HP mobiliza parceiros de impressão 3D para combater a covid-19

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2020
Protetor facial pode ser fabricado por impressoras 3D

Protetor facial pode ser fabricado por impressoras 3D

A HP e a sua comunidade internacional de impressores 3D estão se mobilizando para produzir peças essenciais no combate à pandemia de covid-19, e mais de mil peças impressas em 3D já foram entregues a hospitais.

Centros de pesquisa e desenvolvimento da HP em Barcelona, Oregon; Califórnia e Vancouver estão colaborando com parceiros em todo o mundo, em um esforço coordenado, para aumentar a produção de materiais 3D de necessidades urgentes.

A HP também está trabalhando em sincronia com agências governamentais de vários países para garantir a eficácia e a qualidade dos produtos 3D. Alguns deles são:

- Abridor de porta: maçanetas estão entre os objetos mais infestados de germes em casas, hospitais, fábricas e asilos. Este adaptador permite a abertura fácil e higiênica com o cotovelo. A peça foi projetada pelo Materialize, parceiro da Digital Manufacturing Network da HP;

- Ajustador de máscara: funcionários de hospitais são obrigados a usar máscaras por longos períodos de tempo. Este fecho foi projetado para melhorar o conforto e aliviar as dores associadas ao uso da máscara;

- Protetor facial: é um dos itens de proteção pessoal de maior necessidade. Suportes para segurar e encaixar confortavelmente o protetor no usuário são componentes impressos em 3D.

Outras aplicações estão em fase de teste e validação. Entre elas estão:

- Ventilador: peças impressas em 3D para uma máscara com válvula para ventilação de emergência. Com design simplificado, os dispositivos podem ser fabricados com rapidez;

- Máscaras faciais FFP3: é necessário um equipamento de proteção eficaz para que os médicos tratem o volume esperado de pacientes com covid-19. A HP está validando várias máscaras faciais hospitalares e espera que elas estejam disponíveis em breve. Um exemplo de máscara foi desenvolvido pelo Research Institute CIIRC CVUT, da República Tcheca.

Ajude!

A HP e seus parceiros disponibilizam livremente os arquivos de projetos validados para a produção de peças que não exigem montagem. Designers e impressores de 3D que desejam ajudar na pandemia de covid-19 podem contribuir com novas aplicações e ideias neste site.

Se você precisar de suporte no desenvolvimento de aplicativos ou desejar solicitar peças, envie sua solicitação neste link.

Abridores de porta
Ajustadores de máscara
Protetores faciais

Fonte: HP



Sawgrass e J-Teck3 fecham acordo para produção de tinta sublimática

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2015

J-Teck3 recebeu licença para produzir insumos para sublimação de acordo com patentes da Sawgrass

J-Teck3 recebeu licença para produzir insumos para sublimação de acordo com patentes da Sawgrass

A Sawgrass, desenvolvedora de tecnologias de impressão, tem expandido seu portfólio de patentes nos últimos 10 anos. E a J-Teck3, fabricante de insumos gráficos, assinou recentemente um novo contrato de licença com a Sawgrass, a fim de continuar a vender legalmente tintas sublimáticas compatíveis com impressoras de grande formato com largura acima de 1 metro.

Há mais de oito anos, a J-Teck3 vende e fabrica tintas para sublimação digital com licenciamento da Sawgrass, o qual garante a reprodução de tecnologia proprietária, alta qualidade e padrões éticos.

Enrico Grasselli, CEO e fundador da J-Teck3, declarou: "Decidimos continuar a licenciar uma gama de patentes da Sawgrass. Como empresa dedicada ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, apreciamos os avanços da Sawgrass, bem como sua carteira de patentes".

Fonte: Sawgrass



Fujifilm anuncia nova impressora Inca SpyderX

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2017
SpyderX inclui dois canais de tinta branca

SpyderX inclui dois canais de tinta branca

A filial norte-americana da Fujifilm anunciou a Inca SpyderX, impressora UV de médio porte com sistema plano de alimentação de substratos.

Com rolo a rolo integrado, o equipamento imprime mídias rígidas e flexíveis, como vinis, foam, papelão ondulado, poliestireno, papéis de parede e lonas, para aplicações como placas, faixas, letreiros e displays, entre outras.

A máquina emprega sistema de tintas que inclui seis cores (CMYK, light cyan e light magenta) e dois canais de branco. A tinta branca permite a impressão em substratos claros e escuros e em camadas sobre ou sob uma imagem. Ela também pode ser usada como cor especial.

Com cabeças Dimatix e tintas Fujifilm Uvijet XS, a Inca SpyderX oferece produção em velocidade de até 230m2/h. Além de incluir tecnologia de mapeamento dos nozzles, tecnologia Print-a-Shim (que garante a qualidade uniforme em todas as áreas dos impressos) e software de diagnóstico remoto com IncaVision.

Fonte: Fujifilm