Mercado de grandes formatos deve atingir 11,6 bilhões de dólares até 2026

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/02/2022
Estudo prevê que setor se expandirá a uma taxa CAGR de 5,4% entre 2021 e 2026

Estudo prevê que setor se expandirá a uma taxa CAGR de 5,4% entre 2021 e 2026

O mercado global de impressoras de grande formato pode valer até 11,6 bilhões de dólares até o ano de 2026 se as tendências atuais de crescimento continuarem, de acordo com um novo relatório da MarketsandMarkets, empresa de pesquisas de mercado.

O estudo prevê que o setor crescerá a uma taxa CAGR de 5,4% entre 2021 e 2026. Assim, o valor do mercado saltaria de 8,8 bilhões dólares para 11,6 bilhões dólares nesse período.

Uma das principais razões para a expansão das impressoras de grande formato é o uso crescente de equipamentos inkjet para aplicações CAD. “As indústrias de arquitetura, engenharia e construção preferiam as impressoras a laser, pois elas usavam menos cores e garantiam maior velocidade. No entanto, com o tempo, os fabricantes de inkjet começaram a fornecer impressoras mais rápidas com custos operacionais reduzidos, o que levou à ampla adoção dessas máquinas”, pontou o relatório.

O segmento de impressão UV está projetado para manter uma participação maior durante o período previsto na pesquisa. “A tinta UV tem múltiplas vantagens: seca quase instantaneamente, é resistente aos raios UV e não tem nenhum impacto ambiental significativo. Além disso, pode ser aplicada a uma variedade de superfícies não revestidas e rígidas. A UV está substituindo cada vez mais a solvente. Portanto, espera-se que a demanda por essa tecnologia aumente e detenha a maior participação de mercado”, registra a pesquisa.

Estima-se que a Ásia seja a região com maior crescimento. Espera-se que a Índia, o Japão e a China liderem o mercado de impressoras de grande formato nos próximos anos. A China e a Índia, em especial, por serem grandes fornecedores de tecidos.

A América do Norte deverá presenciar um crescimento impulsionado principalmente por investimentos em tecnologia para impressões em grande escala. A América do Norte abriga grandes players como HP, EFI, Xerox e Lexmark.

Fonte: Fespa



Conferência de impressão digital têxtil chega à sua 6ª edição

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/12/2019
Fespa Digital Textile Conference oferecerá um dia de muitas palestras sobre o tema

Fespa Digital Textile Conference oferecerá um dia de muitas palestras sobre o tema

A feira Fespa Digital Printing 2020 está marcada para os 18 e 21 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Dentro dela, ocorrerá a 6ª edição da Fespa Digital Textile Conference, uma série de palestras sobre tecnologias e segmentos da estamparia têxtil.

O estudo Fespa Print Census indica que a estamparia digital passa por um momento auspicioso. O relatório mostrou que tecidos impressos digitalmente apresentaram crescimento na casa de dois dígitos de forma consistentes nos últimos 4 anos.

Alexandre Keese, diretor da Fespa Digital Printing, declarou: “”stamos passando por um momento realmente transformador na indústria têxtil, que recebe o impacto direto de novas tecnologias e dá início a um novo modelo de consumo. Este novo conceito traz maior eficiência produtiva quando falamos nas produções em escalas menores e na criação de peças customizadas e sob demanda permitidas pela impressão digital”.

Durante as palestras com especialistas, será discutido o presente e futuro da indústria da moda, mostrando que a estamparia digital está preparada para atuar nela, com coleções personalizadas e sob demanda. Serão discutidas as tecnologias (sublimação e impressão direta), as tendências, os desafios, as questões sustentáveis, entre outros tópicos.

Outros segmentos também serão abordados. Entre eles, decoração ambiental, sinalização e estamparia têxtil industrial.

Fonte: Fespa Brasil



Wasatch lança versão 7.3 do SoftRIP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/03/2016
Impressão de códigos de barra e suporte a formatos de arquivos usados em estamparia têxtil são algumas das novidades do Wasatch SoftRIP 7.3

Impressão de códigos de barra e suporte a formatos de arquivos usados em estamparia têxtil são algumas das novidades do Wasatch SoftRIP 7.3

A Wasatch, desenvolvedora de softwares, anunciou a versão 7.3 SoftRIP, aplicativo dedicado a impressão de grandes formatos. Uma de suas novas ferramentas é a opção de imprimir códigos de barras e nomes dos arquivos em todos os impressos. Há também a possibilidade de espelhar as informações impressas, um recurso útil sobretudo para quem trabalha com sublimação. Além disso, a versão 7.3 do SoftRIP suporta transparências em TIFF, PSD e PNG files, solução para manuseio de arquivos de imagens para impressão direta em camisetas e tecidos.

De acordo com a empresa, os canais de transparência aparecerão no SoftRIP com um padrão xadrez, indicando, portanto, onde não haverá aplicação de tinta. Isso diminui a quantidade de insumo usado e melhora a sensação geral da peça. A criação de arquivos com canais de transparência também é útil em trabalhos com tinta branca.

O SoftRIP 7.3 também possibilita aos usuários rasterizar e imprimir arquivos PDF com múltiplas páginas dos hot folders. É possível encontrar facilmente uma página específica do PDF entre as filas de impressão por meio da ferramenta Wasatch Queues, que também inclui a data e a hora em que os trabalhos foram executados.

A Wasatch também declarou que o SoftRIP 7.3 oferece novas funções que melhoram o gerenciamento do processo de impressão, como a capacidade de bloquear determinados controles por meio de senhas. Além disso, há um dispositivo que avisa quando o substrato está chegando ao fim. Outra funcionalidade permite criar, classificar e manter bancos de cores, algo especialmente importante para empresas de impressão em tecidos.

A versão 7.3 do Wasatch contém mais de 40 novos drivers, para suportar soluções como a Sawgrass VJ 628 Virtuoso e as Epson SureColor F6200, F7200 e F9200.

Fonte: Wasatch



Clicky