Saiba como foi a primeira edição do Decor Wrapping

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/08/2018
Os campeões da 1ª edição do Decor Wrapping, que teve 65 equipes inscritas

Os campeões da 1ª edição do Decor Wrapping, que teve 65 equipes inscritas

Dentre as atrações com as quais os quase 37 mil visitantes puderam interagir na feira Serigrafia Sign 2018 (FuturePrint), o Decor Wrapping foi uma das mais destacadas. Iniciativa da Imprimax, a primeira edição do campeonato de adesivação decorativa atraiu centenas de profissionais e curiosos da área. Do lançamento à realização, o concurso levou apenas três meses. Nesse curto período, foram recebidas inscrições de 65 equipes de todo o país – volume alto e até inesperado pela organização. Das dezenas de inscritos, oito foram selecionados para colocar suas habilidades em prática durante o evento, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo.

A Imprimax tomou a iniciativa de criar o campeonato de adesivação decorativa após estudar e analisar certas tendências do mercado nacional de comunicação visual. Entre elas, a escolha de muitos profissionais pelos serviços de decoração, com maior valor agregado e entrega mais rápida. O concurso também foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a visibilidade do segmento, não só entre os próprios adesivadores, mas entre arquitetos e designers de interiores.

Duplas de adesivadores tiveram de instalar vinis em ambientes que simulavam cômodos

O campeonato foi dividido em duas categorias. Uma delas, a Decor Fast, avaliou a rapidez dos aplicadores. Mais simples, bastava que o interessado se inscrevesse durante o evento para colocar em prática sua celeridade. A mais “fast” da competição foi Dayane Chagas, de Quirinópolis (GO), que levou um montante de 1.500 reais em produtos Imprimax. Na outra categoria, a Decor Wrapping, os participantes tiveram de se inscrever antecipadamente e apresentar seu portfólio para análise dos organizadores. Os selecionados competiram em etapas que demandaram trabalhos mais complexos, cujos resultados foram avaliados segundo critérios técnicos e rigorosos, sobretudo em instalação e acabamento. Os juízes foram zelosos na análise de falhas como bolhas, vincos, rasgos, deformação dos materiais, enquadramento e casamento mal executado das imagens.

A avaliação dos trabalhos ficou por conta dos jurados e consultores Wagner Oliveira e Eduardo Yamashita. Outra bancada, composta pelos arquitetos Diego Stuchi e Pamella Resende, analisou os materiais usados pelos competidores, que tiveram de selecioná-los antes das aplicações. Caso mudassem as mídias durante a prova, os aplicadores perderiam pontos.

Juízes fizeram avaliações meticulosas dos trabalhos já concluídos

As baterias classificatórias ocorreram nos três primeiros dias do campeonato. No quarto e último dia, foi a vez da final, da qual as adesivadoras da Artimax Gráfica e Comunicação Visual, Aline Taine Guaiume e Priscilla Ferreira Gomes, sagraram-se campeãs (leia entrevista). As vencedoras foram premiadas com um conjunto de produtos Imprimax no valor de 10 mil reais, uma plotter de recorte da Mimaki e mil reais da Exfak. O segundo lugar ficou para a equipe dos envelopadores Marcos Alvim e Alex Maia, de Arujá (SP), que ganharam produtos da Imprimax e 500 reais. Já o terceiro posto foi ocupado por Bismarkis Santos e André Alves, de Santos (SP), que também levaram mídias da Imprimax e 250 reais da Exfak.

Igor Paiva, gerente de marketing da Imprimax, estava exultante: “Todos os competidores estão de parabéns. As campeãs cresceram durante a competição. Elas foram bem organizadas e fizeram boas composições. As disputas foram justas, e elas ganharam por pouca diferença da equipe vice-campeã. As técnicas de aplicação delas ajudaram muito e o entrosamento da dupla foi um diferencial, assim como a boa análise dos materiais que utilizaram”.

Categoria Decor Fast revelou aplicadores ágeis

Bem-sucedida, a primeira edição do Decor Wrapping dá impulso para o segundo ano do evento. Os organizadores prometeram uma competição ainda mais emocionante para 2019. As regras também receberão uma revisão, para tornar as disputas ainda mais claras e competitivas.

Paiva concluiu: “Gostamos muito resultado. Por isso, já fechamos a próxima edição com a Serigrafia Sign. Também vamos realizar uma etapa regional durante a feira Signs Nordeste, em Fortaleza, em outubro de 2019. O Decor Wrapping foi muito bom para a Imprimax, que é a idealizadora, e para os patrocinadores e parceiros, como a Mimaki e a Exfak, que também trabalham para desenvolver ferramentas para o segmento”.



MS Printing lançará impressora UV industrial na Fespa 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2018
JPK UV é indicada para empresas que produzem grandes tiragens

JPK UV é indicada para empresas que produzem grandes tiragens

A MS Printing, fabricante de impressoras digitais, estará na Fespa 2018, feira que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio, na Alemanha. Para o evento, a empresa promete levar o JPK UV, equipamento LED desenvolvido para suprir demandas de alta produtividade de usuários que utilizam sistemas tradicionais, como a flexografia, mas buscam migrar para a impressão digital.

Com tecnologia semelhante à de outras máquinas da MS Printing, a JPK UV emprega cilindros de alta capacidade para desenrolar e rebobinar mídias, os quais permitem operação industrial por 24 horas por dia, em 7 dias por semana.

De acordo com a empresa, a JPK UV é indicada para indústrias de produtos de decoração interna (pavimentos e laminados de móveis e parede) e externa (painéis de construção e laminados de portas).

Klaas Kackmann-Schneider, gerente de desenvolvimento de negócios da MS Printing, declarou: “A JPK UV foi projetada como alternativa às soluções de impressão analógicas. Ela permite que as empresas de impressão tradicional façam a mudança para o digital. Atualmente, o ponto de equilíbrio entre o digital e o analógico está mudando, e os clientes estão exigindo impressoras digitais que podem produzir mais a custos mais baixos. A JPK UV é a impressora ideal para atender a essa demanda crescente”.

Fonte: MS Printing



Summa lança impressora de transferência térmica de resina

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/01/2014

DC5: nova impressora da Summa

DC5: nova impressora da Summa

A Summa, fabricante de equipamentos de comunicação visual, lançou no mercado internacional a DC5, impressora de transferência térmica de resina. A máquina, que também apresenta recorte integrado, permite a saída de impressos secos e que dispensam laminação. De acordo com a empresa, os materiais com resina podem durar até cinco anos em aplicações outdoor.

Além de reproduzir cores de processo (CMYK), cores especiais e foil, a máquina apresenta porta Ethernet e nova interface. A impressora está disponível em larguras de 50cm, 61cm, 75cm, 100cm, 122cm ou 137cm.

A DC5 tem nova interface que respeita as normas industriais e de design, para dar mais conforto e segurança aos usuários. A impressora conta ainda com uma interface touchscreen, que facilita e agiliza as operações por meio de menus e displays.

Randi Kerkaert, gerente de produto da Summa, comentou: "Com a introdução da série DC5, nossos parceiros vão ter a oportunidade de trabalhar com soluções ainda mais confiáveis de impressão".

Segundo a empresa, a transferência térmica é atualmente um dos métodos mais sustentáveis de impressão. Isso porque ele não gera resíduo de solventes que podem colocar a saúde dos operadores em risco.

A Summa também vende uma versão mais compacta da máquina, a DC5sx.

Fonte: Summa



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