Pimenta Print imprime projeto para a Apple

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2014

Materiais de campanha foram impressos com equipamentos da EFI

Materiais de campanha foram impressos com equipamentos da EFI

A Pimenta Print é a primeira gráfica brasileira a imprimir campanhas da Apple no país. Com peças produzidas em diversos substratos, o projeto foi realizado com dois equipamentos EFI, o VUTEk GS3200 e o VUTEk 3360. Os trabalhos estão em exposição em São Paulo, Guarulhos, no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.

Juan Usas, proprietário da Pimenta Print, declarou: "Ficamos satisfeitos com a conquista. Estamos sempre em busca de novos desafios. A realização desse projeto indica que estamos no caminho certo".

A Pimenta Print tem 20 anos no segmento de comunicação visual e produz adesivos, banners, fachadas, tecidos e PDV. Além disso, desenvolve projetos especiais e disponibiliza serviços de instalação, marcenaria e serralheria própria.

Fonte: EFI



Como é a adesivação dos carros Renault de Fórmula 1

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/05/2018
Equipe Renault tem um estúdio especial para produzir adesivos para seus veículos

Equipe Renault tem um estúdio especial para produzir adesivos para seus veículos

Em fevereiro, a equipe Renault revelou seu carro para a temporada 2018 da Fórmula 1: um bólido com design preto e amarelo e vários gráficos, marcas e logos impressos. Para essa composição, a montadora francesa usou (e usa) adesivos estampados e recortados por uma impressora Roland TrueVIS VG-640 e uma plotter Roland CAMM-1 GX, equipamentos instalados num centro técnico sediado em Enstone, na Inglaterra, onde os carros de corrida são projetados e fabricados.

Os carros da Renault, que competirão em 21 Grands Prix, serão exibidos por mais de 400 milhões de telespectadores. É uma exposição enorme, em que as marcas desempenham um papel essencial nos programas de patrocínio. Portanto, é preciso o máximo de zelo na reprodução delas. Se algum adesivo ficar avariado, a equipe deve substitui-lo imediatamente. Por isso, os carros sempre viajam com vários conjuntos de adesivos.

Joe McNamara, chefe de pintura e gráficos da equipe Renault de Fórmula 1, explicou: “A equipe sempre carrega 30 versões de cada adesivo. Isso equivale a cerca de 1.400 adesivos para cada corrida, e 80% deles são relacionados ao patrocinador. Então, eles precisam ser substituídos com precisão absoluta”.

Embora a equipe tenha suas próprias ferramentas, ela conta com o apoio dos usuários da Roland em todo o mundo, que podem imprimir os adesivos dos carros com rapidez e precisão, se necessário.

Além de impressora e plotter, o estúdio da Renault possui quatro fresadoras Roland MDX-540, para fabricar núcleos de espuma para algumas peças de carros que exigem esse material.

Fonte: Roland DG



Canon instalou mais de mil unidades da UVgel Colorado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/11/2019
Série Colorado é composta pelos modelos 1640 e 1650

Série Colorado é composta pelos modelos 1640 e 1650

A fabricante Canon concluiu mais de mil instalações pelo mundo de impressoras da marca Colorado, com tecnologia UVgel.

Segundo a empresa, até setembro de 2019, a base instalada das Colorado 1640 e 1650 alcançou volumes de impressão mensais de mais de um milhão de metros quadrados.

Ainda de acordo com a Canon, 16% dos clientes estão imprimindo mais de 25 mil metros quadrados por ano em cada dispositivo Colorado. Um deles é a De Resolutie, da Holanda. Jeffrey Vermaat, proprietário da empresa, explica: “Procuramos equipamentos que permitam combinar diferentes materiais para que possamos desenvolver novos produtos e conceitos - essa é a nossa força. Podemos imprimir um efeito brilhante em papéis foscos, em cores, e um efeito fosco em mídia brilhante. Essas aplicações trazem muitas novas oportunidades de negócios”.

No início de 2019, a Canon apresentou a Colorado 1650, com uma nova tinta flexível para estampar aplicações que são dobradas e embrulhadas. A impressora também possui tecnologia de acabamento FLX, que produz efeitos brilhantes e foscos, sem a necessidade de trocar tinta ou mídia.

Fonte: Canon