Feira Serigrafia Sign 2018 tem data e local marcados

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/07/2017
Serigrafia Sign 2018 está agendada para o mês de julho

Serigrafia Sign 2018 está agendada para o mês de julho

A edição de 2018 da feira Serigrafia Sign vai ocorrer entre os dias 25 e 28 de julho, das 13h às 20h (de quarta a sexta-feira) e das 10h às 17h (sábado), no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

A edição de 2017 reuniu 36 mil visitantes, que conferiram atrações como a Serigrafia em Ação (oficina criativa com demonstrações práticas de todo processo serigráfico), o Circuito de Impressão Digital Têxtil (espaço que apresentou etapas do processo de impressão digital em tecidos), o DecorExpress (projeto que apresentou as possibilidades que a comunicação visual oferece para a decoração) e a Arena do Conhecimento by SID (apresentações de novos produtos, ferramentas, dicas e técnicas de envelopamento)

Já o conteúdo técnico do evento foi compartilhado no Fórum Serigrafia Sign, que contou com palestrantes conceituados, temas inovadores e cases de sucesso, além da Arena Técnica, com palestras sobre novas tecnologias, lançamentos e soluções oferecidas pelos expositores aos profissionais.

Liliane Bortoluci, diretora do evento, declarou: “As novidades da edição de 2017 agradaram e surpreenderam o público, os expositores e as instituições do setor. Buscamos formatar o evento para atender às demandas de um mercado em evolução, e as atrações interativas, experimentações, apresentação de tendências e conteúdo técnico de qualidade marcaram a feira deste ano. O grande volume de negócios iniciados na feira demonstra otimismo e sinaliza uma retomada do setor”.

Fonte: Serigrafia Sign



Fujifilm lança tinta termo-moldável Uvijet HZ

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2023
Tinta é indicada para impressoras Acuity Prime

Tinta é indicada para impressoras Acuity Prime

A fabricante Fujifilm lançou a Uvijet HZ, tinta UV LED termo-moldável projetada para uso nas impressoras planas Acuity Prime.

Curada por lâmpadas UV LED convencionais, a matéria-prima é indicada para estampar uma ampla gama de materiais comumente utilizados em aplicações de termoformagem. A tinta pode ser dobrada e vincada, além de ser submetida a temperaturas que variam de 150 ºC a 200ºC. Também pode receber acabamento em router e guilhotina.

É isenta de solventes voláteis e hidrocarbonetos. Isso significa que gera menos impacto ambiental.

Matthew Whiting, gerente de produto da Fujifilm Wide Format Inkjet Systems, declarou: “Ao termoformar, você não quer que a tinta quebre, fique quebradiça ou lasque. A Uvijet HZ é muito flexível e mantém sua alta qualidade durante todo o processo de termoformagem”.

Fonte: Fujifilm



Adesivação de vidro: a seco ou molhada?

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/07/2021
Confira dicas e técnicas de aplicação de vinis em vidros

Confira dicas e técnicas de aplicação de vinis em vidros

Qual é a melhor forma de aplicar o vinil adesivo em vidros? A seco ou molhada? Este artigo, preparado por Fernando Bifulco, instalador técnico da Imprimax, ensina as técnicas e os procedimentos corretos para executar uma adesivação perfeita em janelas e vidraças.

Antes de começar a instalação, separe e verifique a integriadade e a qualidade de ferramentas como o rodinho e as espátulas (dura, mole e de acabamento). Para a aplicação úmida, é necessário preparar a solução aquosa (na proporção de um litro de água para uma gota de sabão neutro).

A primeira etapa comum aos dois tipos de aplicação é a limpeza da superfície onde será colada a imagem. Para remover totalmente a sujidade do vidro, recomenda-se o uso de um aparelho com lâmina ("ratinho") para a retirada de partículas maiores. Depois, passe álcool isopropílico, que evapora mais rápido, para desengordurar a área toda. Use pano de microfibra pois ele não solta resquícios.

