Tilia Labs lança versão 8.0 do tilia Phoenix

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2022
Software de planejamento e imposição é orientado por IA

Software de planejamento e imposição é orientado por IA

A desenvolvedora Tilia Labs anunciou a nova versão do tilia Phoenix, software de planejamento indicado para todos os segmentos de impressão, incluindo grandes formatos.

Scott More, diretor de tecnologia da Tilia Labs, declarou: “Com a versão 8, estamos levando isso a um nível totalmente novo. Alimentado por um mecanismo de IA ainda mais sofisticado e mais rápido, o tilia Phoenix melhora a automação, otimiza as operações de pré-impressão, estima trabalhos com mais precisão, avalia as melhores opções de produção e reduz o desperdício de material”.

A nova interface do usuário oferece funcionalidades de arrastar e soltar e gera relatórios personalizados. O aplicativo também vem com um novo mecanismo de renderização de PDF e um recurso de relatório CSV personalizado, para que os usuários importem e enviem dados facilmente para os sistemas de negócios.

A versão 8.0 do tilia Phoenix tem suporte ao idioma português.

Fonte: Tilia Labs



Alltak lança Sistema Antibolhas Airflow 3.0

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/05/2021
Películas com Airflow 3.0 dispensam o uso de água na instalação

Películas com Airflow 3.0 dispensam o uso de água na instalação

A fabricante Alltak anunciou a geração 3.0 do AirFlow, sistema antibolhas utilizado nos vinis das linhas automotiva e decorativa produzidos pela marca.

Desde 2011, quando o Airflow foi lançado, a Alltak enfrentou desafios para implantar o sistema em materiais com superfície lisa, pois os canais internos nesses materiais apareciam no frontal, deixando marcas visíveis. Depois de muitas pesquisas, a fabricante chegou a uma nova fórmula, a Airflow 3.0, que além de mais eficiente também evita o surgimento de marcas em materiais brilhantes e acetinados.

A Alltak destaca as seguintes características do Airflow 3.0:

• Facilita o reposicionamento do material, deixando a instalação mais fácil e o instalador, mais confiante;
• Evita as bolhas de ar com eficiência;
• Dispensa o uso de água na instalação;
• Melhora o acabamento e diminui o tempo da instalação;
• Melhor custo benefício e o valor não será alterado;
• Suaviza as marcas no frontal do adesivo.

Marcelo Souss, diretor da Alltak, declaro: “Sempre foi um sonho realizarmos a façanha de implantar o sistema Airflow nesses materiais, nem mesmo os produtos importados conseguiram ter o mesmo desempenho, e isso é um trabalho de muito suor, feito para que o mercado cresça e se desenvolva com o máximo de profissionalismo. E o melhor: sem custo extra para o consumidor”.

As revendas da Alltak no Brasil já estão recebendo os vinis com a nova configuração, e em breve o mercado estará abastecido com essa novidade.

Fonte: Alltak



Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo

Por Eduardo Yamashita em 18/11/2013

A primeira dica é fazer um levantamento de todos os substratos (mídias) usados na empresa. Se você trabalha com adesivação e envelopamento, vai encontrar vinis autoadesivos em rolos, folhas recortadas e imagens impressas. A seguir, veja a melhor forma de armazená-los.

Ambiente

Para armazenar os substratos, é necessário ter um ambiente seco e limpo (livre de sujeira e água). Isso porque as partículas sólidas podem contaminar a superfície dos filmes de PVC (dos vinis).

A contaminação afeta o desempenho da mídia. Já a umidade pode ser absorvida pelo liner (de papel), o que diminui a estabilidade do vinil durante a impressão ou o recorte.

Temperatura do ambiente

A temperatura do ambiente deve ser controlada. O ideal é trabalhar entre 20ºC e 30ºC. Lembre-se: a performance do adesivo do vinil pode ser alterada em ambiente com temperatura elevada. Além disso, o tempo de vida do material fica reduzido.

Outro componente que pode ser afetado é o PVC. Existe a possibilidade de o plastificante migrar para a superfície do filme, contaminando-o e provocando problemas na impressão digital; se migrar para a camada de adesivo, diminui a vida útil do vinil autoadesivo.

Umidade do ar

A umidade do ar deve ser controlada pelos mesmos motivos descritos no item anterior. Recomenda-se que ela fique em torno de 50% – e nunca mais de 75%.

Equipamentos

Equipamentos de controle de umidade são caros. Por isso, é comum ver empresas utilizando apenas condicionadores de ar, que são removedores de umidade. Então, se você os utiliza para diminuir a temperatura, saiba que eles também removem a umidade do ar do ambiente.

Se possível, invista em equipamentos de controle de umidade de ar

Se possível, invista em equipamentos que controlam a umidade de ar

Armazenamento

Importante: os rolos de vinil devem ficar suspensos, pois dessa forma o peso da mídia não se concentra numa região da bobina, assim não se formam marcas cíclicas na impressão e no filme de PVC. Há materiais cuja embalagem tem um suporte que evita o contato da mídia com qualquer superfície.

A dica é não descartar o suporte que vem na embalagem. Ele é fundamental para manter o material em suspensão (a imagem abaixo ajuda a entender isso) e diminui o espaço ocupado pelos rolos de vinil autoadesivo.

Armazenamento de rolos suspensos

Armazenamento de rolos suspensos

Evite armazenar os rolos em pé, pois as bordas das bobinas podem ser contaminadas e também absorver umidade indesejada. Nunca os deixe na posição horizontal nem apoiados a uma superfície (mesa, piso, prateleira etc).

Proteja os rolos com um saco plástico para não acumular poeira. Use os plásticos que vêm nas próprias embalagens dos rolos.

No caso das folhas cortadas, armazene-as em montes embalados com filmes plásticos, para não sofrerem contaminações de poeira e para manter a umidade do liner do vinil.

Evite armazenar os rolos em pé ou deitados e apoiados

Evite armazenar os rolos em pé ou deitados e apoiados

As imagens impressas devem ser enroladas e armazenadas. Nunca use diâmetros menores que o do tubete original. E jamais enrole a mídia de maneira que a imagem fique "voltada" para dentro. Isso prejudica a performance do material. Para proteger a última volta do rolo, enrole um plástico ou papel. E não empilhe as imagens umas sobre as outras, pois as debaixo podem ser prejudicadas pelo peso das que ficam em cima.

Para finalizar, é importante destacar a importância da vida útil dos materiais. Obedeça sempre as instruções do fabricante e respeite os prazos de validade. Caso contrário, você poderá enfrentar problemas de baixa aderência do vinil à superfície.

 

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.



Clicky