Fujifilm Dimatix anuncia impressora DMP-2850

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2016
Equipamento é dedicado a imprimir eletrônicos e aplicações industriais

Equipamento é dedicado a imprimir eletrônicos e aplicações industriais

A fabricante Fujifilm Dimatix anunciou no mercado internacional a Dimatix DMP-2850, impressora desktop inkjet desenvolvida para impressão de eletrônicos e outras mídias e aplicações especiais empregadas em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na indústria.

Segundo a empresa, o equipamento é uma versão melhorada da DMP-2831, impressora que se tornou uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de deposição de fluidos, com aproximadamente mil unidades instaladas no mundo.

A DMP-2850 inclui um PC configurado com Microsoft Windows 8.1 e Drop Manager. Além disso, emprega duas câmeras de alta velocidade com resolução óptica refinada para fornecer imagens de qualidade superior em funções de controle de impressão.

A máquina também permite o monitoramento remoto das câmeras e do status dos trabalhos. Um sistema permite analisar o desempenho dos disparos de gotas e uma câmara fiducial facilita a inspeção e o registro de impressão com precisão.

A DMP-2850 é alimentada por cartuchos, que estão disponíveis em dois tamanhos de gota (1 e 10 picolitros). A máquina estará disponível a partir de setembro de 2016.

Fonte: Fujifilm Dimatix



Cientista europeu cria processo para recuperar cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/01/2013

Um cientista europeu afirma ter descoberto um novo processo de recuperação para cabeças de impressão entupidas. Com a novidade, as peças que seriam descartadas, ganhariam uma nova chance.

"É certo que nós, na Europa, criamos o primeiro processo deste tipo. Desenvolvi um químico capaz de remover a tinta de forma a não causar degradações nas cabeças de impressão", revelou Phil Keenan, atual diretor da Camscience, e com passagens em empresas como a HP e a Xennia.

Com sua tecnologia atualmente utilizada por empresas como HP, Ricoh e outras que usam cabeças para disparo de tinta UV, Keenan pretende expandir os negócios, atingindo outras marcas como Mimaki e Roland. Segundo o cientista, a novidade é capaz de restaurar as peças a fim de fazê-las trabalharem como novas, evitando que sejam enviadas para aterros.

Keenan disse ao site britânico SignLink como funciona o químico: "Ele provoca uma separação entre a tinta UV curada e as superfícies da cabeça de impressão. Usando solventes leves e surfactantes, o químico quebra a tinta em partículas tão finas que são facilmente removidas", explicou.

É esperar para ver se o produto chega ao Brasil e, principalmente, se cumpre com o esperado.

reaproveitar cabeça de impressão

O cientista Phil Keenan afirma ter desenvolvido químico que reaproveita cabeças de impressão já gastas

Fonte: SignLink. Texto: InfoSign



Wasatch desenvolve software para impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2016
ColorBlend foi criado para atender a indústria de estamparia digital têxtil

ColorBlend foi criado para atender a indústria de estamparia digital têxtil

A desenvolvedora Wasatch e a ColorBlend, indústria têxtil italiana, uniram-se para criar um aplicativo dedicado à impressão digital em tecidos. Além de ferramentas específicas para controle e gerenciamento de cores, o software ColorBlend oferece a opção “Colorways”, que ajuda a criar padrões tonais. Confira os principais recursos do programa:

“Colorways”

Ferramenta com a qual é possível definir várias combinações de cores e aplicá-las a determinado padrão. Basta selecioná-las em uma biblioteca ou obtê-las por meio de espectrofotômetro. Layouts permitem que o usuário visualize as cores selecionadas e faça as alterações necessárias

Controle preciso de cores

A ferramenta “Color Matching” permite obter correspondências entre as cores do arquivo digital e as cores impressas nos tecidos. Isto é realizado por meio da digitalização de um conjunto de amostras, que depois serão usadas pelo ColorBlend como base para que ele obtenha as devidas correspondências das cores em valores L*a*b.

Criador de perfis de cores

O ColorBlend foi projetado especificamente para criar perfis para impressão digital em tecidos. Além de trabalhar com o padrão CMYK, o software é capaz de interpretar com bastante precisão cores especiais como laranja, azul e verde, usadas para expandir a capacidade de reprodução das impressoras. O ColorBlend também criar perfis levando em conta a saturação de cores típica da estamparia têxtil.

Fonte: Wasatch



Clicky