momento, não temos a certeza de que poderíamos corresponder às expectativas dos expositores e visitantes, se avançarmos em outubro deste ano”.

O executivo também espera que até março de 2021, o mercado se recupere e que a comunidade da Fespa receberá a feira como uma importante plataforma para recuperação de negócios.

Amsterdã já foi sede exposições da Fespa em 2006, 2009 e 2016. Sua acessibilidade é uma grande vantagem para muitos visitantes.

A nova edição de março de 2021 da feira substituirá o evento originalmente programado para 2021, que haia sido marcado para acorrer em Munique, na Alemanha.

Fonte: Fespa



Clicky