Sinalização digital externa e as cidades inteligentes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
Tecnologia pode ser usada para melhorar os centros urbanos

Tecnologia pode ser usada para melhorar os centros urbanos

Não há dúvida de que a sinalização digital externa está mudando a cara de muitas cidades. Não se trata apenas de empresas tentando aumentar suas receitas por meio da tecnologia; ela faz parte das mudanças pelas quais estão passando as “cidades inteligentes”.

Em 2018, 55% da população mundial estava vivendo em áreas urbanas. O número deve aumentar para 68% até 2050. São mais 2,5 bilhões de pessoas procurando por lares, serviços e empregos em centros urbanos já lotados.

As “cidades inteligentes” adotam tecnologias para melhorar serviços, e a sinalização digital externa parece ser parte fundamental desse processo, pois está em linha com as tendências físicas, tecnológicas e ambientais da atualidade. Há instalações que melhoram a vida em áreas urbanas, ao oferecer bons serviços, manter as pessoas seguras e melhorar a qualidade de vida.

Serviços melhores

A sinalização digital de autoatendimento é cada vez mais comum. Elas são quiosques interativos, máquinas de bilhetes, telas tácteis usadas em varejo e exibições automáticas em compras de drive-thru.

O reconhecimento facial pode ser o próximo passo para a sinalização digital de autoatendimento. O KFC na China está empregando exibições que sugerem refeições com base no sexo e na idade do cliente. Também na China, alguns displays externos de reconhecimento facial são usados pela polícia para monitoramento e identificação.

Segurança

Nos EUA, a sinalização digital também tem sido usada para fins não comerciais. Com as instalações existentes, as autoridades conseguem fornecer alertas meteorológicos em vários estados, a fim de avisar a população sobre furacões e possíveis desastres naturais. É um indicativo de que, em breve, veremos a sinalização digital sendo usada em tempos de crise nas cidades de todo o mundo.

Qualidade de vida

A sinalização digital pode tornar os centros urbanos lugares mais agradáveis. A cidade de Bentonville, no Arkansas (EUA), recentemente trocou alguns de seus outdoors estáticos por digitais, que permitem que vários anunciantes compartilhem o mesmo espaço, em um loop contínuo de conteúdo. Por isso, a cidade conseguiu reduzir o número total de outdoors e melhorar a aparência da região.

As tendências relacionadas às características físicas, tecnológicas e ambientais da sinalização digital externa permitem que empresas e governos ofereçam serviços melhores para um número maior de pessoas. Essas tendências e seus benefícios garantem o crescimento contínuo da sinalização digital externa nos centros urbanos. Com essa integração, todos saem ganhando.

Fonte: DigitalSignageToday



Tipos de tintas inkjet para impressão de grande formato

Por Ray Weiss em 16/06/2015

Comprar tintas digitais não é tarefa simples. Além de avaliar custos, que é uma grande preocupação, é preciso levar em consideração características técnicas como durabilidade, adesão, cobertura e cores.

Antes de comprar tintas e impressoras ou começar no mercado de grande formato, estude cuidadosamente o que é necessário para escolher o tipo de tinta adequado para a sua empresa.

Há diversos tipos de tintas digitais atualmente no mercado: solvente, ecossolvente, látex, UV, UV-solvente, à base d’água, sublimática e tintas para impressão direta em tecidos. Elas têm componentes comuns, o colorante (pigmento ou corante) e o líquido de transporte.

O objetivo desse artigo é tratar das diferentes qualidades e aplicações de cada tinta e mostrar prós e contras, para que você possa tomar a melhor decisão para os seus negócios.

Artigo técnico trata das principais opções de tintas disponíveis hoje no mercado de impressão digital de grande formato

Artigo técnico trata das principais opções de tintas disponíveis hoje no mercado de impressão digital de grande formato

Solvente

Tinta solvente refere-se à solução à base de óleo que contém pigmento e resina. Ela tem a vantagem de resistir a desbotamento, água e abrasão e pode imprimir em diferentes lonas e vinis sem revestimento, permitindo que o pigmento una-se à superfície da mídia.

Depois da impressão, o solvente é evaporado ou eliminado por meio de aquecedores ligados à impressora, deixando apenas o pigmento na superfície do substrato.

