Mimaki lança no Brasil linha de equipamentos 330 Series
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/07/2022
A filial brasileira da fabricante Mimaki apresentou oficialmente a nova linha 330 Series, composta pelas impressoras TS330-1600 (sublimática), JV330-160 (ecossolvente) e CJV330-160 (ecossolvente com recorte).
A fabricante destaca que os modelos contam com tecnologias de alta qualidade de imagem, gestão eficiente e controle via wireless. As máquinas rodam com a versão 7 do RIP exclusive RasterLink.
A impressora TS330-1600 é a nova sublimática indicada para o mercado têxtil. Atinge velocidade de 69 m²/h (no modo rascunho) e está disponível com novas tecnologias de impressão exclusivas da Mimaki.
Rolo a rolo, a JV330-160 é uma ecossolvente que atender às necessidades dos clientes Mimaki que utilizam modelos de séries como a 100 e a 300.
Ecossolvente com recorte conjugado, a CJV330-160 foi adicionada recentemente à nova linha de impressoras Mimaki para atender às necessidades de clientes que já utilizam outras séries como a 150 e a 300.
Fonte: Mimaki Brasil
Envelopamento: como envelopar uma lateral de carro
Por Eduardo Yamashita em 07/02/2015
Para colocar em prática um serviço de envelopamento de carro, é preciso sanar antecipadamente todas as dúvidas sobre o trabalho em questão. Não pegue as espátulas sem antes ter respondido questões essenciais. Como vou fazer isso? Como lidarei com as curvas? Posso realizar a instalação corretamente? Posso ganhar dinheiro com esse projeto?
Para começar, é necessário analisar o projeto e obter todas as informações de tal forma que tudo fique claro.
Em carros, há apenas algumas áreas verdadeiramente planas. Mantenha essas áreas em mente, sobretudo se houver informações no vinil impresso que correspondam a elas. Nesse caso, as sobreposições são uma boa opção de trabalho.
Escolher o vinil adesivo correto é fundamental para que o projeto seja bem-sucedido. No exemplo a seguir, foi utilizado vinil cast, pois o projeto exigia longa duração e garantia.
Na aplicação de laterais, deve-se levar em conta a dimensão da área a ser envelopada. Um painel de 1,35m x 3,15m é suficiente para cobrir a região entre a cabina e a porta traseira. A altura precisa ser de 1,35m para garantir que material seja aplicado, com folga, em cima da área plana e logo abaixo da borda inferior. O excesso de vinil é necessário, para que ele aqueça e alongue durante a instalação, levando em conta o mínimo de estresse sobre a imagem. Confira o passo a passo de um envelopamento na lateral do veículo:

Em seguida, remova os acessórios como lanternas e peças diversas. Tome cuidado para não perdê-las. Depois, remova todas as impurezas sólidas (graxa, restos de asfalto etc.) com desengraxantes e faça a limpeza final com álcool isopropílico. O álcool comercial não é adequado para esse processo

Depois da limpeza, posicione a imagem na superfície. Posiciona-se a imagem com uma fita crepe, fazendo uma dobradiça ou usando ímãs para segurar o vinil no lugar até que o liner seja retirado

Comece a instalar a grande área plana do para-choque. Mantenha um alinhamento na espatulação, mesmo que as curvas comecem a aparecer depois da parte superior do para-choque. Se o alinhamento não for mantido, o vinil pode enrugar

Comece a aplicação de calor na parte superior do para-choque, para permitir que o material relaxe e se torne mais flexível. É preciso um pouco de calor para obter esse feito em uma área grande. Sempre use o soprador térmico para essa etapa da instalação

Enquanto o material ainda está quente, trabalhe a partir da borda externa em direção ao topo da parte plana. Este processo deve ser lento e consistente, mantendo ainda uma linha na parte superior do leito. Quando chegar ao topo da parte plana, trabalhe ao longo da área

