Novo vinil branco texturizado para impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2020
Rustic Branco é a mais nova opção da linha Gold Rustic

Rustic Branco é a mais nova opção da linha Gold Rustic

A Imprimax apresentou mais uma novidade para o mercado de comunicação visual em 2020. A fabricante brasileira de películas adesivas lançou o Rustic Branco, vinil branco texturizado para impressão digital solvente, UV e látex.

Vendida em bobinas de 1,22m x 25m, a mídia é composta por frontal de PVC polimérico calandrado de 140 micra, adesivo acrílico aquoso permanente e liner de papel couché siliconado de 120g/m².

Com durabilidade de 4 anos (para ambientes externos) e 8 anos (para internos), o Rustic Branco é antibacteriano, antimofo, isento de metais pesados e resistente a umidade e produtos de limpeza.

O vinil é indicado para comunicação visual, adesivação de veículos, decoração de ambientes e revestimento de paredes, tetos, portas, eletrodomésticos e móveis.

Fonte: Imprimax



Mimaki distribuirá impressoras de grande formato da Oki Data

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/01/2020
Fornecimento de equipamentos ColorPainter faz parte do acordo

Fornecimento de equipamentos ColorPainter faz parte do acordo

No dia 6 de janeiro de 2020, a Mimaki e a Oki Data fecharam um contrato internacional de distribuição de impressoras de grande formato. O acordo expande a aliança comercial entre as empresas, iniciada em março de 2019, com o objetivo de ampliar as vendas de ambas no exterior.

De acordo com o contrato, a partir de 1º de abril de 2020, a Mimaki passará a vender tintas, suprimentos, peças de manutenção e impressoras de grande formato da Oki Data, entre elas a ColorPainter H3-104s e a ColorPainter M-64s.

A Mimaki desenvolve, fabrica, vende e mantém impressoras inkjet, plotters de recorte, tintas e softwares específicos. A empresa é apoiada por uma rede internacional de revendedores em cerca de 150 países.

Um dos motivos que levou a Oki Data a selar o contrato é a capacidade tecnológica e comercial da Mimaki. No julgamento da empresa, a aliança tem a poder de melhorar o atendimento os clientes atuais da soluções da marca.

Fonte: Oki Data



Adesivação: o que acontece quando o clima está muito frio ou quente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/12/2012

Quando o tempo esfria, os envelopadores devem tomar alguns cuidados para que a adesivação saia como esperado. É sempre muito importante que o veículo esteja limpo. Antes de chegar ao local de adesivação, ele deve ser lavado (apenas com detergente) e desengraxado. Depois, recomenda-se esperar para que o carro seque e esquente. Além disso, procure fazer a instalação em locais fechados onde as temperaturas são mais elevadas.

Veja o que pode acontecer se o vinil for aplicado em locais com temperatura (muito) baixa:

  • A película pode não alongar, já que, logo após aquecê-la, ela vai esfriar;
  • O tack inicial do adesivo pode ser insuficiente para garantir a adesão da película;
  • A umidade pode condensar-se na superfície do veículo, complicando a adesivação;
  • A película pode ficar dura e frágil, e não vai aderir. Se isso acontecer, o adesivador vai, naturalmente, forçar a espátula, para promover a adesão do filme, e isso pode causar danos ao vinil;
  • Em condições muito úmidas, pode ser difícil manter o substrato seco.

Promover um pós-aquecimento também é fundamental para reduzir a tensão do vinil, manter a sua memória e mantê-lo no lugar correto.

ferramenta para adesivação

Para moldar a película, use ferramentas

Dicas para a adesivação em climas quentes

Atente-se quando o clima esquentar demais. Com o calor, o vinil fica mais maleável, o que dificulta o seu reposicionamento. Além disso, ele tende a distorcer e criar rugas.

A temperatura da superfície jamais deve exceder os 40ºC. Verifique as informações sobre temperaturas mínima e máxima dadas nos manuais dos produtos (se o veículo de cor escura estiver submetido a um calor de 32ºC, então a sua superfície pode estar acima dos 70ºC — tome cuidado).

Se a aplicação tiver de ser feita em ambiente externo, tente começar o trabalho o mais cedo possível. Faça o que puder para não deixar o carro sob o sol.

Em um clima quente e úmido, ocorre a condensação pela manhã. A aplicação nessa condição também deve ser evitada.

Artigo técnico originalmente publicado pela 3M dos EUA. Tradução e adaptação: InfoSign