Visitantes fazem negócios na feira FuturePrint 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/07/2019
Empresários e técnicos de várias regiões do país compareceram ao evento para adquirir tecnologias

Empresários e técnicos de várias regiões do país compareceram ao evento para adquirir tecnologias

Negócios. Embora a FuturePrint 2019, exposição de tecnologias de comunicação visual e impressão digital, ofereça diversos atrativos para os visitantes interessados em se informar e atualizar, o evento é essencialmente uma feira de negócios. No primeiro dia, 10 de julho, a exposição concentrou inúmeros compradores interessados em adquirir soluções e melhorar o oferecimento de seus produtos e serviços. Foi o caso de empresários de diversas regiões do país que estiveram no evento para negociar vinis adesivos, plotters de recortes, softwares especializados e impressoras digitais. Conheça alguns desses empresários e seus negócios concluídos na feira.

Sublimação digital

A edição de 2019 da FuturePrint foi a primeira chance de dois executivos da Sublitextil visitarem a feira. Alex Sandro Santos (sócio diretor) e Marco Barbosa (diretor industrial) saíram de Fortaleza (CE) para arrematar um negócio no estande da Mimaki. A dupla adquiriu a recém-lançada TS55-1800, impressora sublimática de grande formato capaz de produzir na resolução máxima de 1.200dpi e na velocidade máxima de 135m2/h.

Especializada em moda feminina (infantil, jovem e plus size), a Sublitextil já contava com quatro calandras e três impressoras da Mimaki. Como a demanda produtiva vem crescendo nos últimos meses, os diretores decidiram adquirir mais um equipamento sublimático e optaram pela nova TS55-1800.

Embora as negociações e os estudos tenham sido realizados antes da feira, a FuturePrint foi oportunidade para que os diretores da Sublitextil fechassem o negócio e conhecessem mais sobre a máquina: “Estaremos em São Paulo até sexta-feira, e vamos testar a impressora, para ver como ela se comporta”, relata Santos.

O executivo também se orgulha de ser o primeiro a adquirir e instalar a TS55-1800 no Nordeste, e está com as ótimas expectativas em relação à produtividade e aos ganhos que o equipamento oferecerá para a empresa, que trabalha com mais de 30 tipos de tecidos de poliéster importados e nacionais.

Instalada em um prédio de 1.500 metros quadrados, a Sublitextil estampa 80 mil metros por mês, para atender o segmento de moda feminina em toda a região metropolitana de Fortaleza.

Alex Sandro Santos (sócio diretor) e Marco Barbosa (diretor industrial), da Sublitextil, adquiriram uma impressora sublimática de grande formato

Vinis e decoração

Sócio-diretor da TecnoMold, revenda curitibana de materiais para sign e serigrafia, Ricardo Felippe visita a feira há mais de vinte anos. Em 2019, ele veio com o sócio, Gustavo Felippe, para a exposição com o intuito de se atualizar e negociar pacotes de vinis decorativos e automotivos recém-lançados pela Imprimax.

Uma das prioridades atuais da TecnoMold é atender ao segmento de decoração. O sócio-diretor da empresa notou que há mais de três anos, a demanda por vinis para adesivação de casas e escritórios tem crescido em razão do interesse do público em usar os materiais para personalizar salas, quartos e outros cômodos. Além disso, os fornecedores de vinis decorativos, como a Imprimax, aumentaram a oferta de produtos para o segmento, o que estimulou ainda mais o uso dessas soluções.

Os executivos da TecnoMold notaram também que, além de signmakers, novos consumidores, como donas de casa, procuram a loja para comprar películas adesivas para renovar, criar e decorar. E a FuturePrint é uma boa oportunidade para que esse público veja de perto as várias possibilidades de adesivação. “A feira é importante para quem é do ramo. Também é interessante para as pessoas que não conhecem a área e queiram conhecer, por exemplo, como substituir papéis de paredes por vinis adesivos, na decoração doméstica”, acrescenta o sócio-diretor.

Otimista em relação ao segundo semestre de 2019, o executivo acredita que a feira é um estímulo ao mercado, e espera aumentar as vendas de vinis decorativos no período.

Ricardo Felippe e Gustavo Felippe, sócios da TecnoMold, vão ampliar a oferta de vinis adesivos decorativos oferecidos na revenda

Plotter de recorte

Localizado em Ibaté, interior de São Paulo, o birô Mega Comunicação Visual oferece serviços de impressão e acabamento de sinalização para clientes da região de Ribeirão Preto. Especializada em personalização de frota, a empresa conta com uma impressora solvente e uma plotter de recorte de 1,2m. Como os equipamentos estão começando a ficar defasados, tanto o proprietário (Junior Leite) quanto a arquiteta (Amanda Gomes) estudam há meses novas soluções para renovar o parque gráfico.

Depois de pesquisar muito, a dupla optou por adquirir uma plotter de recorte de 1,5m e uma impressora UV de 1,6m da Bannerjet. O atendimento da fornecedora e o custo-benefício dos equipamentos foram os grandes atrativos das aquisições, que foram concluídas no primeiro dia, 10 de julho, da FuturePrint 2019.

A dupla foi até o estande da Bannerjet para pegar a plotter a fim de instalá-la no dia seguinte na empresa. Com o novo equipamento, os executivos esperam aumentar a produtividade do acabamento e melhorar o aproveitamento de mídias, além de integrá-lo à nova impressora UV, que será instalada em breve.

A dupla do Mega Comunicação Visual não só adquiriu a plotter, mas aproveitou a feira para analisar outras tecnologias, fazer cotações e conversar com as equipes de outros fornecedores. “Pegamos muitas propostas. Os vendedores nos estandes são muito atenciosos”, acrescentou o proprietário, que participa do evento há cinco anos.

