Mimaki lança impressora sublimática TS330-1600

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/03/2022
TS330-1600 é capaz de Capaz de rodar na velocidade de 69m²/h

TS330-1600 é capaz de Capaz de rodar na velocidade de 69m²/h

A fabricante Mimaki anunciou internacionalmente o lançamento da impressora sublimática TS330-1600. Integrante da nova série 330, o equipamento de 1,6m é indicado para estampar tecidos e vestuário.

Capaz de rodar na velocidade de 69m²/h (no modo Rascunho), a impressora conta com a tecnologia MWDR (Mimaki Weaving Dot Technology), que altera a ordem das gotas de tinta de acordo com as condições de impressão. Esta nova tecnologia suprime a ocorrência de listras e irregularidades causadas pelas diferenças na cabeça. Além disso, o MAPS4 (Mimaki Advanced Pass System 4) reduz os bandings e as unidades de tanque de tinta e de rolo mini-jumbo podem ser personalizadas para a TS330-1600.

Com tanque de tinta tem capacidade de 10kg, para reduzir os custos de operação, a TS330-1600 adota uma nova função para evitar o desalinhamento no enrolamento de mídia.O motor de acionamento para enrolamento é montado nos lados (esquerdo e direito), para distribuir a carga e aumentar a força do enrolamento.

As funções de impressão da Mimaki, como a NCU (Nozzle Check Unit), a NRS (Nozzle Recovery System) e a DAS (Dot Adjustment System) são utilizadas para garantir uma operação estável de longa duração.

Novos recursos

Um novo mecanismo de limpeza, o "limpador de pano", foi adotado para aumentar a taxa de remoção de gotas de tinta indesejadas que aderem à superfície do nozzles. Comparado aos "limpadores de borracha" convencionais, ele reduz os respingos na estação principal e melhora a manutenção e a limpeza. O espaço de manutenção foi ampliado e a iluminação LED foi instalada dentro da unidade principal, facilitando ainda mais o uso.

O MRA (Mimaki Remote Access) permite operar o painel da máquina por meio de um smartphone ou PC, de modo remoto.

Tintas

As tintas originais empregadas na TS330-1600 receberam a ECO PASSPORT, certificação contra substâncias químicas para corantes, pigmentos, auxiliares e agentes de acabamento utilizados na produção de produtos têxteis.

Os conjuntos de tinta estão disponíveis em 4, 6, 7 e 8 cores. Além da paleta padrão CMYK, há as opções azul claro, magenta claro, preto claro, rosa fluorescente e amarelo fluorescente.

Fonte: Mimaki



Expectativas para o Wrap Cup, campeonato de envelopamento promovido pela Fespa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/02/2013

Wrap Cup da Fespa: mostre que você sabe envelopar

Wrap Cup da Fespa: mostre que você sabe envelopar

Os melhores envelopadores do país já estão se preparando para a primeira edição do Wrap Cup, campeonato de envelopamento de carro promovido dentro da Fespa Brasil, feira de comunicação visual e impressão digital, que ocorre entre os dias 13 e 16 de março.

O campeão nacional vai ter a oportunidade de participar da etapa internacional da competição, na Fespa de Londres, que ocorre em junho. Mais uma ótima razão para se dedicar à edição brasileira do Wrap Cup.

Muitos dos profissionais inscritos anseiam pelo ensejo. É o caso de Jefferson Pimenta: "Quero muito mostrar meu trabalho. Espero que seja a primeira participação de muitas".

Altamir de Almeida Jr. é outro inscrito que acha a oportunidade auspiciosa: "Com o nível de competição — e tudo o que poderá contribuir para minha carreira —, tenho certeza de o evento, independente da minha colocação, será uma experiência sem igual".

Dimas Brasil é outro adesivador que pretende colocar em prática a sua aptidão: "Participar de um evento como este é indispensável à carreira dos envelopadores, por ser um norteador das técnicas e habilidades".

Outro participante será Eduardo Chardosin, que contempla também a oportunidade de projeção nacional e internacional: "Espero que tenhamos um bom resultado para participar do Mundial. Além disso, o evento é de suma importância para a projeção da marca no contexto no Brasil".

Para quem não se inscreveu, ainda dá tempo. Veja como: no link especialmente preparado para o campeonato.

Fonte: Fespa Brasil



Dicas para evitar o enrugamento do vinil adesivo durante a impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2013

Você já deve ter notado que o calor é uma das principais causas do enrugamento do vinil adesivo. Para evitar que isso ocorra, reduza a temperatura de secagem da impressora. Mesmo assim, se a ondulação persistir, tente diminuir ainda mais temperatura – mas cuidado para não deixar de secar a tinta. Se você atingir um nível em que ela já não seca mais, considere então reduzir a quantidade de tinta impressa.

Alguns softwares RIP têm ferramentas que permitem um ajuste direto da quantidade de tinta. Em outros programas, o limite total desse insumo já vem definido de acordo com um perfil de cor, e não pode ser alterado diretamente. Nesses casos, tente criar e usar outros perfis.

O limite total de tinta, muitas vezes, varia entre 250 a 280%, dependendo dos insumos, impressora e substratos utilizados.

Observe também que o número de passadas da impressora influencia na exposição do vinil adesivo ao calor. Aumentar o número de passadas retarda o avanço do material e, portanto, aumenta o tempo em que o substrato fica em contato com o calor. Então, uma indicação é tentar diminuir a quantidade de passadas.

Para evitar que o enrugamento aconteça, o recomendado é seguir as dicas dadas, além de fazer algumas experiências para obter um equilíbrio na produção.

enrugamento do vinil

Uma das causas do enrugamento da película em uma impressora é a exposição a muito calor

Autora: Carol Millar, Especialista de Serviços Técnicos da 3M

Tradução e adaptação: InfoSign



Clicky