Mimaki fecha parceria com a Dimex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2019
Distribuidora fica situada em Minas Gerais

Distribuidora fica situada em Minas Gerais

A Mimaki Brasil anunciou uma parceria com a Dimex, distribuidora localizada em Uberlândia, Minas Gerais.

Pedro B M Falcão, diretor da empresa mineira, declarou: “Estamos satisfeitos com a nova parceria, com a certeza da realização de bons negócios para ambas as partes. Também vamos passar a oferecer, em nosso território de atuação, um mix mais amplo de produtos e serviços aos nossos clientes”.

A Dimex atua desde 1987, com uma equipe de profissionais qualificada e treinada.

Kenya Campos, supervisora da filial Mimaki Belo Horizonte, esclareceu “Juntamos a solidez da empresa Dimex e o know-how da Mimaki, para ficarmos mais próximos dos nossos clientes do Triângulo Mineiro, oferecendo showroom completo e atendimento técnico e comercial local”.

Fonte: Mimaki Brasil



Cast e calandrado: métodos de fabricação do frontal (vinil adesivo)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2013

O frontal (película de PVC do vinil adesivo) é composto basicamente pelos seguintes elementos:

  • Plastificante: torna o filme flexível;
  • Pigmento: dá cor ao filme;
  • Aditivos: conferem propriedades específicas;
  • PVC: polímero de policloreto de vinila.

Além das matérias-primas, o processo de fabricação (cast ou calandrado) influencia na qualidade do vinil adesivo.

Cast (fundição)

Produz filmes de excelência, alta performance, durabilidade e flexibilidade. No processo de fabricação cast, as matérias-primas são adicionadas em ordem determinada, dentro de um recipiente. Além da sequência, elas devem ser misturadas numa velocidade controlada, em períodos demarcados, para formar uma mistura consistente. Essa mistura (líquida), conhecida como organosol, é "derramada" numa base, chamada de carregador, geralmente feito de papel.

Depois, submete-se a mistura a estufas, cuja função é evaporar os solventes da solução. Em seguida, forma-se um filme sólido (de espessura de 2 mil-milésimos de polegada), que é enrolado em bobinas, para receber o revestimento adesivo subsequente.

É o carregador que determina a textura do filme. Como o vinil é colocado nele em um estado "relaxado", o filme acaba por oferecer grande estabilidade dimensional (baixo encolhimento).

Esse processo também permite obter películas muito finas, devido ao controlador (nivelador) de espessura. Uma característica que ajuda na conformação do produto.

Processo de fabricação cast (vinil adesivo)

Esquema da fabricação do filme cast

Calandrado

Na fabricação do calandrado, são utilizados os seguintes dispositivos em sequência:

  • Mixers (misturadores): faz a mistura (chamada de dry blend) dos componentes (pó ou líquido) que formam o laminado. As matérias-primas variam de acordo com o resultado que se deseja obter. Mas, basicamente, os elementos empregados são: PVC, plastificante, estabilizante térmico, pigmentos e aditivos.
  • Banbury (misturador que usa pressão e calor): dentro dele ocorre a gelificação. Em outras palavras: a mistura passa para o estado gelatinoso. Esse processo aplica altas temperatura e tensão. Ao fim dele, a massa fica mais uniforme, para a homogeneização do produto final.
  • Strainer (filtro/dispensador): sistema de filtragem que retém impurezas e contaminações da mistura.
  • Calandra: dispositivo composto por diversos cilindros por entre os quais passa a mistura. Nessa etapa são definidas as características do laminado, como espessura, propriedades mecânica e efeitos (brilhante, fosco ou fibra de carbono). Esses acabamentos e texturas são obtidos por meio da variação de temperatura e cisalhamento, ou por cilindros especiais (como fibra de carbono). No próprio conjunto de cilindros, ocorre também o resfriamento.
  • Embobinamento: depois de resfriado e em condições ideais, o material segue para essa etapa final, que dispõe o produto em rolos. Em seguida, eles vão para o armazenamento, em locais abertos, isentos de poeira e contaminantes. É nesse formato (bobinas) que o laminado de PVC é comercializado para os fabricantes do vinil adesivo.
 
Esquema: fabricação do calandrado (vinil adesivo0

Sequência de calandras que fazem parte do processo calandrado

Fonte: Tekra. Artigo redigido por InfoSign e publicado originalmente no dia 14 de janeiro de 2013.



Sihl lança papel para impressoras de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2014

SolventPhoto Paper PE 240 é novidade da Sihl

SolventPhoto Paper PE 240 é novidade da Sihl

A Sihl, fornecedora de mídias para impressão digital, anunciou no Reino Unido o Solvent Photo Paper PE 240, papel desenvolvido especialmente para receber tintas à base de solvente.

Segundo a empresa, a mídia tem revestimento que confere brilho médio à superfície do papel e ajuda na reprodução de imagens de alta definição.

Ian Turnbull, diretor da Sihl UK, disse: "O Photo Paper PE 240 apresenta 240g/m2 e deflagra secagem rápida da tinta impressa. O papel apresenta alto brilho e revestimento em ambos os lados, o que é ideal para empresas que trabalham com fotos e gráficos comerciais".

Fonte: Image Report



Clicky