Essa tinta é resistente a desbotamento por cinco a sete anos e é excelente para aplicações de longa duração. Como os VOCs (componentes voláteis orgânicos) estão presentes, a ventilação é uma obrigação no processo que utiliza a tinta solvente, mas não é preciso gerar muito calor para que o veículo evapore.

Por ser uma solução à base de óleo, a tinta é bem corrosiva, por isso, a cabeça de impressão entope facilmente. Limpezas regulares são imprescindíveis para manter o equipamento rodando adequadamente. Quem deixar a impressora solvente alguns dias sem manutenção certamente terá problemas com as cabeças.

Ecossolvente

A solução líquida da tinta ecossolvente é composta por extratos de éter gerados de óleo mineral refinado. Não se deixe enganar ao pensar que essa é uma tinta ecologicamente correta só por causa de seu nome. “Solvente baixo” ou “solvente leve” são, talvez, nomes melhores.

A tinta ecossolvente pode imprimir em muitos substratos sem revestimento e demora mais para secar do que a tinta convencional, o que faz com que a manutenção da impressora ecossolvente seja mais simples. Geralmente, uma limpeza por semana é suficiente.

Normalmente, em dois ou três anos a tinta ecossolvente começa a desbotar, e ela é à prova d'água e resistente a abrasão

Normalmente, em dois ou três anos a tinta ecossolvente começa a desbotar, e ela é à prova d’água e resistente a abrasão

Assim como as impressoras solvente, as máquinas ecossolvente empregam calor para a evaporação. Mesmo após a exposição aos aquecedores e ventiladores, a secagem das tintas solvente e ecossolvente podem se prolongar por 24 horas. Portanto, é necessário um tempo de espera antes de o impresso ir para o acabamento, sobretudo para a laminação.

Álcool e limpadores de vidro podem remover essa tinta, portanto, a durabilidade da ecossolvente não é tão boa quanto a solvente.

No mercado, diferentes fabricantes oferecem uma miríade de soluções. Embora pareça assustador, é importante considerar as escolhas, porque uma vez que você prepare a impressora com as tintas selecionadas, é uma tarefa dispendiosa trocá-las.

Todos os fabricantes oferecem o padrão CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto), mas é possível obter opções como laranja, verde, violeta, light cyan (Lc), light magenta (Lm), light black (Lk), branco e até prata e metálico.

É importante notar que as tintas light ampliam a cobertura do CMK (cyan, magenta e preta), mas não estendem substancialmente a gama de cores da impressora. Ela aumenta quando tintas laranja, verde ou violeta estão disponíveis.

Tintas especiais, como as metálicas, podem ser empregadas para produzir impressos difrenciados

Tintas especiais, como as metálicas, podem ser empregadas para produzir impressos difrenciados

O branco é usado principalmente para imprimir vinis e filmes transparentes. Com o branco, os impressos não perdem visibilidade se uma fonte de luz estiver instalada atrás deles.

Ao usar tintas brancas, é recomendado agitar o cartucho frequentemente, para prevenir que os pigmentos maiores não decantem. Há várias impressoras que empregam mecanismos que agitam automaticamente a tinta branca.

A tinta metálica é uma adição interessante para quem oferece projetos especiais e que exigem um diferencial, mas ela geralmente diminui a velocidade da impressora e exige laminação para proteger o insumo, que apresenta grandes partículas de pigmento.

Tintas solvente e ecossolvente podem prejudicar a integridade do vinil e até mesmo desbastar e contrair a mídia. Por isso, muitas empresas usam substratos à base de poliéster, para prevenir que a instalação não descole prematuramente da superfície onde foi adesivada. É sempre melhor realizar testes para verificar como – e se – as tintas afetarão as mídias.

As tintas ecossolvente são indicadas para impressão de peças de PDV, banners, vinis, papéis de parede, películas perfuradas para janelas, papéis tratados e alguns tecidos com revestimento para receber impressão inkjet.

Látex

Tintas látex são pigmentadas e à base d’água e empregam polímero disperso. Não há VOCs em tintas látex, portanto nenhuma ventilação é necessária. O impresso já sai completamente curado e pode ser laminado imediatamente.

