Mimaki é patrocinadora máster do Cambea 4

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/04/2014

Vinis usados na competição serão impressos em equipamentos Mimaki CJV30-160BS

Vinis usados na competição serão impressos em equipamentos Mimaki CJV30-160BS

A Mimaki, fabricante de impressoras digitais, é a nova patrocinadora máster da quarta edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo). A competição será realizada durante a feira Serigrafia Sign 2014, que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em São Paulo.

Os vinis utilizados no campeonato serão impressos na Mimaki CJV130-160BS, máquina que será exposta durante o evento. Trata-se de uma impressora solvente com recorte integrado, que trabalha na velocidade de até 17,5m2/h. Segundo a fabricante, o equipamento é ideal para empresas de envelopamento de carro, adesivos, banners, fachadas, brindes, fotoprodutos, rótulos, etiquetas, entre outras aplicações.

Bruno Santos, supervisor de SG da Mimaki Brasil, declarou: "Este é o primeiro ano que participamos como patrocinador do Cambea em parceria com a Alko. Estamos esperando uma competição de alto nível, que a cada ano torna o mercado mais profissional. A possibilidade de estarmos próximos dos competidores, trocando informações e experiências, é muito valiosa para nós, da Mimaki".

Fontes: Mimaki e Alko



BG Soluções confirma presença na Fespa Brasil 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/01/2019
Fornecedora é especializada em máquinas de corte e acabamento

Fornecedora é especializada em máquinas de corte e acabamento

A BG Soluções Tecnológicas, representante brasileira das soluções Zünd, é presença confirmada na Fespa Brasil 2019, feira que ocorre entre os dias 20 e 23 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Cristiano Guerra, gerente comercial da BG, declarou: “A Fespa é uma feira conhecida internacionalmente, onde grandes empresas apresentam seus produtos. O público que visita a exposição é muito qualificado, para realização de negócios e bons contatos. A mesa de corte da Zünd oferece robustez e construção sólida. É um equipamento extremamente estável e confiável. A máquina pode cortar PS, PVC, lona, adesivo, corrugados, foamboard, espumas, borrachas, tecidos, MDF, acrílico, ACM, entre tantos outros materiais”.

A Zünd também oferece soluções para o crescente e lucrativo segmento têxtil. Além da ferramenta de corte circular, a marca vende um sistema a laser que possibilita o corte de tecidos ao selar o canto do material. Segundo Guerra, há no exterior uma tendência muito forte para uso de tecidos em sinalização externa e interna. No Brasil, o executivo acredita que a adoção dos materiais têxteis tem sido mais lenta. Porém, está em crescimento.

Fonte: Fespa Brasil



Variáveis técnicas das impressoras de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/08/2021
Velocidade, qualidade ou variedade: qual delas é a mais importante para a sua empresa?

Velocidade, qualidade ou variedade: qual delas é a mais importante para a sua empresa?

Adquirir uma impressora de grande formato adequada requer uma pesquisa diligente. Para aqueles de fora do mercado, pode parecer que os vários dispositivos fisicamente semelhantes farão a mesma coisa e que a decisão de compra será direcionada principalmente pelo custo do equipamento. Aqueles mais versados no grande formato sabem que muitas considerações devem ser feitas para restringir a lista de aparelhos potenciais. Em alguns casos, a decisão de se concentrar em uma qualidade significa uma decisão de aceitar compensações em outras áreas.

Velocidade de impressão

Para muitos, o desejo de rendimento máximo é de importância primordial, porque seu objetivo é a performance - e certamente existem sistemas para preencher esse requisito. Por exemplo: uma das impressoras de grande formato mais rápidas do mercado hoje produz mais de 15.000 pés quadrados de impressão vendável em uma hora. Mas esse mesmo dispositivo é bastante caro, algo que se justifica se a empresa tiver trabalho suficiente para atender a essa necessidade. E atingir as altas velocidades prometidas geralmente significa operar um ou dois degraus abaixo do modo de “alta qualidade”, porque a impressão mais rápida pode exigir resolução mais baixa. Mas o verdadeiro objetivo da impressora rápida não é a qualidade excepcional: em vez disso, é uma qualidade totalmente aceitável para o alto volume de trabalho. Além disso, muitas das máquinas mais rápidas são apenas do tipo plano ou rolo a rolo, limitando a variedade de aplicações. Portanto, leve em conta a compensação: velocidade, em troca de menor qualidade e menos flexibilidade.

Qualidade de impressão

Quando as primeiras impressoras de grande formato estavam sendo lançadas, os céticos diziam que elas nunca alcançariam qualidade fotográfica ou offset e, portanto, não competiriam com essas tecnologias. Os atuais sistemas inkjet refutam essas afirmações iniciais. Cabeças de impressão de alta resolução e conjuntos de tintas expandidos (que incluem verde, laranja, violeta e branco) produzem resultados surpreendentes. Mas, assim como a necessidade de velocidade, a busca por qualidade excepcional tem um custo. Dada a resolução extremamente alta que esses sistemas podem produzir, sua velocidade de impressão é reduzida. Por exemplo: uma impressora com foco em qualidade, hoje, apresenta um conjunto de tintas de doze cores capaz de atingir até 99% do Guia Pantone, mas produzirá apenas 194 pés quadrados por hora em seu modo de alta qualidade. Além disso, essas impressoras alimentadas por rolo usam tintas pigmentadas à base d’água com desempenho excepcional em mídias especialmente revestidas. A compensação aqui, então, é qualidade em troca de impressão mais lenta e menos flexibilidade.

Variedade de aplicações

As impressoras híbridas são aquelas que oferecem os recursos dos sistemas plano e rolo a rolo, integrados em uma única solução. Quase todos esses sistemas utilizam tintas UV, que permitem uma adesão a ampla variedade de substratos. Eles fornecem flexibilidade máxima, oferecendo durabilidade em mídias que variam de tecidos delicados a materiais rígidos, como estireno e madeira. Essas impressoras laboriosas são comumente encontradas em birôs que oferecem produtos finais diversificados. Com relação à velocidade de impressão, há uma grande variedade de sistemas mais lentos e mais rápidos, muitas vezes diretamente relacionados ao custo -  embora poucos cheguem perto dos sistemas mais rápidos. Com relação à qualidade de impressão, esses sistemas podem fornecer excelentes resultados para os propósitos e produtos finais, mas não competem pela melhor qualidade. Aqui, a flexibilidade é obtida em troca de menos velocidade e qualidade inferior.

As boas notícias

É útil visualizar a velocidade, qualidade e flexibilidade como um diagrama de Venn, que assume a forma de um triângulo equilátero. Embora haja uma sobreposição significativa entre esses três elementos, as impressoras mais específicas e segmentadas - e, portanto, limitadas - provavelmente estão fora dessa sobreposição. A boa notícia é que muitos sistemas atualmente oferecem excelente qualidade, velocidade aceitável e flexibilidade necessária para satisfazer as necessidades da maioria dos usuários de grande formato. No entanto, é essencial entender sua empresa e suas necessidades. Existe um sistema “certo” para elas. Sua tarefa é saber o suficiente para identificá-lo.

O autor deste artigo é Dan Marx, editor sênior do Impressions Group, que possui amplo conhecimento da indústria de comunicações gráficas e trabalhou por quase três décadas com proprietários de empresas e desenvolvedores de equipamentos e mídias.



Clicky