Innotech disponibiliza ferramenta digital de avaliação de impacto ecológico de mídias

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/07/2022
Calculadora mostra o quão sustentável é a mídia impressa que você usa

Calculadora mostra o quão sustentável é a mídia impressa que você usa

A fornecedora Innotech Digital & Display criou uma ferramenta que avalia e compara o impacto ambiental de qualquer material impresso. Fácil de usar, a ferramenta online requer apenas a inserção das informações sobre a mídia a ser avaliada, que receberá a classificação de A a E (numa escala que mostra o quão sustentável é o produto).

A ferramenta utiliza cinco requisitos: produção, transporte, tempo de uso, reciclabilidade e embalagem. As informações solicitadas podem ser obtidas com os fornecedores das mídias. A classificação gerada vem com descrições detalhadas.

Kieran Dallow, gerente de marketing da Innotech Digital, declarou: “Queríamos ajudar os impressores a tomar decisões mais precisas com base em fatos. Nossa calculadora pode ser usada por qualquer pessoa e gera uma classificação consistente que compara diversas mídias. É um grande momento na transição para materiais impressos sustentáveis. A calculadora simplifica o trabalho de escolher o material certo”.

A “Innotech Eco Impact Rating Tool” está disponível gratuitamente.

Fonte: Innotech

Tags: Innotech,


SPGPrints inaugurou centro de tecnologia de impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2017
Instalações estão sediadas na Holanda

Instalações estão sediadas na Holanda

A SPGPrints, fabricante de impressoras digitais, anunciou a inauguração de um centro técnico dedicado à estamparia digital têxtil. Com sede na Holanda, o novo edifício tem 700m2 e abriga showroom e salas de treinamentos.

Segundo a empresa, o centro é um local para aprender a obter os benefícios revolucionários da impressão digital e para compreender as implicações da produção digital. O ambiente também poderá ser usado para testar novos projetos e tecidos sob condições específicas. Além disso, permitirá que a equipe de pesquisa da SPGPrints otimize as tecnologias da empresa.

O centro contém as duas impressoras têxteis da SPGPrints: a impressora Pike (de úncia passada e largura de 1.850mm) e a Javelin (que trabalha na velocidade de 40m/min e possui largura de 3,2m).

A inauguração do centro é parte de um programa de investimentos de 8 milhões de euros, que também inclui a expansão fabril da empresa, com o objetivo de dar responder rapidamente às novas demandas do setor de impressão têxtil digital.

Dick Joustra, CEO da SPGPrints, declarou: “A impressão têxtil digital está transformando a cadeia de produção têxtil, pois torna possível maior variedade de projetos, reduz prazos de entrega, diminui custos e elimina desperdícios. A abertura do centro marca nosso compromisso de impulsionar a tecnologia digital”.

Fonte: SPGPrints



Epson lança no Brasil impressora têxtil Monna Lisa 8000

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/02/2021
Com 8 cabeças, impressora é modelo de entrada

Com 8 cabeças, impressora é modelo de entrada

A filial brasileira da Epson está disponibilizando a nova Monna Lisa (ML) 8000, impressora têxtil que roda na velocidade de 155m2/h.

Com 8 cabeças PrecisionCore, o equipamento é indicado para estamparias que pretendem substituir suas tecnologias analógicas por digitais.

As cabeças apresentam tecnologias exclusivas, como a Microweave (que reduz o efeito de marca e granulação) e a Multi-Layer Halftone (que renderiza os padrões de pontos de meio-tom em cada camada). Já a Dynamic Alignment Stabilizer (DAS) aumenta a estabilidade da qualidade de impressão, ao controlar as ondulações em cada chip da cabeça.

A ML-8000 também inclui a capacidade de alinhamento de cores simétricas para sobreposição de cores precisas durante a impressão bidirecional em passagens lentas, e o Controle Preciso de Posição da Correia detecta automaticamente a distância de alimentação da correia, para garantir o avanço preciso dos tecidos.

Um sistema de remoção de pó retira os fiapos da superfície dos tecidos antes que eles entrem na área de estampagem, enquanto o sistema de extração impede que o vapor de tinta cole à superfície aos nozzles.

A tecnologia de verificação de nozzles detecta a ausência de pontos que implicam em obstruções e ajusta o nível de tinta a ser disparada, para manter a qualidade de imagem e reduzir erros de impressão.

Graças à função de calibração automática via câmera RGB, o operador pode realizar facilmente a substituição da cabeça em menos de 30 minutos. Já o sistema de monitoramento Epson facilita a obtenção de respostas rápidas para problemas potenciais, reduzindo interrupções na produção.

A facilidade de uso do equipamento é garantida por meio de um visor touch de 9 polegadas que mostra o status da impressora, as instruções de uso e os procedimentos habituais de manutenção. Além disso, a máquina conta com cartuchos duplos de tinta de alta capacidade (10 litros) que permitem a substituição em funcionamento.

As tintas originais Epson estão disponíveis nas opções ácida, reativa, dispersa e pigmentada, em embalagens à vácuo. Todas contam com certificação ECO PASSPORT, adequadas aos padrões de impressão têxtil responsável com o meio ambiente. Especificamente, a tinta ácida conta com a aprovação bluesign, enquanto a reativa e a pigmentada possuem a verificação GOTS, da ECOCERT.

A Monna Lisa faz parte de um sistema completo e integrado. A solução conta ainda com um fornecedor único para todos os componentes: cabeças, tintas, pré-tratamentos, pós-tratamentos e suporte de engenharia.

Fonte: Epson Brasil

 



Clicky