Impressão 3D na luta contra a covid-19

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/04/2020
Fabricante, clientes e distribuidores estão imprimindo centenas de protetores em vários países

Fabricante, clientes e distribuidores estão imprimindo centenas de protetores em vários países

A Massivit, fabricante de impressoras 3D de grande formato, está contribuindo no combate à pandemia de covid-19. Tanto a empresa quanto sua rede internacional de clientes se mobilizaram para produzir equipamentos de proteção usados por equipes médicas dedicadas a ajudar as vítimas do novo coronavírus. Segundo a fabricante, cada unidade da Massivit é capaz de imprimir diariamente centenas de peças. O modelo 1800, por exemplo, pode confeccionar 200 protetores faciais em 8 horas.

Além de estar produzindo milhares de protetores, a Massivit disponibilizou os arquivos digitais para que seus clientes e distribuidores imprimam as peças. Para as empresas que participam desta iniciativa, foi garantida uma doação de gel de impressão pela própria Massivit.

Os arquivos de impressão 3D e as instruções de produção estão disponíveis para download no link.

Erez Zimerman, CEO da Massivit, declarou: “Ficamos cientes da terrível falta de equipamentos de proteção individual em todo o mundo e da necessidade urgente de ajudar as equipes médicas. Todos os nossos esforços estão agora dedicados a esta causa. Estamos mobilizando todos os nossos recursos para ela, para que a nossa rede de clientes possa ajudar a combater a pandemia como uma força global unida. Incentivamos e apoiamos o desenvolvimento de qualquer iniciativa que possa ajudar a erradicar esse flagelo”.

Na Itália, um dos países que mais sofreu com o surto de covid19, a Sismaitalia (cliente da Massivit) agradeceu a oportunidade. A diretora da empresa, Federica Tisato, declarou: “Estamos imprimindo protetores faciais e contribuindo significativamente para proteger a saúde de nossos profissionais de saúde dedicados a combater a pandemia”.

O Dr. Dan Hadas, do Assaf Harofeh, um dos centros médicos que recebeu vários lotes de protetores faciais, expressou: “Médicos, enfermeiros e todos da equipe de terapia intensiva agradecem imensamente as doações”.

Muitos dos clientes do Massivit reagiram rapidamente à iniciativa da empresa e já começaram a produzir protetores faciais para profissionais de saúde locais, na Itália, Irlanda, Espanha, Portugal, EUA, Canadá, Bélgica, Tailândia e Austrália.

Fonte: Massivit 3D



GCC lança máquina a laser T500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/07/2015
T500 trabalha acrílicos com uma polegada de espessura

T500 trabalha acrílicos com uma polegada de espessura

A GCC, fornecedora de equipamentos para comunicação visual, lançou no mercado internacional a T500, máquina a laser que conta com lente focal de 6 polegadas e laser alemão Rofin de 150W.

O equipamento possui motor servo AC, design de cinta e estrutura de aço reforçada. Além disso, é capaz de gravar materiais cuja espessura pode ter até 5 polegadas. Esse recurso destina-se a atender empresas com necessidade de processamento de materiais de grande porte.

Em função do tubo da Rofin, o laser da T-500 penetra acrílicos com uma polegada de espessura e madeira compensada com até 18mm.

É possível comprar um módulo opcional que lê marcas de registro para corte de contorno.

Segundo a empresa, a T500 é certificada nas normas de segurança CE EN60825-1: 2007 class 2, CDRH Class 3 e Europe MD (Machinery Directive).

Fonte: GCC



Akad lança máquina a laser Novacut Laser BCL1006MM

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/08/2016
BCL1006MM foi projetada e desenvolvida na Suíça

BCL1006MM foi projetada e desenvolvida na Suíça

A Akad, fornecedora de equipamentos para comunicação visual, anunciou o lançamento da BCL1006MM, máquina a laser com área útil de corte de 1000mm × 600mm.

Indicado para empresas de sinalização, comunicação visual, serigrafia, tecidos, vidros e brindes promocionais, o equipamento realiza trabalhos em materiais como MDF, acrílico, couro, tecido, entre outras mídias homologadas.

Segundo a fornecedora, a máquina possui comunicação WiFi, painel de LCD para pré-visualização e sistema de movimentação vertical da mesa, para acomodar peças de até 150mm de altura. Além disso, a máquina conta com sistema de exaustão, compressor de ar, refrigeração a água do tubo do laser e software para operação do equipamento.

Com 90W de potência, a máquina tem garantia de 16 meses, exceto consumíveis como espelhos, lente e tubo do laser.

Quanto a gravação a laser, a fornecedora ressalta que o tamanho mínimo dos textos a serem gravados varia conforme o material e o tipo da fonte. Portanto, antes de gravar ou cortar, é importante avaliar características da mídia, como espessura, densidade, flexibilidade, dureza, tratamento superficial, sensibilidade do material a exposição a altas temperaturas para certificar-se da viabilidade técnica.

Fonte: Akad