Impressão digital ganha destaque no relatório de tendências globais da Drupa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2014

Maior feira de impressão do mundo, a Drupa, cuja próxima edição ocorrerá de 31 de maio a 10 de junho de 2016, em Dusseldorf (Alemanha), comprometeu-se a publicar uma série de estudos sobre tendências e mudanças no mercado internacional de impressão.

Acaba de ser lançado o Drupa Global Trends, primeiro relatório da organização, cujos resultados têm como base pesquisas realizadas com um grupo de executivos de gráficas, fornecedores e consumidores de impressão de todo o mundo.

Realizada no fim de 2013, a pesquisa contou com aproximadamente 2.500 tomadores de decisão de 119 países; 58% deles eram de gráficas, 21%, de fornecedores e 21%, de clientes finais.

O documento revela um número de tendências críticas compartilhadas por todas as regiões econômicas e por todos os segmentos de impressão.

De acordo com a Drupa, 65% das gráficas no mundo usam impressão digital

De acordo com a Drupa, 65% das gráficas no mundo usam impressão digital

O relatório confirma que há uma grande transformação estrutural em curso na indústria mundial de impressão, juntamente com a ocorrência de margens mais apertadas. Além desses, há outros pontos de grande destaque no estudo:

  • Há sinais claros de que as condições econômicas mundiais estão melhorando. Consequentemente, a indústria global de impressão planeja aumentar seus investimentos nos próximos 12 meses. A América do Norte está na liderança, pois acelerou o ritmo de grandes transformações ao investir pesado em tecnologia, TI e novos serviços. Nos países emergentes, o aumento da demanda é a razão para o crescimento;
  • A atividade de impressão está se transformando de indústria de produção em massa para ramo prestador de serviços. É evidente a demanda por novas soluções e modelos de negócios que reflitam as novas necessidades dos clientes;
  • A impressão digital está cada vez mais presente no parque gráfico. Entre os provedores de serviços de impressão, 65% usam tanto métodos convencionais quanto digitais, e um terço das gráficas comerciais obtem um quarto ou mais de suas rendas por meio da impressão digital. Mas a tecnologia convencional continua a ser um importante pilar para o setor.

O primeiro relatório da Drupa oferece uma avaliação inicial do estado atual da indústria de impressão. A fim de monitorar as tendências em curso, a pesquisa será repetida anualmente. Além disso, a Drupa publicará uma série de relatórios com insights para oferecer análises detalhadas sobre tópicos de relevância para a indústria.

A Drupa também está desenvolvendo uma pesquisa sobre os impactos da internet na indústria de impressão, que será lançado em 2014. O objetivo será apresentar os efeitos causados pelo e-commerce, marketing digital, comunicação de massa e TI. E mostrará como as estratégias e os modelos de negócios precisam ser adaptados.

Fonte: What They Think



Aleph lança impressora digital têxtil LaForte 600

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
LaForte 600 estampa diretamente em tecidos

LaForte 600 estampa diretamente em tecidos

A fabricante italiana Aleph revelou no mercado internacional a LaForte 600, impressora inkjet industrial que estampa diretamente tecidos em velocidades que podem variar de 600 a 1000m²/h, em resolução de até 1200dpi.

Segundo a empresa, embora a LaForte 600 tenha tecnologia de passada scanning, ela atinge quase os mesmos níveis de produtividade das impressoras de passada. Além disso, possui um design compacto (que facilita sua integração em vários ambientes de produção) e um processo sem água (que reduz o consumo de água e energia).

Além da LaForte 600, a Aleph fabrica a LaForte 200, impressora a inkjet têxtil com um design compacto e uma correia rotativa patenteada. É indicada para atender produções de volumes médios e altos de impressão. Outra máquina que faz parte do portfólio da fabricante é a sublimática LaForte 100 Paper, capaz de trabalhar na velocidade de até 200m²/h.

Alessandro Manes, CEO da Aleph, declarou: “Desde o lançamento oficial do projeto LaForte, em 2015, nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento vem trabalhando duro para melhorar e consolidar a série. Decidimos manter nosso foco no desenvolvimento da tecnologia impressão scanning, que agora pode oferecer altos volumes, alta qualidade e menores custos de produção”

Fonte: Aleph



Nova impressora de camisetas da Ricoh

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/09/2020
Ricoh Ri 2000 estampa imagens personalizadas diretamente em roupas

Ricoh Ri 2000 estampa imagens personalizadas diretamente em roupas

A fabricante Ricoh anuncia uma nova geração de impressora DTG que estampa diretamente em roupas. Trata-se da série Ri 2000, capaz de personalizar camisetas, bolsas, sapatos de lona, bonés, camisas, máscaras têxteis e coletes de segurança. Isso porque o equipamento lança mão de um recurso de ajuste automático de altura da mesa, que alterna facilmente entre os tipos de roupas.

Capaz de imprimir na resolução de 1200 x 1200dpi, a Ri 2000 roda com o software Textile Productionserver, da ColorGATE, que permite a consistência de cores, a automação de fluxos de trabalho e a criação de camadas brancas para impressão em roupas escuras.

Uma tela touch colorida de 7 polegadas fornece alertas de manutenção para todas as tarefas que precisam da intervenção do operador. Além disso, a máquina conta com recursos de limpeza automática, como a higienização das cabeças de impressão.

Graham Kennedy, diretor da Ricoh Europe, declarou: “Nossos clientes poderão aproveitar os benefícios da Ri 2000, que atende às necessidades de fornecedores de impressão digital, lojas online de roupas personalizadas e empresas que oferecem valor agregado na estamparia têxtil. Ela se junta ao portfólio da Ricoh, que já incluía os modelos Ri 100 e Ri 1000”.

Fonte: Ricoh