Fespa 2018 dá ênfase à estamparia digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/05/2018
Exposição ocorre na Alemanha, entre os dias 15 e 18 de maio

Exposição ocorre na Alemanha, entre os dias 15 e 18 de maio

A estamparia digital têxtil está em alta. Não apenas no Brasil, mas no mundo. Isso poderá ser constatado na Fespa 2018, feira internacional que ocorre entre os dias 15 e 18 de maio, em Berlim, Alemanha. A exposição contará com mais de 120 expositores de equipamentos, substratos e consumíveis para a impressão em tecidos. Além disso, a feira oferecerá muitos conteúdos educativos e interativos, como o Print Make Wear.

No Print Make Wear, o visitante poderá conhecer de perto uma linha de produção de vestuários, do design ao acabamento. Estarão rodando soluções têxteis de fornecedores como Brother, Dekken, Gerber, Juki, MagnaColours, MHM, Mimaki, entre outras empresas.

O designer Sanaa Annukka, da Marimekko, criou materiais para a produção de roupas no Print Make Wear. Para tanto, usou cores Pantone e efeitos especiais e metálicos, que serão estampados por uma impressora serigráfica automática da MHM.

Outro destaque da Fespa 2018 será a Dover Digital Printing, que demonstrará um workflow de produção de camisas de futebol customizadas. É uma espécie de simulação de uma fábrica de artigos esportivos, que contará com soluções das marcas Caldera, MS Printing Solutions, JK Group, Monti Antonio e Zünd.

A feira terá a participação da Epson, que levará a impressora têxtil industrial Monna Lisa e mostrará uma coleção feminina de alta costura criada pelo designer Richard Quinn.

A organização da Fespa 2018 também destaca a Aeoon, que mostrará sua série híbrida Kyo Hybrid, indicada para produção digital em uma escala industrial.

Fonte: Fespa Brasil



Sawgrass lança tintas sublimáticas com gama de cores ampliada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/07/2016
Tintas SubliJet-HD Expanded Gamut são indicadas para o sistema Virtuoso 25” 8-Color HD

Tintas SubliJet-HD Expanded Gamut são indicadas para o sistema Virtuoso 25” 8-Color HD

A fabricante Sawgrass anunciou no mercado internacional o SubliJet-HD Expanded Gamut (XG), conjunto de tintas sublimáticas indicadas para o sistema Virtuoso 25", que contém uma impressora digital VJ 628.

Composto por cartuchos de oito opções (CMYK, Lc, Lm, laranja e azul), o conjunto é capaz de reproduzir maior gama de cores do que o tradicional padrão CMYK. Com as tintas light, é possível obter gradientes mais suaves e sombreamentos em alta resolução. Além disso, a tinta preta especial (SubliJet-HD Black XF) aumenta a estabilidade e a longevidade das imagens.

Indicada a birôs, gráficas digitais e estamparias, a SubliJet-HD XG vem com uma paleta pré-configurada de cores especiais que podem ser carregadas diretamente pelo Adobe Photoshop, Illustrator ou CorelDraw. Novas cores também podem ser criadas, aplicadas e salvas na paleta para correspondência em trabalhos impressos com frequência.

Patrick McGinnis, diretor da Sawgrass, declarou: “Este conjunto de tinta foi desenvolvido para empresas que precisam imprimir cores especiais e difíceis, em logos esportivos e corporativos, por exemplo. Agora, elas podem facilmente obter cores difíceis como vermelhos, azuis, roxos e padrões Pantone”.

Fonte: Sawgrass



Enquete: as dificuldades técnicas em birôs e gráficas digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2014

Leitores do portal enfrentam mais dificuldades na reprodução de cores

Leitores do portal enfrentam mais dificuldades na reprodução de cores

No dia 24 de novembro de 2013, o InfoSign lançou uma enquete que permaneceu aberta ao longo de mais de 12 meses. Nela, perguntamos sobre as principais dificuldades técnicas que os leitores mais enfrentam dentro de birôs e gráficas digitais. Com 1.400 participações, a pesquisa obteve o seguinte resultado:

  1. Gerenciamento de cores: 33% dos votos;
  2. Falhas de impressão: 30% dos votos;
  3. Adesivação de vinis: 22% dos votos;
  4. Problemas de acabamento: 15% dos votos.

A principal dificuldade dos leitores (gerenciamento de cores) tem relação direta com a reprodução de imagens e a repetibilidade dos padrões de cores. Acompanhe as novidades sobre o assunto em nossa página especialmente criada para ele.

Sobre o gerenciamento de cores, o InfoSign também já publicou diversos artigos técnicos. Veja abaixo:

Na próxima pesquisa, perguntamos qual tipo de impressora de grande formato sua empresa pretende adquirir em 2015. Basta clicar na sua opção no quadro da enquete, que fica na lateral direita do site.

Não deixe de votar. Participe!