Epson revisa suas metas ambientais para 2050

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2021
Declaração foi estabelecida em 2008

Declaração foi estabelecida em 2008

A Seiko Epson Corporation renovou sua declaração de metas ambientais para 2050. Até lá, a fabricante de tecnologia deverá se tornar “carbono negativo” e prescindir de recursos não renováveis, como petróleo e metais.

A Epson foi fundada em 1942, no Japão. Em 2008, a empresa estabeleceu a sua visão ambiental para 2050, que foi revisada pela primeira vez em 2018, para realinhá-la com um ambiente operacional alterado. Esta última revisão fez parte das diretrizes “Epson 25 Renewed”, cujo objetivo é “alcançar a sustentabilidade e enriquecer as comunidades”. Especificamente, a fabricante definiu metas de descarbonização e reciclagem de recursos.

A Epson planeja investir 100 bilhões de ienes em descarbonização, reciclagem e desenvolvimento de tecnologias ambientais nos próximos dez anos. A expectativa é que esses esforços reduzam mais de dois milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa na cadeia de abastecimento da empresa. Além disso, a fabricante concentrará seus recursos de gestão no desenvolvimento de produtos e serviços que reduzam o impacto ambiental de seus clientes.

Fonte: Epson

 



Drytac lançará mídias na ISA Sign Expo 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/03/2018
Evento será realizado entre 22 e 24 de março, nos Estados Unidos

Evento será realizado entre 22 e 24 de março, nos Estados Unidos

A Drytac, fabricante de mídias para comunicação visual, anunciou seus planos para a edição 2018 da ISA Sign Expo, feira que será realizada entre os dias 22 e 24 de março, em Orlando, Estados Unidos. No evento, a empresa promete lançar o vinil Polar Burst e os adesivos da linha OptiTac, além de apresentar materiais das séries SpotOn, ViziPrint, ReTac e WipeErase.

O Polar Burst é uma película adesiva de PVC com acabamento acetinado e reflexivo. Com 95μ e adesivo acrílico removível, é compatível com impressão digital látex e UV. A mídia é indicada para a composição de placas de sinalização, aplicações publicitárias, displays de pdv, cartazes e outras peças de comunicação visual. A durabilidade do vinil é de três anos em ambientes internos.

A nova linha OptiTac é composta por três mídias: a OptiTac padrão, a Removable e a CF. A primeira é uma película de PET (com 38μ) desenvolvida para aplicações em superfícies transparentes como Plexiglas, acrílico, policarbonato e vidro. A mídia é indicada para compor imagens lenticulares, exibições retroiluminadas, telas sensíveis ao toque e imagens impressas em inkjet de alta qualidade.

A OptiTac Removable oferece os mesmos benefícios da OptiTac padrão, porém apresenta adesivo em apenas um dos lados, o que permite a reutilização de materiais caros como o Plexiglas.

O OptiTac CF é uma película com adesivo acrílico solvente. Com 45μ, a mídia é protegida por um revestimento de PET transparente em ambos os lados. Trata-se de um substrato composto por elementos de clareza óptica, indicado para reduzir o efeito prateado (silvering) nas aplicações de mídias que podem não ser completamente lisas.

Fonte: Drytac



Como envelopar retrovisores e capacetes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/05/2021
Conheça as técnicas para adesivar objetos com curvas positivas

Conheça as técnicas para adesivar objetos com curvas positivas

Depois de ganhar experiência nas adesivações de superfícies planas, o instalador sente que é a hora de envelopar objetos mais complexos, como capacetes e retrovisores, que por terem curvas positivas demandam lastro para executar corretamente a quebra de memória e a distribuição de tensão do vinil adesivo – essenciais para dar qualidade à aplicação e ao acabamento. Segundo Cleber Orsioli, gerente de marketing da Imprimax, é o acabamento caprichado que agrega valor e agrada ao cliente.

Passo a passo

Wagner Oliveira, instrutor técnico da Imprimax, ensina que, antes de começar a adesivar um retrovisor, é fundamental analisar em quais partes de sua superfície deverão ser dadas as quebras de memória do vinil. O instrutor também recomenda que, se possível, a peça seja desmontada. Com ela solta, o instalador consegue trabalhar melhor.

Primeiro passo: limpe toda a peça com álcool isopropílico, para remover vestígios de sujeira. Em seguida, destaque o frontal do liner e fixe-o na parte de trás do retrovisor (que fica mais próxima ao vidro da porta do veículo). Depois, cubra toda a parte superior da peça. Para isso, aqueça e estique o vinil com soprador e espátula. Zele para sempre dar uniformidade à aplicação e retirar eventuais bolhas de ar. Direcione o vinil para a área do retrovisor que se assemelha a uma quina, pois é aí onde o material excedente deverá ser removido com estilete. Também é onde deverá ser feita a emenda. Para concluir, aplique calor (entre 80ºC e 100ºC), com soprador sempre em movimento, em 3 sessões com duração entre 10 e 15 segundos.

Dica importante dos técnicos da Imprimax: antes da aplicação, cada objeto deve ser analisado individualmente. Há peças mais simples que poderão ser revestidas sem muitas dificuldades, em uma cobertura única. Porém, há objetos muito mais complexos que demandarão a aplicação de emendas.

Confira no vídeo abaixo detalhes do procedimento:

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas

 



Clicky