Tintas UV da Fujifilm recebem selo UL Greenguard

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/08/2017
Certificado foi atribuído a 14 modelos de tintas UV

Certificado foi atribuído a 14 modelos de tintas UV

A fabricante Fujifilm anunciou que 14 modelos de tintas da linha Uvijet (KA, KI, KN, KO, KV, LF, LL, OB, OL, OW, OZ, US, WH e WI) receberam a certificação UL Greenguard. De baixo odor, os insumos são indicados para uso em impressoras inkjet de grande formato.

Os critérios para a obtenção do selo estão entre os mais rigorosos padrões industriais do mundo. Os materiais certificados UL Greenguard são cientificamente comprovados para atender às normas de emissões químicas, o que ajuda a criar ambientes internos mais saudáveis.

Mike Battersby, gerente de marketing da Fujifilm Global Graphic Systems, declarou: “Existe uma crescente demanda por produtos mais saudáveis usados em indústrias. Por isso, os regulamentos estão mudando. Temos grande orgulho em ver 14 tintas Uvijet reconhecidas pela UL por suas baixas emissões. Além disso, nossa fábrica do Reino Unido gera sua própria energia elétrica por meio de 800 painéis solares, que também alimentam nossos equipamentos de alta eficiência. Executar nossos negócios dessa maneira nos permite conservar e reutilizar energia térmica, ajudando a reduzir nossa pegada de carbono, e oferecer esses benefícios aos nossos clientes”.

Fonte: Fujifilm



Características dos principais tipos de papéis transfer

Por João Leodonio em 05/12/2017
Saiba quais são os papéis transfer disponíveis atualmente

Saiba quais são os papéis transfer disponíveis atualmente

Os papéis transfer são conhecidos principalmente por serem boas alternativas para aplicação de imagens em tecidos de algodão e poliéster. Alguns deles apresentam um fundo branco, que permite imprimir peças coloridas sem prejudicar as estampas originais. Trata-se de sobreposição, ou seja, da adesão ao tecido por termocolagem.

Por questões de preço e disponibilidade, os papéis transfer mais utilizados são o OBM e o Dark, também encontrado no mercado com outros nomes. Além deles, listamos abaixo as caraterísticas do Ink Pro e do INNEO.

Para todos os casos, recomenda-se que as peças que receberam as aplicações fiquem em descanso por, pelo menos, 24 horas, antes de serem lavadas. Além disso, é importante que elas não sejam lavadas em tanques e não sejam torcidas à mão. Se utilizar água quente, a temperatura máxima deve ser de 40°C. A água não pode ter alvejante, e deve-se passar pelo avesso. Esses procedimentos são muito importantes para manter a integridade do transfer por mais tempo.

Papel Transfer OBM

Característica: o lado da impressão possui revestimento de poliéster (para sublimação). O outro lado é emborrachado termocolante (fundo branco).

Aplicações: em tecidos claros ou escuros de algodão ou poliéster. É indicado para estampas que não precisam de recorte, pois a plotter não suporta esse material, que é bem difícil de ser cortado à mão. Após aplicado, ele oferece um toque menos discreto, porém, confere relevo à peça.

Camiseta preta com aplicação em OBM

Papel Transfer INNEO

Característica: papel transfer importado.

Aplicações: em tecido branco de algodão. Esse papel é indicado para impressora laser colorida de alta velocidade, sem óleo e com temperatura interna de até 200°C.

Papel Transfer Ink Pro

Característica: papel transfer impresso por equipamentos a jato de tinta.

Aplicações: em algodão. Esse material exige que as tintas utilizadas na impressão devem ser originais, de preferência. Isso porque as tintas paralelas não oferecem um resultado de boa qualidade.

Papel Transfer Dark

Característica: o lado da impressão é de papel sulfite resistente a temperatura (impressão a laser). O outro lado é emborrachado termocolante (fundo branco).

Aplicações: em tecidos claros ou escuros de algodão ou poliéster. Esse papel não confere 100% de qualidade da definição, mesmo que sejam usados arquivos em alta resolução. Porém, ele oferece um toque mais discreto.

Camiseta preta com Dark Film com fundo branco

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



Summa lança software GoSign para mesas de corte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2020
Aplicativo pode melhorar os fluxos de trabalho com cortadores Summa

Aplicativo pode melhorar os fluxos de trabalho com cortadores Summa

A fabricante Summa anunciou o GoSign, novo software específico para gerenciamento de fluxos de trabalho com mesas de corte da marca. Compatível com Windows, a solução atua como uma ponte entre os aplicativos de design e o acabamento. Entre as funções do GoSign estão:

- Configuração personalizada de conjuntos de ações;

- Plug-ins de corte integrados ao Adobe Illustrator e CorelDRAW;

- Gerenciador de materiais pré-ajustados para o corte;

- Registro de trabalho para avaliação de dados;

- Importação flexível de arquivos de corte.

A Summa também está disponibilizando a versão “Pro Pack” do GoSign, com funcionalidades específicas, a pequeno custo adicional. O pacote especial oferece:

- Fluxo de trabalho duplo, para aumentar a velocidade de produção, combinando diferentes modelos de cortadores Summa em um único fluxo de trabalho;

- Uso de código de barras, para garantir que os arquivos ainda possam ser modificados;

- Manipulação de trabalho “Hot Folder”, para o envio automático de arquivos DFX e PLT e arquivos de programas de código aberto.

O GoSign pode ser baixado do site da Summa. Os usuários podem testar por 30 dias uma versão de avaliação do aplicativo.

Fonte: Summa



Clicky