Um fabricante de impressoras utiliza sistema de aquecedores radiantes e fluxo de ar incorporados nas máquinas para evaporar o líquido da tinta, que causa o aglutinamento das partículas de polímero de látex, formando uma camada de polímero que adere à mídia impressa e encapsula o pigmento. Esse fabricante também utiliza cabeças de impressão substituíveis. Então, é importante levá-las em consideração nos custos de produção.

Há outra fabricante que usa placas cerâmicas irradiadas como fonte de calor. As tintas látex não são corrosivas como as tintas solvente, portanto, os requisitos de manutenção diferem.

Tintas látex são pigmentadas e à base d’água e empregam polímero disperso

Tintas látex são pigmentadas e à base d’água e empregam polímero disperso

Tintas látex esticam bem, e não há necessidade de esperar a desgaseificação antes da laminação. Isso significa que elas oferecem maior velocidade de produção e, por essa razão, tornaram-se populares entre as empresas de envelopamento.

Tintas látex são recomendadas para PDV, banner, vinil, papéis e filmes. Mas antes de imprimir, realize testes e verifique o efeito do calor sobre o substrato, pois alguns podem ser afetados pela alta temperatura. As tintas látex podem imprimir em muitos tecidos, inclusive não tratados.

UV

O tipo mais comum de tinta digital UV é composto basicamente por fotoiniciadores e resinas de oligômeros e monômeros de acrilato. Quando essa composição é exposta à radiação ultravioleta, radicais livres são liberados, o que provoca a polimerização do composto e, consequentemente, o endurecimento da tinta. O pigmento é, então, encapsulado dentro da película.

As tintas UV não evaporam como as solvente. Elas “curam” quando o sistema de luz passa sobre a película impressa. Por apresentar baixa viscosidade e não penetrar no substrato, aplica-se uma camada menor de tinta UV, em comparação aos sistemas solvente e látex.

Tintas UV aderem bem à maioria das superfícies, e aderem tanto que não são recomendadas para imprimir em materiais que esticam muito. Tintas UV secam quase imediatamente e formam uma película sobre a superfície, mas quando impressa em alta velocidade podem causar bandings.

A radiação UV pode vir de uma fonte de luz LED (de baixo calor e longa vida) ou de lâmpada de arco de mercúrio (mais quente e vida mais curta)

A radiação UV pode vir de uma fonte de luz LED (de baixo calor e longa vida) ou de lâmpada de arco de mercúrio (mais quente e vida mais curta)

A manutenção das cabeças de impressão é semelhante aos procedimentos dos sistemas ecossolvente. Não necessitam de ventilação, pois não emitem compostos orgânicos voláteis prejudiciais. As UV não têm a mesma durabilidade que as outras tintas digitais.

Ao usar cartuchos de tintas UV, atente à data de validade. Estas tintas são conhecidas por curar uma sólida massa dentro dos cartuchos. Para evitar que isso aconteça, devem ser armazenadas numa sala com pequenas variações de temperatura.

Imprimir diretamente em substratos rígidos é a grande vantagem da tinta UV. O tempo e o dinheiro economizados também valem o investimento. Alguns substratos podem exigir a utilização de um revestimento para garantir a adesão da impressão.

Tintas UV são indicadas tanto para substratos rígidos (vidro, madeira, metal e plásticos) quanto para mídias flexíveis (lona, vinil e tecidos).

UV-solvente

Tintas UV-solvente empregam uma nova química interessante que combina o melhor dos sistemas UV e solvente. Depois de impressa, a gota de tinta fica nivelada sobre o substrato e não levanta como as UV tradicionais.

A cura é realizada por meio de tubos fluorescentes menos intensos e que podem limitar um pouco a velocidade da impressora, pois as tintas devem se submeter à luz por mais tempo.

No entanto, essa tinta apresenta vantagens como durabilidade, resistência à abrasão e extrema flexibilidade. Ela é curada imediatamente e não há desgaseificação, portanto pode ser laminada assim que a impressão terminar. Além disso, apresenta pouco odor e é indicada para PDV, banners, vinis e alguns tecidos.

