Novo sistema de pré-tratamento de tecidos para estamparia digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/08/2015
Equipamento foi desenvolvido pela australiana Pigment.inc

Equipamento foi desenvolvido pela australiana Pigment.inc

A Graphics One (GO), fornecedora norte-americana de equipamentos para impressão digital, passou a comercializar o GoTx Fabric Pre-coater, novo sistema de pré-tratamento de tecidos para estamparia.

Disponível em larguras de 74 ou 104 polegadas, o equipamento pode ser utilizado como estação de fixação ou unidade de pré-revestimento.

Desenvolvida pela Pigment.inc, fabricante australiana de equipamentos, a máquina realiza pré-revestimentos em vários tipos de tecidos de algodão e poliéster. No processo, os bocais do sistema aplicam soluções específicas na frente do material sem deixar molhar o verso do substrato.

De acordo com a empresa, a tecnologia de molhagem da máquina não altera a estrutura dos tecidos. Além disso, os aquecedores horizontais do sistema secam os revestimentos imediatamente após a aplicação.

Fonte: Graphics One



DuPont lança tintas para impressão direta em tecido

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/10/2014

Artistri Brite foi desenvolvida para impressoras DTG

Artistri Brite foi desenvolvida para impressoras DTG

A DuPont, desenvolvedora de tecnologia, anunciou no mercado internacional a disponibilidade da Artistri Brite, linha de tintas digitais para equipamentos DTG (Direct To Garment), que imprimem diretamente em tecidos.

Fabricada nos EUA, a tinta é testada lote a lote para que esteja dentro de padrões rígidos de tolerância colorimétrica, a fim de garantir saturação excepcional de cores e repetibilidade nas impressões.

Segundo a empresa, a Artistri Brite é compatível com impressoras DTG de última geração, que imprimem até três vezes mais rápido que as versões anteriores.

A tinta pode ser curada em fornos automatizados a gás, o que agiliza a produção e diminui a mão de obra.

Fonte: Large Format Review



Fujifilm lança série de impressoras UV Acuity Select 20

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/02/2016
Nova geração da linha Acuity vem com opções de tintas light e novas ferramentas

Nova geração da linha Acuity vem com opções de tintas light e novas ferramentas

A Fujifilm, fornecedora de equipamentos para impressão digital, anunciou no mercado internacional a linha Acuity Select 20, lançada para substituir a série Acuity Advance Select. De acordo com a empresa, as novas impressoras UV mantêm as principais características de suas antecessoras, como reprodução de imagens com qualidade fotográfica, velocidade máxima de 33,6m2/h e versatilidade de alimentação de substratos, que podem ter até 50,8mm de espessura.  

Entre as novidades da Acuity Select 20 está a adição de um sistema de registro pneumático, que oferece carregamento de mídia mais rápido e fácil. Além disso, as máquinas empregam um sistema de manutenção automática de cabeças de impressão e a mais recente tecnologia de lâmpada UV, que permite o trabalho com mídias mais finas e sensíveis.

Outro destaque da Acuity Select 20 é o sistema de vácuo de alta pressão melhorado, desenvolvido para reduzir a necessidade de mascaramento e facilitar o carregamento dos substratos.

A série é composta por oito modelos de impressoras, que variam conforme a quantidade de canais de tinta (4, 6 e 8 canais) e o formato da mesa (2,5m x 1,25m e 2,5m x 3,08m). A Fujifilm disponibiliza também um sistema rolo a rolo opcional.

As impressoras da série Acuity Select 20 empregam tecnologia greyscale e arquitetura plana (flatbed) de alimentação de mídias flexíveis e rígidas. Além de serem indicadas a empresas de comunicação visual, as máquinas permitem que gráficas migrem da impressão analógica para a digital, sobretudo em médias produções.

Mike Battersby, gerente de marketing da Fujifilm, declarou: “A Select 20 baseia-se em quase uma década de sucesso das impressoras Acuity, que foram lançadas em 2007. De acordo com essa tradição, a Select 20 foi projetada com foco em qualidade, versatilidade, confiabilidade e facilidade de uso, para que os birôs capturem a imaginação dos seus clientes, produzindo imagens fantásticas, em praticamente qualquer tipo de mídia rígida e flexível”.

Fonte: Fujifilm