Saiba como foi executada a reinterpretação do quadro Guernica

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/01/2021
Durst e Estudios Durero viabilizaram projeto artístico de José Manuel Ballester

Durst e Estudios Durero viabilizaram projeto artístico de José Manuel Ballester

Considerada por muitos críticos de arte uma das pinturas anti-guerra mais comoventes e poderosas da história, Guernica foi originalmente pintada por Pablo Picasso e recentemente retrabalhada por José Manuel Ballester, célebre fotógrafo e artista espanhol, que contou com a ajuda da Durst e do Estudios Durero para a tarefa.

Ballester alcançou reconhecimento internacional por suas reinterpretações que eliminam figuras de humanos e animais de pinturas famosas.

O trabalho de Ballester, “Around Guernica, 2009/2020”, é uma versão esvaziada da pintura de Picasso, fazendo referência à cidade de Bilbao durante a quarentena provacada pela pandemia de covid-19. A obra tornou-se a peça central da exposição “2020/03/15 José Manuel Ballester”, no Museu Guggenheim. A exposição, que também inclui uma seleção de fotos de ruas e espaços desertos, está aberta até 21 de fevereiro de 2021.

Com "Around Guernica", Ballester acrescenta um novo item ao projeto que iniciou há mais de 10 anos, quando decidiu investigar os espaços arquitetônicos e naturais projetados em algumas das obras mais importantes da história, como “As Meninas” e “O Jardim das Delícias Terrestres”.

Estas imagens foram o primeiro passo de um projeto em colaboração com os Estudios Durero e o Museu Guggenheim de Bilbao, que culminou com a exposição fotográfica, a publicação de um livro e a primeira exposição de “Around Guernica”.

O Museu Guggenheim de Bilbao foi o responsável por abordar os Estudios Durero, que “imaginam, criam e desenvolvem novas formas de produção gráfica”, para imprimir o Picasso retrabalhado, em mídia de linho tecido à mão, fornecido pelo museu especialmente para a tarefa. O substrato era do formato de 3,5m x 7,8m.

Os técnicos dos Estudios Durero e o Sr. Ballester passaram um dia no Customer Experience Center, na sede da Durst, na Itália, com o objetivo de estampar a interpretação de Guernica em uma Durst Rho 512. E eles tinham apenas uma chance, pois o material disponível era suficiente para apenas uma tiragem. Portanto, não foi possível executar nenhum teste prévio de impressão no material.

Ander Soriano, proprietário dos Estudios Durero, declarou: “Foi uma verdadeira honra para nós e para Durst desenvolver este projeto especial do Sr. Ballester e do Museu Guggenheim de Bilbao. Na obra original de Picasso e na reinterpretação de Ballester, a pintura usa apenas uma gama muito ampla de cinzas. Portanto, a qualidade de impressão deve ser excepcionalmente alta para oferecer alto valor à reprodução. E isso teria sido impossível sem a Durst Rho 512 6 C”.

Fonte: Durst



Evento técnico gratuito sobre sublimação e impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/02/2020
Jornada de impressão ocorre entre os dias 2 e 5 de março, em São Paulo

Jornada de impressão ocorre entre os dias 2 e 5 de março, em São Paulo

O SENAI Theobaldo De Nigris (Rua Bresser, 2315, São Paulo) abrigará quatro dias (de 2 a 4 de março) de palestras técnicas gratuitas sobre comunicação visual e impressão, das 18h30 às 21h30.

Faça sua inscrição grátis.

Nos dias 2 e 3 de março, será ministrado o curso “Elaboração do preço de venda na indústria gráfica”. Já nos dias 4 e 5 de março, será a vez da “Comunicação Visual: Impressão Digital, Tendências, Mercado e Inovação”. Confira a programação:

Elaboração do preço de venda na indústria gráfica (ministrado por JAIRO OLIVEIRA, entre os dias 2 e 3 de março)

1. Custos: conceitos, fixos, variáveis, diretos e indiretos;

2. Mapa de localização de custos: custos indiretos, horas produtivas e custo hora-máquina/hora-homem;

3. Cálculo do custo de produção: matérias-primas, papel, tinta, formas, outros materiais;

4. Serviços de terceiros: acabamentos, enobrecimentos, transporte;

5. Mão-de-obra: pré-impressão, impressão, pós-impressão;

6. Cálculo do fechamento do preço: cálculo dos custos diretos de venda, impostos, comissões, contribuições, custo financeiro;

7. Cálculo das margens: lucro e margem de contribuição.

Comunicação Visual: Impressão Digital, Tendências e Mercado (ministrado por Nancy Picarone, entre os dias 4 e 5 de março)

1. Impressão digital: tecnologias e soluções inovadoras, diferenças entre as tecnologias digitais, tintas, toners, substratos, sublimação, dados variáveis.

2. Tendências: diversidade de materiais, grandes formatos, personalização, sinalização, decoração, vitrinismo, têxtil, automotivo, embalagens – rótulos e etiquetas.

3. Mercado: segmentos do mercado crescente, o que está por vir.

Fonte: Abigraf



Mimaki Brasil lança impressora sublimática de alta produtividade

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/09/2015
Com 1,8m de largura, a TS300P-1800 é indicada para indústrias têxteis

Com 1,8m de largura, a TS300P-1800 é indicada para indústrias têxteis

A filial brasileira da Mimaki, fabricante de plotters e impressoras, anunciou o lançamento nacional da TS300P-1800, equipamento de impressão sublimática desenvolvido para a indústria têxtil. Com 1,8m de largura, a máquina pode produzir na velocidade máxima de 115m²/h e apresenta bases (platen) ampliadas, além do novo mecanismo Cockling-Reduction, capazes de reduzir o enrugamento dos papéis transfer.

A impressora também apresenta o Sistema Automático de Alimentação de Mídia, cuja função é aplicar automaticamente tensão nos substratos, para aumentar a regularidade da passagem da mídia pela impressora.

Além disso, a TS300P-1800 emprega a SB410, recém-lançada tinta de baixo custo, e uma nova cabeça de impressão, que posiciona com mais precisão as gotas de tintas disparadas, produzindo imagens com mais qualidade.

Outra particularidade do sistema de impressão da máquina é o Sistema de Checagem de Nozzles, que detecta e limpa nozzles avariados. Se os injetores deixarem de funcionar após a limpeza, eles serão substituídos por outros, até que um profissional da assistência técnica realize as manutenções na máquina.

A TS300P-1800 pode vir com o software RIP RasterLink6 ou o Txlink3 Lite, de acordo com a disponibilidade dos aplicativos.

Fonte: Mimaki Brasil



Clicky