Epson, Avery e Casa do Zezinho unem-se por causa educacional

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/11/2018
Realizado em dez países, projeto Impressione América Latina chega ao metrô da capital paulista

Realizado em dez países, projeto Impressione América Latina chega ao metrô da capital paulista

A Epson Brasil, em parceria com a Avery Dennison, criou o Impressione América Latina, projeto que estimula o debate sobre questões sociais por meio da exposição de impressões em grande formato. No dia 21 de novembro, a ação desembarcou em São Paulo (SP), onde permanecerá até 20 de dezembro e abordará a necessidade do desenvolvimento de atividades educativas, artísticas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes de baixa renda.

O primeiro passo da Epson foi realizar um concurso e selecionar a obra da artista gráfica Bianca Klempe, de 20 anos, para ilustrar a causa defendida no Brasil. Com o tema “Enquanto você espera só um pouquinho, já tem gente esperando por muito tempo”, a criação impressa em grande formato ficará exposta na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, em duas portas da plataforma de embarque da Estação Pinheiros e no corredor de acesso à Estação Paulista. Além disso, a ação resultou em uma doação em dinheiro para a Casa do Zezinho, organização sem fins lucrativos localizada no Parque Maria Helena, bairro da Zona Sul paulistana.

Os painéis criados por Bianca foram estampados em substrato Avery Dennison pela impressora solvente Epson SureColor S60600, que incorpora a cabeça de impressão PrecisionCore TFP. Sobre a tecnologia, Evelin Wanke, gerente de vendas da Epson do Brasil, declarou: “Os equipamentos dessa linha ainda incluem a tinta solvente GS3 UltraChrome, que oferece alta qualidade de impressão, durabilidade e menor tempo de secagem”

Criada em 1994, a Casa do Zezinho recebe jovens entre 6 e 21 anos que frequentam a rede pública de ensino. Com base nos quatro pilares da Pedagogia do Arco Íris, criada pela psicopedagoga Tia Dag, a ONG investe em programação socioeducativa que compreende artes, ciências, filosofia e espiritualidade

Eduardo Valentin Gonçalves, head de marketing da Epson do Brasil, declarou: “A Epson está sempre atenta às necessidades de desenvolvimento dos países onde está presente. No Brasil, acreditamos que a educação é um fator para a transformação social. Por isso, optamos por realizar este trabalho com a Casa do Zezinho. E o metrô de São Paulo, pela democracia e abrangência que oferece, possibilita gerar impacto em grupos de diferentes gêneros, raça, idade e classe social. Cerca de 197 mil pessoas passam pela Estação Paulista diariamente, enquanto 173 mil usuários circulam todos os dias pela Estação Pinheiros”.

Outros nove países participam do Impressione América Latina. O primeiro local a contar com a exposição de uma obra foi o Museu Gabriela Mistral, em Santiago (Chile). No país, a causa defendida foi o combate ao câncer de mama, assim como na Argentina, onde uma obra foi exibida no Museu de Arquitetura e Design de Buenos Aires.

Fonte: Epson Brasil



Review: impressora HP Latex R2000 Plus

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/10/2020
Recém-chegada ao Brasil, a R2000 Plus tem entre seus trunfos uma tinta flexível e versátil

Recém-chegada ao Brasil, a R2000 Plus tem entre seus trunfos uma tinta flexível e versátil

Lançada globalmente em meados de 2018, a série R de impressoras látex da HP chega ao Brasil em outubro de 2020 para acirrar de vez a disputa no segmento de equipamentos híbridos, atualmente dominado pelas UV. Composta por três modelos, que variam de tamanho e capacidade produtiva, a série é puxada pela R2000 Plus, que em sua edição 2020 pode rodar na velocidade máxima de 86m²/h e estampar mídias com até 2,5m de largura e quase 51mm de espessura.

No Expositor Virtual da HP, você encontra mais detalhes da R2000 e de todas as outras soluções látex da marca. Visite!

