Fespa publica estudo internacional sobre impressão de grandes formatos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
A Fespa, federação global de empresas de impressão, revelou os principais resultados da edição 2018 de seu censo internacional, realizado em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence, consultoria norte-americana especializada na indústria de imagem digital.
Para o estudo, foram entrevistados 1.405 (12% a mais que no censo anterior, de 2015) de 102 países. Os dados foram coletados em 2017 nos eventos da Fespa na Europa, Ásia, México, Brasil e África do Sul. A base do censo é de entrevistados que definiram seus negócios como: impressão digital (17%), serigrafia (15%), sinalização (10%), impressão em tecido e direct-to-garment (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes gráficas (11%) e embalagem (4%).
Embora a federação tenha destacado (abaixo) as principais informações do estudo, o censo completo é vendido por 2.000 euros aos não associados. Porém, os membros das associações nacionais da Fespa e da Fespa Direct receberão o relatório integral e gratuitamente.
Otimismo
Assim como em 2015, os empresários seguem esperançosos: 83% dos entrevistados afirmam estar otimistas com os seus negócios. Isso tem relação direta com a expansão contínua do mercado de grande formato, que tem crescido 4,2% ao ano desde 2007. Atualmente, a produção digital representa 44% da receita total, e nos dois próximos anos, a previsão do crescimento do volume de negócios é 53%.
Demandas dos clientes
A impressão tem se transformado cada vez mais como uma indústria de serviços. Isso porque birôs e gráficas têm atendido à tendência contínua de personalização em massa. No cendo, 72% dos entrevistados relataram um aumento na demanda por entregas mais rápidas, 61% veem a necessidade crescente de pequenas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega just-in-time (JIT).
Mix de produtos
Atualmente, na área de comunicação visual, a produção é dominada pelos banners: 68% dos entrevistados produzem regularmente esses itens. Metade dos consultados enxerga o potencial de crescimento desse nicho. Os entrevistados também destacaram as placas e os outdoors entre as aplicações mais demandadas.
O PDV ganhou força: 59% das empresas cresceram nessa área. Além disso, mais da metade dos consultados passaram a produzir um volume maior de aplicações autoadesivas, como envelopamento automotivo.
O crescimento contínuo do segmento de decoração impressa também ficou evidenciado: 74% dos entrevistados expandiram seus negócios nesse segmento.
Investimento em tecnologia digital
Para responder às demandas por prazos e tiragens mais curtas, as empresas têm investido em tecnologia digital. O aumento da capacidade produtiva é uma prioridade de investimento: 54% dos entrevistados citaram esse ponto como sua principal motivação para gastos de capital.
A redução de custos é um fator importante para 53%, enquanto a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos continua sendo um foco de investimento para 53% dos entrevistados.
Padrões de evolução tecnológica continuam em 2018. Haverá crescimento de receita em UV, látex, sublimação e impressão direta, em contraste com o declínio das tecnologias solventes, aquosas e analógicas. Em 2018, 27% dos entrevistados do segmento de sinalização planejam comprar uma impressora inkjet UV (plana ou híbrida) e 18% planejam comprar uma látex ou UV rolo a rolo.
O que critério que mais peso na hora do investimento é a produtividade: 63% citaram a velocidade como o atributo mais importante em uma nova impressora. O nível médio de investimento entre as empresas de sinalização e comunicação visual é 43% maior do que em 2015, ficando em 144.600 euros.
Tecidos
O censo de 2018 revelou um quadro detalhado do crescente segmento têxtil. Entre os entrevistados estão empresas serigráficas com foco em aplicações têxteis, produtores de tecidos e empresas de direct-to-garment.
O predomínio é do segmento de estamparia de vestuário, com as aplicações de roupas esportivas e fast fashion apresentando maior de crescimento.
A adoção da estamparia têxtil digital é mais lenta que em outros segmentos. Em todos os nichos relacionados a tecidos, a produção ainda é dominada por processos analógicos. No entanto, entre as gráficas têxteis, 56% fizeram investimentos digitais e 19% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. Elas visam obter benefícios, como redução do tempo de colocação de novos produtos no mercado, produção de coleções criativas personalizadas e redução do impacto ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.
A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos consultados da área de tecidos, e 55% querem a capacidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Esses investimentos são motivados pela redução de resíduos e rápida resposta aos picos sazonais.
As empresas de tecidos e serigrafia esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil cresça 12% nos próximos dois anos.
Demandas ambientais
O conjunto de perguntas do censo de 2018 foi ampliado para que fosse possível obter insights sobre a importância da produção ambientalmente sustentável.
As respostas mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelos clientes: 76% dos entrevistados disseram que a demanda dos clientes por produtos ambientalmente responsáveis está moldando a estratégia de negócios, e um em cada cinco declara que é uma grande influência.
E como as gráficas e birôs estão respondendo a essa demanda? Dos entrevistados, 32% usam equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente. Outras respostas incluem: treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de componentes orgânicos voláteis, uso de mídias recicláveis e programas de reciclagem.
Dos prestadores de serviços de impressão, 72% puderam investir em sustentabilidade sem aumentar os preços dos produtos. Isso preservou as vendas e manteve a competitividade.
Fonte: Fespa
3M lança série de vinis Color Wrap Film 2080
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/09/2019
A fabricante 3M anunciou no mercado internacional o lançamento da Color Wrap Film 2080, série de vinis adesivos cast indicados para decoração e envelopamento de veículos. A linha é composta por 40 opções de cores e 6 acabamentos.
Segundo a empresa, as películas da série Color Wrap Film 2080 duram 8 anos (em superfícies verticais) ou 3 anos (em superfícies horizontais).
Vendidos em rolos com largura de 60 polegadas, os vinis vêm com a tecnologia 3M Controltac (que facilita o deslizamento e o reposicionamento da mídia) e a 3M Comply (com canais de liberação que permitem que o ar escape e melhore o desempenho da aplicação).
Capaz de se adaptar a superfícies 3D e curvas complexas, um vini da linha Color Wrap Film 2080 possui película adaptável que protege contra arranhões e marcas de rodo, torna a instalação mais rápida e proporciona um resultado melhor.
Fonte: 3M
Ricoh anuncia sua primeira impressora UV
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/10/2017
A fabricante Ricoh anunciou nos EUA a Pro T7210, impressora digital plana UV que suporta mídias de diversos tipos com até 11cm de espessura e área de 2,1m x 3,2m.
Além de imprimir na velocidade de 50m2/h (durante a operação padrão), o equipamento oferece gerenciamento inteligente de recursos e interface simplificada, o que torna as produções mais simples e econômicas.
A impressora também conta com um sensor de ajuste do intervalo de mídia que mede automaticamente a espessura do substrato e ajusta as cabeças.
A tinta original que acompanha a máquina é de alta viscosidade e desenvolvida para rodar nas cabeças patenteados da Ricoh.
John Fulena, vice-presidente da Ricoh USA, declarou: “O modelo de negócios para impressão de decoração está evoluindo com o aumento da demanda por tiragens mais curtas e prazos de entrega mais rápidos. A T7210 é capaz de fazer tudo isso”.
Fonte: Ricoh USA
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