Mimaki lança impressora 3D desktop

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/05/2019
3DFF-222 produzir gabaritos e peças tridimensionais de sinalização

3DFF-222 produzir gabaritos e peças tridimensionais de sinalização

A filial europeia da Mimaki, fabricante japonesa de equipamentos de impressão, anunciou no mercado internacional o lançamento da 3DFF-222, impressa 3D de mesa que emprega tecnologia FFF (Fused Filament Fabrication).

Desenvolvida em conjunto com a Sindoh, fabricante sul coreana de impressoras digitais, a 3DFF-222 é indicada para a produção de gabaritos e peças de sinalização tridimensional.

Bert Benckhuysen, gerente sênior de produtos da Mimaki Europe, declarou: “Flexibilidade e facilidade de uso são os principais recursos da 3DUJ-553. Ela foi desenvolvida para uso em escritórios e pode ser usada em conjunto com outras impressoras da Mimaki. Com ela é possível fabricar letreiros luminosos coloridos e letra-caixa”.

A máquina utiliza cartuchos de filamento e produz peças de até 210 mm x 200 mm x 195 mm, além de oferecer monitoramento remoto dos trabalhos por meio de aplicativo. Outras características de destaque da 3DFF-222 são:

- Impressão com filamento de PLA (Poly-Lactic Acid): material robusto, trata-se de um ecoplástico derivado de milho e batata;

- Fornecimento Automático de Filamento: o filamento reentrante é inserido no cartucho dedicado e depois colocado na unidade principal. O filamento é fornecido automaticamente ao nozzle.

- Corte automático de filamentos: o acabamento também é possível após a conclusão da impressão;

- Mesa de metal flexível: com função termostática, permite produção estável e fácil remoção das peças prontas;

A flexible metal bed – with built-in thermostatic function, enables both stable formation and easy removal of the model once it is ready.

- Função de nivelamento de mesa: executa a medição automática de erro horizontal da mesa e faz as devidas correções;

- Filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air): evita a descargas de ar;

- Drivers: projetados para reduzir os níveis de ruído durante a operação;

- Câmera e luz LED: para monitoramento remoto por meio de smartphone ou tablet.

Fonte: Mimaki Europe



Mimaki lançará impressoras UV desktop na Viscom Paris

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2016
UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII serão apresentadas na Europa em setembro

UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII serão apresentadas na Europa em setembro

A Mimaki, fabricante de impressoras, estará presente na Viscom Paris, feira de sinalização que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de setembro, na França. Para o evento, a empresa promete apresentar dois novos equipamentos UV desktop, o UJF-3042 MkII e o UJF-6042 MkII. As máquinas são indicadas para fábricas, shopping centers e lojas que produzem materiais e objetos personalizados.

Mais produtivas do que suas antecessoras, as impressoras UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII podem trabalhar na velocidade máxima de 2,48m2/h e 3,52m2/h, respectivamente, em objetos com altura de até 153mm.

Um dos destaques das máquinas é a mesa de impressão que se move durante o processo, o que reforça a funcionalidade mecânica, reduz vibrações e melhora o endereçamento dos pontos impressos. Outro desenvolvimento adicional é a inclusão de uma cobertura sobre o sistema de impressão, criada para aumentar a segurança dos operadores e manter contaminantes afastados da impressora.

A Mimaki também destaca as configurações de cores do software RasterLink, que faz a interface com as impressoras, proporcionando cores vibrantes e sólidos e tons de pele mais brilhantes. Além disso, as máquinas contam com detecção e limpeza automáticas de nozzles entupidos, que permitem a impressão contínua e reduzem o desperdício. Já a tecnologia Mimaki Circulation Technology (MCT) mantém a circulação de tinta branca em intervalos regulares e evita a sedimentação dos pigmentos, que pode levar ao mau funcionamento da cabeça de impressão.

Ainda não há previsão de lançamento das impressoras no Brasil.

Tintas especiais

As impressoras UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII possibilitam o uso de maior variedade de tipos de tintas, o que aumenta as opções de aplicações. Por exemplo, as tintas LUS-120 são indicadas para imprimir em superfícies de materiais macios e podem esticar até 170% sem rachar quando pressionadas ou dobradas.

Já as tintas LUS-150, que estarão disponíveis em breve, são indicadas para sinalização interna, troféus e outros itens de acrílico, devido às suas propriedades de adesão.

Por fim, as tintas LH-100 foram desenvolvidas para imprimir acessórios e artigos que exigem elevados níveis de abrasão. Os insumos, quando usados em conjunto com o verniz PR-200, também podem estampar vidros, metais e resinas.

Fonte: Mimaki Emea



Matan lança impressora UV Matan Quantum

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/10/2014

Matan Quantum será apresentada na feira SGIA 2014

Matan Quantum será apresentada na feira SGIA 2014

A Matan, fabricante de impressoras digitais, lançará a Matan Quantum na feira SGIA 2014, que acontece de 22 a 24 de outubro, em Las Vegas, EUA.

A máquina vem equipada com cabeças de impressão que disparam gotas de tinta com volumes variados, de 7, 14 e 21 picolitros, que permitem reprodução de imagens com resolução de até 1200dpi.

A Matan disponibilizará também sistemas opcionais de alimentação de substratos, como o Jumbo Roll Media Handling, usado para suportar rolos de mídias com 750kg. Esse dispositivo inclui carregador e coletor motorizados, ambos equipados com cilindros dançarinos que permitem produções contínuas.

Outra característica inovadora é o ID Backprint, um dispositivo que registra informações dos arquivos digitais na própria mídia impressa, para facilitar a identificação dos trabalhos e evitar erros de acabamento, transporte e instalação. Outro opcional para a máquina é a mesa com sistema de vácuo para suporte de mídias rígidas. O dispositivo apresenta formato de 1,50m x 3,05m ou de 2m x 3m.

Fonte: My Print Resource