Outro procedimento fundamental é escolher o vinil adequado para a aplicação. Recomenda-se o Frosted, da linha Jateados da Imprimax, que é compatível com todas as impressoras de grandes formatos, além de ter as qualidades necessárias para uma aplicação a seco ou úmida.

Aplicação a seco

Comece a aplicação destacando, pela parte superior da folha, o frontal do liner. Descole aproximadamente 20cm do vinil, sempre tomando cuidado para não vincá-lo. Alinhe o material e dobre o liner (do meio para as pontas).

Encaixe a parte superior da folha à parte superior do vidro. Caso a vidraça tenha suportes, utilize-os para prender o material e, em seguida, confira se a imagem está corretamente posicionada. Em caso positivo, comece a espatulação: faça movimentos de dentro para as pontas e utilize apenas a metade da espátula, em ângulo de 45º. Essa técnica evita bolhas de ar e ajudar a manter o vinil em seu local correto.

Comece a espatular pela parte superior da imagem, e vá descendo até a ponta inferior da película. Não retire o liner de uma vez, destaque-o aos poucos e em concomitância com a adesivação. Enrole a sobra do papel para que ela não atrapalhe na instalação.

Cole o material por inteiro e, sem seguida, comece o acabamento. A primeira etapa é moldar o vinil aos suportes e acessórios que compõem a vidraça. Para isso, apoie e deslize com cuidado a lâmina (nova e sem nenhum desgaste) sobre a superfície da peça. Esse procedimento cria pequenos cortes por onde o ar deverá ser retirado por uma nova espatulação, que também servirá para adaptar totalmente a película às irregularidades.

Em seguida, cuide dos refiles das laterais. Para o acabamento de áreas chanfradas, apoie a lâmina em ângulo e, sem fazer pressão, deslize (de cima para baixo) o estilete para cortar o excesso de material. Como resultado, haverá um casamento perfeito entre as extremidades do vinil e do chanfro.

Para o acabamento da parte inferior da película, use a espátula dura de cantos redondos para demarcar a parte do vinil que será removida. Corte e retire a película, tomando cuidado para puxar corretamente a mídia. Em seguida, use a espátula com cantos retos para dar o retoque final.

Embora exija mais controle e conhecimento do instalador, a aplicação a seco demanda menos tempo para o trabalho. Por isso, é indicada para quem precisa executar serviços mais rápidos.

Aplicação molhada

Molhe o vidro com a solução de água e sabão. Na sequência, posicione o vinil sobre a superfície. Atente-se para que a imagem esteja voltada para a vidraça. Estabilize o material, retire o liner e umedeça completamente o adesivo da película. Depois, vire o material e posicione-o corretamente. A seguir, comece a espatulação pela parte superior, retirando a água pelas laterais. Vá descendo, até que a mídia esteja totalmente aderida. É imprescindível a remoção plena de líquidos, para garantir a qualidade da aderência da cola ao vidro. Para tanto, recomenda-se utilizar um rodo para puxar e remover quaisquer resquícios sob a vinil.

Para aderir o filme nas laterais, aplique o calor do soprador térmico (na velocidade 1) e pressione o vinil com a espátula. Se mesmo assim o material não colar, é porque há excesso de água. Por isso, é imprescindível aguardar a secagem total do material. Os demais procedimentos de acabamento são os mesmos empregados na ténica a seco.

A aplicação molhada não exige muito esforço do instalador. Portanto, é mais fácil de ser executada. Porém, demandará mais tempo para o acabamento da peça. Isso porque a instalação só ficará pronta após a secagem total da água. Essa técnica também é indicada para quando a película receber impressão digital ou for submetida ao calor do transporte, que tornam o vinil mais maleável.

Agora que você aprendeu as técnicas, assista ao vídeo para saber como colocá-las em prática:



Clicky