À base d’água

A tintas aquosas são à base de líquidos (água ou um substituto líquido) e compostas por um elemento colorante. São comumente descritas como tintas corantes, pigmentadas e, ocasionalmente, como UV. No entanto, UV designa o pigmento, que é resistente à radiação ultravioleta.

As aquosas são indicadas, principalmente, para aplicações internas, como displays de PDV e cartazes, desde que laminadas. Ocasionalmente, as tintas pigmentadas são utilizadas para impressos outdoor de curta duração.

As tintas com corantes podem produzir cores muito vibrantes, mas não são resistentes a água, abrasão e exposição a fontes de luz UV, como lâmpadas fluorescentes, que podem desbotar as cores impressas. Já as tintas pigmentadas resistem à água e têm alguma durabilidade quando expostas aos raios UV. Ambos os insumos exigem mídias com revestimento receptivo à tinta inkjet, o que significa que as opções de substratos não são muito variadas, além de mais caras.

Tintas para impressão em tecidos

Para imprimir tecidos, é importante haver combinação entre a química da tinta e o tipo de substrato. As tintas com corantes ácidos são utilizadas para seda, nylon e lã. Já as tintas com corantes reativos são usadas para algodão, viscose, linho e seda (o tecido deve ser pré-tratado para receber a impressão). Em ambos os casos, o tecido tem de ser lavado após a impressão para a remoção de excessos.

As tintas com corantes dispersos são utilizadas para poliéster. Há dois tipos de dispersas: a de baixa energia, que normalmente é impressa em papel para, em seguida, ser transferida ao poliéster por meio de prensas; e a de alta energia, que é impressa diretamente no poliéster para, depois, ser polimerizada em forno ou prensa térmica.

Há opções de tintas sublimáticas fluorescentes, usadas para obter uma cor específica

Há opções de tintas sublimáticas fluorescentes, usadas para obter uma cor específica

As tintas pigmentadas são normalmente utilizadas para o algodão e misturas de algodão. Elas são fixadas ao tecido por meio de calor ou de cura UV. Como desvantagem, contêm uma resina que cola os pigmentos às fibras. Isso significa que as tintas com mais resinas, embora durem mais, apresentam menos força de cor.

Os fabricantes usam diferentes fórmulas (pigmentos e cargas de solução) para compor as tintas, o que afeta a gama de cores reproduzíveis e os custos de impressão.

As tintas citadas acima podem imprimir diversos tipos de tecidos e algumas podem ser transferidas do papel para superfícies rígidas, como canecas e bonés.

Tintas paralelas ou não originais

Eu seria negligente se não mencionasse a disponibilidade de tintas não originais ou paralelas. No entanto, é importante frisar que o uso dessas tintas pode tornar a produção mais difícil e, às vezes, mais dispendiosa.

Antes de começar a usar tinta paralela, é importante verificar a sua viabilidade com o fabricante da impressora ou prestador de serviço. Conheço tanto casos bem-sucedidos quanto problemáticos. Por isso, uma boa comunicação com os fornecedores ajudará a evitar problemas.

Não tenha pressa

Ao considerar os diferentes tipos de tintas digitais, você poderá tomar uma decisão mais informada sobre o insumo adequado para sua empresa, e custo não pode ser o fator decisivo. Não tenha pressa, estude bem o que você quer produzir e conheça as opções para fazer a escolha certa.

Sobre o autor: Ray Weiss é especialista da SGIA. Também fornece soluções e informações técnicas sobre técnicas, equipamentos, materiais e fabricantes de impressão digital. Há mais de 10 anos, trabalha com vendas, treinamentos, suporte e serviços na indústria de grande formato. Tem vasta experiência com os principais fornecedores de impressoras e softwares RIP.

Sobre o autor: Ray Weiss é especialista da SGIA. Também fornece soluções e informações técnicas sobre técnicas, equipamentos, materiais e fabricantes de impressão digital. Há mais de 10 anos, trabalha com vendas, treinamentos, suporte e serviços na indústria de grande formato. Tem vasta experiência com os principais fornecedores de impressoras e softwares RIP.