Sobrará uma boa quantidade de material na frente e atrás do para-choque. Ela será necessária, a fim de aquecer e conformar o material com um montante mínimo de estresse sobre ele. Comece a trabalhar a partir da área plana em direção à cabeceira. Continue a usar, um pouco de cada vez, a espátula e o soprador térmico (aquecendo uma área maior do que o necessário)

O excesso de vinil na parte da frente e de trás da área plana será usado para puxar as rugas do material. Num dado momento, o vinil estará baixo o suficiente. Puxe o material para baixo em direção à parte inferior do para-choque. Isso deve ser realizado por meio de calor e tensão

Realize o mesmo processo na parte frontal do para-lama, trabalhando a partir da área plana. A única diferença é que a imagem ao longo da borda frontal deve estar alinhada com a parte da imagem que se encontra na cabina (se tiver)

Depois de terminar a instalação (antes de refilar qualquer parte do vinil), é necessário aquecer novamente toda a imagem. O processo de pós-aquecimento quebra a memória do vinil para mantê-lo na forma em que foi instalado. Para terminar, refile todas as bordas. Se necessário, use fita ao longo da borda inferior da imagem. Então, remova as bolhas remanescentes
Se o envelopador pensar à frente, fizer o que o vinil lhe oferece e não trabalhar em agitação, ele será capaz de envelopar a lateral de veículo por si só e com extrema facilidade, qualidade e profissionalismo.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
- Aplicação de vinis em superfícies com rebites
- Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo
- Como limpar veículos envelopados
- Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carros: com ou sem emendas
- Envelopamento: como instalar vinil perfurado em vidros de carros
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Plotter de recorte: guia para instalação de vinis adesivos recortados
- Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 1)
- Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 2)
- Quando usar vinil adesivo calandrado?
- Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas
- Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual
Direct Color Systems lança impressora UV LED plana
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/09/2020
A Direct Color Systems (DCS), fabricante norte-americana de soluções inkjet, anunciou a nova UV-84DTS, impressora UV LED plana com mesa de 1,2m x 2,4m.
Capaz de rodar na resolução de até 1200dpi, o equipamento inclui cabeças Ricoh, software Color Byte 11, dispositivo de vácuo integrado e sistema bulk ink.
Rui Carvalho, diretor de vendas da DCS, declarou: “Este é um lançamento monumental para o mercado global. Nossos distribuidores internacionais agora têm uma linha completa de impressoras UV para oferecer aos clientes de todos os tamanhos, em todas as regiões, independentemente do tipo de segmento”
A DCS, que também tem uma filial na cidade do Porto, em Portugal, organizou recentemente um evento virtual por meio do qual apresentou, pela primeira vez ao público, a impressora UV-84DTS. A empresa está preparando outras sessões de vídeo online para divulgar os recursos do equipamento até o fim de 2020.
Fonte: DCS
-
Kongsberg PCS lança solução de corte Kongsberg Ultimate
-
Konica estreia linha de impressora de grande formato AccurioWide
-
Imprimax lança quatro opções de películas decoração da série Gold
-
Contra Vision lança película perfurada para janelas
-
Hasler lança mesa de corte com 5 metros de largura
-
Fujifilm lança tinta termo-moldável Uvijet HZ
-
Kyocera lança impressora têxtil Forearth
-
Fisher Textiles lança dois tecidos blockout para impressão digital têxtil
-
Sun Chemical lança tinta reativa Xennia Amethyst Evo RC
-
DuPont lança tintas para impressão Direct-to-Film
-
Gráfica digital adquire cinco impressoras látex e impulsiona negócios sustentáveis
-
Kongsberg PCS lança solução de corte Kongsberg Ultimate
-
Novidades na plataforma Xperience da feira Futureprint
-
Novo cortador plano digital Intec FB1180-T
-
Matmak: novo software de pré-cortes de películas adesivas para veículos
-
Software de plotter de recorte Easy Cut Studio é atualizado
-
Xanté anuncia nova impressora direta em filme Xante F-24
-
Impressora EFI Pro 30h dobra produção da Excellence Comunicação Visual
-
Brother entra no mercado de impressão digital látex
-
Inkcups apresenta impressora digital UV que estampa sacolas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual