Visitantes fazem negócios na feira FuturePrint 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/07/2019
Empresários e técnicos de várias regiões do país compareceram ao evento para adquirir tecnologias

Empresários e técnicos de várias regiões do país compareceram ao evento para adquirir tecnologias

Negócios. Embora a FuturePrint 2019, exposição de tecnologias de comunicação visual e impressão digital, ofereça diversos atrativos para os visitantes interessados em se informar e atualizar, o evento é essencialmente uma feira de negócios. No primeiro dia, 10 de julho, a exposição concentrou inúmeros compradores interessados em adquirir soluções e melhorar o oferecimento de seus produtos e serviços. Foi o caso de empresários de diversas regiões do país que estiveram no evento para negociar vinis adesivos, plotters de recortes, softwares especializados e impressoras digitais. Conheça alguns desses empresários e seus negócios concluídos na feira.

Sublimação digital

A edição de 2019 da FuturePrint foi a primeira chance de dois executivos da Sublitextil visitarem a feira. Alex Sandro Santos (sócio diretor) e Marco Barbosa (diretor industrial) saíram de Fortaleza (CE) para arrematar um negócio no estande da Mimaki. A dupla adquiriu a recém-lançada TS55-1800, impressora sublimática de grande formato capaz de produzir na resolução máxima de 1.200dpi e na velocidade máxima de 135m2/h.

Especializada em moda feminina (infantil, jovem e plus size), a Sublitextil já contava com quatro calandras e três impressoras da Mimaki. Como a demanda produtiva vem crescendo nos últimos meses, os diretores decidiram adquirir mais um equipamento sublimático e optaram pela nova TS55-1800.

Embora as negociações e os estudos tenham sido realizados antes da feira, a FuturePrint foi oportunidade para que os diretores da Sublitextil fechassem o negócio e conhecessem mais sobre a máquina: “Estaremos em São Paulo até sexta-feira, e vamos testar a impressora, para ver como ela se comporta”, relata Santos.

O executivo também se orgulha de ser o primeiro a adquirir e instalar a TS55-1800 no Nordeste, e está com as ótimas expectativas em relação à produtividade e aos ganhos que o equipamento oferecerá para a empresa, que trabalha com mais de 30 tipos de tecidos de poliéster importados e nacionais.

Instalada em um prédio de 1.500 metros quadrados, a Sublitextil estampa 80 mil metros por mês, para atender o segmento de moda feminina em toda a região metropolitana de Fortaleza.

Alex Sandro Santos (sócio diretor) e Marco Barbosa (diretor industrial), da Sublitextil, adquiriram uma impressora sublimática de grande formato

Vinis e decoração

Sócio-diretor da TecnoMold, revenda curitibana de materiais para sign e serigrafia, Ricardo Felippe visita a feira há mais de vinte anos. Em 2019, ele veio com o sócio, Gustavo Felippe, para a exposição com o intuito de se atualizar e negociar pacotes de vinis decorativos e automotivos recém-lançados pela Imprimax.

Uma das prioridades atuais da TecnoMold é atender ao segmento de decoração. O sócio-diretor da empresa notou que há mais de três anos, a demanda por vinis para adesivação de casas e escritórios tem crescido em razão do interesse do público em usar os materiais para personalizar salas, quartos e outros cômodos. Além disso, os fornecedores de vinis decorativos, como a Imprimax, aumentaram a oferta de produtos para o segmento, o que estimulou ainda mais o uso dessas soluções.

Os executivos da TecnoMold notaram também que, além de signmakers, novos consumidores, como donas de casa, procuram a loja para comprar películas adesivas para renovar, criar e decorar. E a FuturePrint é uma boa oportunidade para que esse público veja de perto as várias possibilidades de adesivação. “A feira é importante para quem é do ramo. Também é interessante para as pessoas que não conhecem a área e queiram conhecer, por exemplo, como substituir papéis de paredes por vinis adesivos, na decoração doméstica”, acrescenta o sócio-diretor.

Otimista em relação ao segundo semestre de 2019, o executivo acredita que a feira é um estímulo ao mercado, e espera aumentar as vendas de vinis decorativos no período.

Ricardo Felippe e Gustavo Felippe, sócios da TecnoMold, vão ampliar a oferta de vinis adesivos decorativos oferecidos na revenda

Plotter de recorte

Localizado em Ibaté, interior de São Paulo, o birô Mega Comunicação Visual oferece serviços de impressão e acabamento de sinalização para clientes da região de Ribeirão Preto. Especializada em personalização de frota, a empresa conta com uma impressora solvente e uma plotter de recorte de 1,2m. Como os equipamentos estão começando a ficar defasados, tanto o proprietário (Junior Leite) quanto a arquiteta (Amanda Gomes) estudam há meses novas soluções para renovar o parque gráfico.

Depois de pesquisar muito, a dupla optou por adquirir uma plotter de recorte de 1,5m e uma impressora UV de 1,6m da Bannerjet. O atendimento da fornecedora e o custo-benefício dos equipamentos foram os grandes atrativos das aquisições, que foram concluídas no primeiro dia, 10 de julho, da FuturePrint 2019.

A dupla foi até o estande da Bannerjet para pegar a plotter a fim de instalá-la no dia seguinte na empresa. Com o novo equipamento, os executivos esperam aumentar a produtividade do acabamento e melhorar o aproveitamento de mídias, além de integrá-lo à nova impressora UV, que será instalada em breve.

A dupla do Mega Comunicação Visual não só adquiriu a plotter, mas aproveitou a feira para analisar outras tecnologias, fazer cotações e conversar com as equipes de outros fornecedores. “Pegamos muitas propostas. Os vendedores nos estandes são muito atenciosos”, acrescentou o proprietário, que participa do evento há cinco anos.

Junior Leite (proprietário) e Amanda Gomes (arquiteta e designer de interiores), da Mega Comunicação Visual, compraram uma plotter de recorte para renovar o acabamento da empresa

Softwares especiais

Localizada na capital paulista, a LPGonline presta serviços de criação e impressão de peças de comunicação visual, como revestimento de parede, cartazes, displays e adesivos. O foco da empresa é atender decoradores e agências de propaganda mais críticos e que exigem trabalhos de imagens e acabamentos de maior qualidade.

Para rodar duas impressoras (uma látex e uma ecossolvente) e uma plotter de recorte, a LPGonline utiliza os softwares da SAi, desenvolvedora especializada em aplicativos de sinalização. A fornecedora esteve presente na FuturePrint 2019, com um estande dedicado a apresentar seus aplicativos, sobretudo o recém-lançado Flexi 19.

Gilberto Bonetti, designer da LPGonline, acompanhou as palestras técnicas da SAi e tirou dúvidas com o diretor Marcelo Chagas, especialista nos produtos oferecidos pela fornecedora. Além da versão 19 do Flexi, Bonetti ficou sabendo de um novo plug-in, o Box&Display, que ajuda na criação de embalagens e caixas personalizadas – produtos que a LPGonline pode vir a oferecer (o que expandiria o leque de opções da empresa).

Bonetti, que visita a feira desde as primeiras edições, é veemente ao dizer que o evento é muito importante para o mercado e para qualquer profissional que queira se manter atualizado. “Quem tem negócio precisa vir para conhecer as novidades”, enfatiza o designer, cuja empresa atua há 34 anos na área de comunicação visual.

Gilberto Bonetti (designer da LPGonline) e Marcelo Chagas (diretor da SAi): software pode ampliar leque de opções oferecidas pelo birô

 



Gênesis Tintas publica perfil técnico de impressora para sublimação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/11/2012

Conheça detalhes da Xerox 7142TEX, impressora para sublimação digital

Opção interessante para quem está pensando em ter uma impressora de sublimação, a Xerox 7142TEX ganhou um detalhado perfil técnico. Nele, há informações sobre a tecnologia de impressão e sistemas de alimentação (substratos e tintas), bem como indicações e procedimentos de instalação e assistência técnica.

A máquina, vendida pela Gênesis Tintas desde julho de 2012, é voltada tanto para iniciantes (em busca de empreender novos negócios) quanto para grandes serigrafias (que precisam complementar seus trabalhos).  A impressora vem equipada com cabeça Epson Micro PiezoTM do modelo DX5, que contém oito módulos (fileiras de nozzles), para o disparo das quatro tintas de processo (CMYK). Dentre as opções de resolução de imagem, estão: 360x360dpi, 360x720dpi e 540x720dpi.

Para rodar a impressora, a Gênesis recomenda o uso do software RIP Wasatch 7.0. Ele vem com ferramentas básicas para o trabalho de impressão digital de grande formato, além de possibilitar a calibração e a criação de perfis

Impressora vem equipada com cabeça Epson Micropiezo

Para que a impressora funcione como esperado, a fornecedora do equipamento envia ao comprador uma documentação, a qual contém todas as condições e procedimentos de instalação e funcionamento. Controle de temperatura, por exemplo, é um dos requisitos básicos listados na cartilha.

A instalação da máquina é fácil e pode ser feita pelo comprador. No entanto, a Gênesis oferece treinamentos a fim de garantir que o usuário tire o melhor proveito da impressora. A orientação é realizada em apenas um dia, e pode ocorrer tanto na empresa compradora do quanto na sede da fornecedora.

Fonte: Gênesis. Texto: InfoSign



Ricoh lança duas impressoras digitais de camisetas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/05/2017
Ri 3000 e Ri 6000 estampam imagens coloridas em camisetas e peças de vestuário

Ri 3000 e Ri 6000 estampam imagens coloridas em camisetas e peças de vestuário

A Ricoh, fabricante de impressoras, entrou para o mercado de estamparia têxtil digital ao anunciar o lançamento dos equipamentos DTG (Direct To Garment) Ri 3000 e Ri 6000, que foram produzidas com base na tecnologia desenvolvida pela Anajet, empresa adquirida pela Ricoh em 2016.

Indicadas para estampar diretamente em camisetas chapéus, meias e vestuário, as máquinas são fabricadas de acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14001 e empregam cabeças de impressão piezoelétricas Ricoh MH2420. Segundo a empresa, oferecem uma experiência de impressão intuitiva por meio de painel touch colorido. Mais veloz, a Ricoh Ri 6000 é capaz de estampar uma imagem colorida de 25cm × 30cm em menos de 27 segundos.

Karl Tipre, CEO da AnaJet, declarou: “Em janeiro de 2016, a AnaJet tornou-se uma empresa da Ricoh, e imediatamente começamos a trabalhar para unir o melhor da AnaJet à engenharia e excelência de desempenho da Ricoh. A culminação de nossos esforços são as impressoras Ri 3000 e Ri 6000, que representam um novo padrão para a indústria”.

Fonte: Ricoh