 

Este artigo foi publicado inicialmente no SGIA Journal e reproduzido e traduzido pelo InfoSign com a permissão da SGIA (this article first appeared in the SGIA Journal and is reprinted with permissions from the SGIA)

 



Top 20: melhores envelopamentos de 2015 eleitos pela Fespa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2016
Confira trabalhos de envelopamento que foram destaques em 2015

Confira trabalhos de envelopamento que foram destaques em 2015

A Fespa, federação internacional da indústria de impressão digital, fez uma seleção dos melhores envelopamentos de veículos realizados no mundo em 2015. Entre os selecionados estão desde aplicações publicitárias em frotas a adesivações em veículos esportivos e projetos que podem entrar para o Guinness World Records. Segundo a Fespa, 2015 foi o ano em que a indústria de comunicação visual superou limites técnicos e criativos. Acompanhe os exemplos:

O birô inglês Press On foi o responsável por envelopar este carro supersônico. O dono do bólido tentará bater o recorde mundial de velocidade em 2016
A britânica Severn Signs criou e executou este projeto de comida de caminhão, cuja ideia era simular uma tenda de praia. O veículo serve peixes e batatas em cidades litorâneas da Inglaterra
Pelo segundo ano consecutivo, a Kiss Lagos, empresa da Hungria, angariou o World Wrap Master, campeonato de envelopamento promovido pela Fespa. Este é o trabalho que recebeu o prêmio
A Holden Racing e a Walt Disney produziram uma série de envelopamentos especiais em V8 Supercars para anunciar o lançamento do novo filme da franquia Guerra nas Estrelas
A Lotus, equipe de Fórmula 1, envelopou um de seus carros com um design baseado no filme Mad Max: Estrada da Fúria. Para o trabalho, vinis da 3M foram impressos em um Roland Soljet Pro4 XR-640
No Texas, EUA, a Lewisville Autoplex encomendou um envelopamento neste veículo a fim de ajudar a levantar fundos para uma instituição beneficente criada em memória do ex-atirador de elite Chris Kyle, cuja história inspirou o filme Sniper Americano
Para o Goodwood Festival of Speed, seis carros da marca Toyota foram adesivados com design inspirado pela Esso Ultron Tiger Toyota Supra, que competiu em 1999 e 2000 em importantes competições automobilísticas no Japão
A PG Nola venceu a Wrap Like a King, competição promovida pela Avery Dennison. A empresa envelopou uma Lamborghini Huracan usando vinis Conform Chrome Silver e Black Chrome
A Tata Communications e a JCDecaux Airport (braço da JCDecaux) foram responsáveis por envelopar a frota de trens da Heathrow Express, uma ligação ferroviária entre o aeroporto de Heathrow, em Londres, e a estação de Paddington. Além do envelopamento, os trens receberam telas e painéis digitais, pontos de TV e publicidade
A Signs Express Hull envelopou um veículo do corpo de bombeiros do Reino Unido para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata
O artista pop Peter Blake criou a arte e a Contra Vision, birô de comunicação visual, envelopou totalmente a balsa de Liverpool, na Inglaterra
O serviço de transporte público de Londres, na Inglaterra, criou um projeto que envelopou dois trens do metrô da cidade e nove ônibus
Para o lançamento da Borders Railway, na Escócia, foi envelopado um trem 70m de comprimento
A Aston Martin decorou um modelo 47 Vantage GTE para a corrida Le Mans, que marcou o 30º aniversário do surgimento do carro na competição
O DJ Deadmau5 coleciona supercarros, dentre os quais está uma Lamborghini Huracan, que foi envelopada pela Sekanskin
A equipe de Fórmula 1 Red Bull envelopou um de seus carros para os testes iniciais da temporada 2015. Para o resto da temporada, a escuderia manteve suas cores originais
Nostálgica, a Ford envelopou modelos Ford GT para diversas corridas e competições em 2015
O serviço de transporte público de Londres envelopou três diferentes tipos de veículos para comemorar o 10º aniversário do OUTbound, grupo LGBT
A canadense ZR Auto envelopou uma Ferrari F430 e usou vinis com acabamento fosco e carbono, nas cores vermelho e cinza
O alfaiate Richard James encomendou uma BMW i8 com envelopamento especial a fim de chamar atenção para sua loja na Savile Row, em Londres