Novo CorelDRAW Graphics Suite 2020
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/05/2020
Recém-lançado, o CorelDRAW Graphics Suite 2020 oferece ferramentas que aumentam a produtividade e proporcionam a colaboração entre equipes por meio de serviço em nuvem. Compatível com macOS e Windows, o pacote de aplicativos é indicado para aplicações profissionais de ilustração, layout, edição de fotos e a criação de projetos gráficos complexos.
Algumas das ferramentas destacadas da CorelDRAW Graphics Suite 2020 são:
- Inteligência artificial: otimizada, ela economiza tempo em todo o processo de criação e design. A integração da tecnologia de IA permite que os usuários obtenham melhores resultados;
- Novo fluxo de trabalho: permite a colaboração no CorelDRAW.app, disponível exclusivamente com uma assinatura do CorelDRAW Graphics Suite;
- Ferramentas criativas e atualizações: inclui listas multiníveis personalizáveis que inspiram os usuários a ampliar seus horizontes e a trabalhar com mais eficiência;
- Agilidade nas operações: algumas funções são executadas até 10 vezes mais rápido (do que na versão anterior do software).
Fonte: Corel
Como usar inteligência artificial no design gráfico
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/10/2023
Muitas coisas indicam que a Inteligência Artificial (IA) está se intrometendo rapidamente em quase todos os aspectos das nossas vidas. Mas a IA pode ser usada em design gráfico, principalmente no setor de comunicação visual e impressão digital? Vejamos o que poderia ser um fluxo de trabalho viável.
Diga ao Chatgpt que você é designer gráfico
Para este exercício, usaremos a versão gratuita do ChatGPT. Para encontrá-la, basta pesquisar “ChatGPT” no Google e configurar uma conta gratuita. Eu já fiz isso.
Basta dizer ao ChatGPT algo assim: “Imagine que você é um designer gráfico profissional especializado em sinalização. Vou fazer algumas perguntas para que você me ajude a criar um design”.
O ChatGPT fingirá ser designer gráfico. A seguir, é bom fornecer um pouco de contexto para o seu projeto. Aqui está o que o ChatGPT criou:
Devo dizer que esta é uma boa estratégia para o design. Depois de revisar essas informações do ChatGPT, você deverá ter alguma ideia. Assustador, mas é verdade, né? Já estou “vendo” uma janela com alguns desses elementos. Vamos ver o que podemos fazer seguindo as sugestões do ChatGPT.
Encontre uma paleta de cores
Acabei de digitar “paleta de cores pastéis, marrom, verde” em uma pesquisa no Google e aqui está o que consegui:
Eu gostei da opção da direita, então cliquei com o botão direito para copiar e colei no software Flexi, da SA International (SAi).
Em seguida, vetorizei a imagem no Flexi. Depois, criei uma amostra de cor personalizada, clicando com o botão direito. Escolhi “Novo” e, em seguida, cliquei com o botão direito na nova amostra em branco, escolhendo mesclar o documento. O resultado foi uma nova amostra de cor personalizada.
Encontre um template
Para encontrar um ponto de partida, acessei "www.canva.com". Na caixa de pesquisa digitei “hair salon with pastel colors”. Aqui está um design que gostei:
Então, fechei um arquivo PDF, para abri-lo no Flexi.
Ao importar, permiti que o Flexi importasse as letras como fonte (em vez de curvas), para ter a possibilidade de editar as fontes. Além disso, abri o "DesignEditor" para selecionar e editar vários objetos.
Por fim, fiz algumas alterações no texto e adicionei a imagem de um martini, que também procurei no Google.
O que você achou?
Ok, na verdade, a IA não criou o trabalho, mas foi muito boa em me mostrar um caminho. Tenho certeza de que vocês, designers gráficos reais, podem fazer melhor.
Resultado da enquete: no que os leitores do InfoSign investiram em 2017
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2018
Ao longo de 2017, o InfoSign perguntou em enquete aberta qual tipo de impressora de grande formato os leitores do site gostariam de adquirir. O resultado (de um total de 678 votos) demonstra a tendência estabelecida desde 2015, isto é, a preferência por tecnologias para estamparia têxtil digital.
A tecnologia mais votada foi a sublimática, com 186 votos (27% do total). Em segundo lugar, ficou a impressão direta em tecido, com 142 votos (21%). Ambas são indicadas sobretudo para a estamparia têxtil. A látex, com 46 votos (7%), também é capaz de imprimir em diversos tipos de tecidos, o que ajuda a endossar a inclinação do público a fazer investimentos em tecnologias têxteis.
A enquete mostrou, ainda, que tecnologias consolidadas obtiveram desempenho satisfatório. Praticamente empatadas, a solvente recebeu 126 votos (19%) e a UV, 122 (18%). A impressão com tinta à base d'água teve 46 votos (7%), deixando claro que se trata de uma tecnologia voltada a um nicho mais específico.
O que você achou dos resultados? Concorda com eles? E não deixe de participar da nova enquete, que procura conhecer quais as tecnologias de impressão digital de grande formato nossos leitores pretendem adquirir em 2018. Você pode acessá-la na homepage do Infosign.
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