Hexis lança vinil cast THE190EVO

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/11/2018
Filme de PVC tem 50μm de espessura

Filme de PVC tem 50μm de espessura

A fabricante Hexis anunciou o lançamento no mercado internacional do THE190EVO, vinil adesivo cast indicado para decoração de interiores e envelopamento de carros, caminhões, ônibus, barcos, entre outros veículos.

Composto por um novo liner especial que oferece máxima opacidade, o filme foi projetado para ter baixo tack inicial e ser mais fácil de instalar. A mídia também vem com o Take Heat Easy, novo adesivo à base de solvente que, combinado ao liner, oferece um tipo de tack específico que ajuda os instaladores nas aplicações.

O THE190EVO pode ser laminado com filmes da série PC190 (para acabamento brilhante ou fosco), com mídias da linha PC500 (para proteção UV de longo prazo) ou com laminados cast estruturados (fibra de carbono, efeito de madeira, glitter, acabamento de concreto, entre outros).

Clément MATEU, CEO da Hexis, declarou: “No dia 1º de outubro de 2018, anunciamos uma grande parceria com a equipe Renault de Fórmula 1. Essa parceria afetará o desenvolvimento de produtos que oferecemos para a indústria automotiva”.

Fonte: Hexis



Tipos de adesivos usados em vinil – parte 2

Por Eduardo Yamashita em 06/07/2015

Saiba a diferença entre adesivo permanente e adesivo removível

Saiba a diferença entre adesivo permanente e adesivo removível

A maioria dos filmes adesivos é projetada para durar médios e longos prazos quando expostos ao ar livre. Por essa razão, os adesivos são geralmente permanentes. Porém, em alguns casos, o adesivo removível é empregado. Trata-se de um composto de aderência baixa, projetado para ser removido com relativa facilidade (a facilidade é determinada pela resistência à força de puxar, que é medida em libras por polegada).

Confira a primeira parte deste artigo

Vamos comparar dois filmes autoadesivos com adesivo acrílico: um é removível e o outro, permanente. O removível oferece força adesiva de apenas 1,6lbs/pol2, enquanto o permanente proporciona 3,7lbs/pol2. Isto é, o adesivo acrílico permanente tem 131% mais força de atrito do que o removível. Essas medições são realizadas 24 horas após a aplicação (tipicamente testados em alumínio ou aço inoxidável, que são substratos ideais).

Quanto mais tempo um vinil com adesivo removível fica preso à superfície, mais forte se torna o vínculo. Às vezes, sua remoção pode ser tão difícil quanto a de um adesivo permanente. Em outras palavras, todos os adesivos removíveis podem se transformar em permanentes. Geralmente, depois de, em média, três anos, a diferença é insignificante.

Resíduos

Qualquer um que já teve de substituir uma imagem antiga sabe que a remoção do adesivo é apenas metade do trabalho. Depois de o filme ser puxado e rompido, o resíduo adesivo permanece sobre a superfície. É por isso que uma boa “removibilidade” significa a inexistência de resíduos de adesivo.

Fabricantes de vinis adesivos removíveis oferecem produtos capazes de serem removidos até dois anos depois da instalação, com menos de, aproximadamente, 20% de resíduo.

Adesivos de maior qualidade deixam menos resíduos depois de removidos

Adesivos de maior qualidade deixam menos resíduos depois de removidos

Aplicações

Vinis para recorte ou impressão digital com adesivos removíveis são geralmente usados para aplicações indoor temporárias (feiras e exposições), decoração de interiores, imagens de trânsito exteriores (abrigos de ônibus, sinais de ônibus e táxi) e, claro, envelopamento de veículos.

De modo geral, qualquer imagem a ser substituída em dois anos pode ser criada em um filme com adesivo removível. Para projetos que devem durar mais de três anos, recomenda-se o uso de vinil com adesivo permanente.

Adesivo reposicionável

À medida que novos usos são encontrados para filmes de recorte e impressão, novos termos para defini-los são elaborados. Há cinco anos, o termo “reposicionável” se referia à alta qualidade de adesivos permanentes. Nesse contexto, “reposicionável” significava que o filme era fácil de manusear em uma aplicação a seco. Esse adesivo permite a colocação e a reposição da imagem sobre a superfície, desde que não seja pressionado. Quando espatulado, a pressão ativa o adesivo. Ele “molha a superfície” e começa funcionar. Uma vez que se adesiva, é considerado permanente.

Atualmente, “reposicionável” significa ser capaz de mover todo o vinil autoadesivo depois de ele ter sido aplicado - algo que ninguém no ramo de sinalização pensava alguns anos atrás. “Vinis de parede” têm um adesivo de aderência muito baixa, permitindo que sejam facilmente levantados e movidos para outra superfície sem deixar resíduos e sem destruir a capacidade de movê-los e reaplicá-los de novo… e de novo… e de novo. Ou seja, é um grande progresso.

Atualmente, os adesivos reposicionáveis permitem que o vinil seja colado e destacado inúmeras vezes

Atualmente, os adesivos reposicionáveis permitem que o vinil seja colado e destacado inúmeras vezes

Um adesivo removível não é necessariamente reposicionável. Há materiais para serem adesivados em paredes e cuidadosamente removidos. Mas alguns não foram concebidos para ser removidos e reposicionados. É certo que parte da diferença é causada por especificações do filme de PVC.

As informações acima são um bom guia para que você faça a escolha adequada entre adesivos acrílicos ou de solventes e entre permanentes, removíveis ou reposicionáveis.

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



Mimaki anuncia nova geração de impressoras têxteis híbridas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2019
TX300P1800 MkII pode imprimir no papel transfer ou diretamente no tecido

TX300P1800 MkII pode imprimir no papel transfer ou diretamente no tecido

A filial norte-americana da Mimaki anunciou no mercado internacional o TX300P-1800 MkII, equipamento que pode trabalhar tanto com papel sublimático quanto com impressão direta no tecido.

Michael Maxwell, gerente sênior da Mimaki USA, declarou: “Este modelo baseia-se na impressora TX300P-1800, mas ele vem com mais recursos para que nossos clientes possam expandir seus negócios com a flexibilidade de imprimir não apenas em tecidos de poliéster, mas também em tecidos de celulose, como algodão e cânhamo”.

No modo de impressão direta, o equipamento drena o excesso de tinta que penetra na mídia por meio de um cilindro com uma calha de recebimento. Para mudar para o modo de sublimação com papel, o usuário precisa apenas conectar uma placa de vácuo.

A TX300P-1800 MkII aceita tecidos de até 75,6 polegadas de largura ou papel transfer de até 76,7 polegadas de largura.

A máquina vem também com um recurso exclusivo de tinta dupla, que pode ter três configurações: pigmentada/sublimação direta, pigmentada/sublimação transfer ou sublimação direta/sublimação transfer.

Os usuários do TX300P-1800 MkII também podem instalar um único tipo de tinta, entre elas: sublimática direta, pigmentada, dispersa, reativa ou ácida.

As tintas estão disponíveis em embalagens de dois litros e são instaladas no Mimaki Bulk Ink System 3 (MBIS3), que é mais econômico que os cartuchos, além de dar mais autônoma à impressão, liberando a equipe para trabalhar em outros projetos.

Fonte: Mimaki USA



Clicky