Junior Leite (proprietário) e Amanda Gomes (arquiteta e designer de interiores), da Mega Comunicação Visual, compraram uma plotter de recorte para renovar o acabamento da empresa

Softwares especiais

Localizada na capital paulista, a LPGonline presta serviços de criação e impressão de peças de comunicação visual, como revestimento de parede, cartazes, displays e adesivos. O foco da empresa é atender decoradores e agências de propaganda mais críticos e que exigem trabalhos de imagens e acabamentos de maior qualidade.

Para rodar duas impressoras (uma látex e uma ecossolvente) e uma plotter de recorte, a LPGonline utiliza os softwares da SAi, desenvolvedora especializada em aplicativos de sinalização. A fornecedora esteve presente na FuturePrint 2019, com um estande dedicado a apresentar seus aplicativos, sobretudo o recém-lançado Flexi 19.

Gilberto Bonetti, designer da LPGonline, acompanhou as palestras técnicas da SAi e tirou dúvidas com o diretor Marcelo Chagas, especialista nos produtos oferecidos pela fornecedora. Além da versão 19 do Flexi, Bonetti ficou sabendo de um novo plug-in, o Box&Display, que ajuda na criação de embalagens e caixas personalizadas – produtos que a LPGonline pode vir a oferecer (o que expandiria o leque de opções da empresa).

Bonetti, que visita a feira desde as primeiras edições, é veemente ao dizer que o evento é muito importante para o mercado e para qualquer profissional que queira se manter atualizado. “Quem tem negócio precisa vir para conhecer as novidades”, enfatiza o designer, cuja empresa atua há 34 anos na área de comunicação visual.

Gilberto Bonetti (designer da LPGonline) e Marcelo Chagas (diretor da SAi): software pode ampliar leque de opções oferecidas pelo birô

 



InfoSign fecha parceria com a Fespa Brasil 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/12/2012

O InfoSign acaba de fechar uma parceria com a Fespa Brasil 2013, uma das mais renomadas feiras internacionais de impressão digital e comunicação visual. A ideia é promover a troca de informações e gerar um conteúdo exclusivo para os públicos do site e do evento.

Com a direção da APS, promotora de feiras como a ExpoPrint, a Fespa chega ao Brasil pela primeira vez em 2013 — e com grandes novidades. Dentre elas, estão:

Além dos diferenciais apresentados, a Fespa Brasil 2013 vai reunir muitos fornecedores de tecnologia e apresentar uma ampla gama de lançamentos; especialmente voltados para as áreas de serigrafia, estamparia, sinalização digital e impressão em grande formato.

Para os interessados em visitar a feira, recomenda-se fazer o cadastro online. Os inscritos recebem em casa um livreto técnico sobre cabeças de impressão, elaborado pela fabricante Xaar, parceira internacional da Fespa.

A edição brasileira da Fespa ocorre entre os dias 13 e 16 de março de 2013, paralelamente à ExpoPrint Digital. Até lá, o InfoSign divulgará informações sobre a feira — e também promete fazer uma cobertura técnica e completa do evento.

infosign e fespa: parceria

Fespa Brasil e InfoSign firmam parceria que visa gerar informações para o mercado de comunicação visual e impressão digital



Artigo: Pensando fora da caixa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/07/2019
Você já parou para pensar em alternativas que agreguem valor aos seus impressos?

Você já parou para pensar em alternativas que agreguem valor aos seus impressos?

Se você trabalha em um birô de sinalização e grande formato, pode pensar em algumas coisas para aumentar a lucratividade da empresa. Você pode arregaçar as mangas, promover agressivamente seus serviços e conquistar participação de mercado de seus concorrentes. Você também pode misturar as coisas e oferecer algo diferente, e cobrar um prêmio nesse processo.

A meta de qualquer birô de sinalização é obviamente garantir que seus clientes captem a atenção dos usuários finais (consumidores). Isso significa agarrar o olhar deles por alguns segundos vitais e atraí-los. Se você tiver o equipamento certo, obter isso pode ser mais fácil, rápido e barato.

Tomemos, por exemplo, um revestimento UV transparente de acabamento brilhante aplicado a um display de PDV. Além de oferecer uma aparência de alto nível para a peça, a película torna o PDV mais atraente quando a luz o atinge. E a probabilidade de os clientes perceberem isso aumenta muito.

Outro exemplo é a adição de texturas. É uma oportunidade para produtos decorativos e objetos promocionais. Em vez de simplesmente imprimir algo, com o software certo, você pode produzir uma textura para dar uma sensação tátil real ao impresso.

Melhor ainda, ao elaborar um orçamento para aprovação do trabalho, é possível adicionar uma seleção como “adicionar UV local” ou “adicionar textura”. Faça isso e tenha algumas amostras impressas. Assim, você estará mais apto a conseguir aumentar o valor (e o preço) do trabalho.

Tornar esse processo livre de falhas é uma sofisticação existente de alguns softwares de sinalização. Alguns pacotes de aplicativos permitem que você gerencie tudo, do design à adição de verniz e texturas UV. Isso elimina a necessidade de lidar com pacotes diferentes, o que pode causar perda de tempo e dores de cabeça.

Enfim, há muitas oportunidades para aqueles que pensam um pouco diferente em nosso setor e conseguem demonstrar valor agregado aos seus clientes.

Este artigo foi escrito por Bobby Fosson, gerente de vendas nos EUA da SAi, desenvolvedora de softwares de sinalização e grandes formatos. O executivo pode ser contatado pelo e-mail bobbyf@thinksai.com