Embora novatas no Brasil, centenas de impressoras da série R foram instaladas com sucesso pelo mundo. Na América do Sul, por exemplo, o Microenvases SRL, da Argentina, e o Prana Publicist, da Colômbia, são dois birôs que se beneficiam atualmente da tecnologia, para produzir inúmeras aplicações de comunicação visual, decoração, embalagem e termoformagem, impressas em uma ampla variedade de mídias rígidas, como:

  • Acrílico;
  • Cerâmica;
  • Foamboard;
  • Madeira;
  • Painel composto de alumínio;
  • Papelão comprimido;
  • Papelão ondulado;
  • Plástico ondulado;
  • Policarbonato;
  • Poliestireno;
  • Vidro.

Em função das propriedades versáteis da tinta látex e do sistema de alimentação híbrido de substratos, a R2000 Plus também é capacitada a trabalhar com materiais flexíveis em rolo, como:

  • Canvas;
  • Lonas;
  • Papéis revestidos;
  • Policarbonato;
  • Poliéster;
  • Poliestireno;
  • Polipropileno;
  • Tecidos (não porosos);
  • Vinis adesivos.
Látex híbrida da HP imprime diretamente em placas de alumínio usadas na decoração de interiores

Tinta látex

Composta basicamente por água, pigmentos e partículas de látex, a tinta original da R2000 Plus está disponível nas opções CMYK, light cyan, light magenta e branca. A máquina também trabalha com um otimizador (para melhorar a qualidade das imagens impressas) e um revestimento “Overcoat” (para conferir resistência a arranhões).

A aplicação do revestimento “Overcoat” cria uma película superficial de proteção sobre as imagens impressas, sobretudo em gráficos que não podem ser laminados. A eficácia do produto foi comprovada em uma série de testes realizados no HP Image Permanence Lab, em janeiro de 2018, que comparou a resistência do revestimento com outras tintas com alto teor solvente.

Vendidas em cartuchos de 3 ou 5 litros, as tintas látex são inodoras e não apresentam metais pesados e monômeros químicos reativos. Isto é, não oferecem riscos à saúde.

Não inflamáveis, os insumos não produzem ozônio e dispensam ventilação especial no ambiente, suas impressões não têm cheiro e não produzem compostos orgânicos voláteis agressivos aos operadores e ao meio ambiente. Também cumprem requisitos de segurança de normas sobre brinquedos e padrões ecológicos estabelecidos internacionalmente, como o UL EcoLogo.

Além disso, as tintas não produzem o relevo característico das impressões UV, mantendo as propriedades originais de toque e textura das mídias.

A HP também ressalta a alta elasticidade da látex. Tal característica possibilita a produção de aplicações em que é exigido o alongamento extremo dos substratos, como a termoformagem e o envelopamento de veículos.

Em relação ao acabamento, a película de tinta impressa não quebra nem descola durante o corte dos materiais rígidos em routers, o que evita desperdícios e aumenta a produtividade dos birôs.

Elasticidade da tinta látex possibilita a impressão em materiais termoformados

Tinta Branca

Com alta opacidade e brilho, a tinta látex da R2000 Plus imprime, segundo a HP, um “branco verdadeiro” que não amarela com o tempo – diferentemente de seus pares UV, cujos fotoiniciadores podem dar um aspecto amarelo às impressões de branco.

Outra diferença da R2000 Plus é que ela emprega um sistema exclusivo de microcirculação para evitar a decantação da tinta branca. Esse dispositivo também permite que o operador retire as cabeças de impressão branca para armazená-las em uma câmara interna dedicada a rotacionar essas peças. O benefício desse procedimento é a redução (e economia) das rotinas de manutenção. Mais detalhes do sistema de impressão branca da R2000 Plus podem ser vistos neste vídeo:

Além de consistência de impressão e dos sistemas que otimizam o uso da tinta, a R2000 Plus oferece quatro possibilidades de aplicações com a tinta branca:

- Underflood: nessa opção, a branca é a primeira camada de tinta depositada. Em seguida, por cima dela, estampa-se as imagens coloridas. Esse procedimento é indicado para estampar mídias que não são originalmente brancas nem transparentes, como caixas de madeira, chapas de PVC pretas e lonas vermelhas;

- Overflood: esse modo é usado para estampar materiais transparentes, como adesivos para vitrines. Imprimem-se imagens espelhadas coloridas e, em seguida, deposita-se a tinta branca, que serve como fundo;

- Cor Spot: a tinta branca, nesse modo, é utilizada como cor especial sobre mídias coloridas. É basicamente o mesmo processo do modo “Underflood”, porém, com áreas brancas impressas definidas;

- Sanduíche: esse modo divide-se em duas operações, de três e cinco camadas. Na de três, imprime-se a imagem colorida espelhada, depois a tinta branca e, em seguida, a imagem espelhada novamente. Essa opção é utilizada para backlits “dia-e-noite”, em mídias transparentes. O modo de cinco camadas é aplicado para impressão frente e verso.

Tecnologia permite trabalhar com quatro modos diferentes de impressão com tinta branca

Tecnologia de impressão

Destoando da maioria das atuais impressoras de grande formato, que empregam tecnologia piezo, a R2000 Plus utiliza cabeças do tipo térmica. Dentro delas, pulsos elétricos são responsáveis por formar bolhas de vapor de tinta, expelida em direção à mídia, onde aterrissa e forma as imagens impressas.

Segundo a HP, desenvolvedora da tecnologia, a cabeça térmica, em relação aos seus pares piezo, tem um número maior de orifícios (nozzles), em um espaço menor. Por isso, essas peças são mais leves e pesam menos no carro de impressão. Consequentemente, há menos desgaste e manutenção. Além disso, a R2000 Plus possui um sistema de detecção automática que checa o funcionamento e corrige falhas dos orifícios sem a intervenção do operador.

As oito cabeças que compõem o conjunto de impressão da R2000 Plus são capazes de disparar gotas de 10 picolitros e de oferecer os seguintes modos de produção:

  • 5,2m²/h: 3 camadas noite-dia;
  • 16m²/h: branco como cobertura (100%);
  • 22m²/h: alta qualidade para ambiente interno (12p, 120%);
  • 36m²/h: branco spot (100%);
  • 43m²/h: produção interna (6p, 110%);
  • 86m²/h: externa (3p, 70%).

Para a secagem da tinta, A R2000 Plus possui um sistema de aquecimento de alta eficiência, capaz de curar as mídias antes de elas saírem da impressora. Já o sistema de carregamento de substratos apresenta uma esteira com dispositivo de vácuo inteligente, que torna a manipulação dos materiais mais eficientes, sobretudo na entrada de múltiplas folhas. O sistema rolo a rolo é integrado e suporta bobinas de até 100kg:

Softwares

A HP tem investido pesadamente no desenvolvimento de softwares que ajudam a produzir mais e melhor, com menos recursos e menos desperdícios. A R2000 Plus, por exemplo, roda com um aplicativo interno de controle de produção que permite definir até oito filas de sequenciais trabalho, em diferentes modos de impressão. A única preocupação do operador é carregar os materiais.

Conectado à internet, o equipamento, que suporta os RIPs da Caldera ou Onyx, pode ligar-se ao HP Print OS, sistema operacional exclusivo da HP. Gratuita, a plataforma pode ser acessada remotamente por smartphones e oferece diversos aplicativos:

- Configuration Center: identifica se a impressora precisa de alinhamentos e calibrações de cores;

- Learn Center: oferece inúmeros cursos sobre equipamentos, softwares e gerenciamento de cores;

- Media Locator: oferece uma vasta biblioteca para download de perfis de mídia;

- Print Beat: fornece histórico de produção, mídias mais utilizadas e horas do dia que são mais produtivas.

Aplicativo permite acompanhar, pelo celular, o status integral da impressora em tempo real

Instalação

Tanto a instalação quanto o treinamento da R2000 Plus são realizados em, no máximo, cinco dias. Técnicos da fornecedora fazem o acompanhamento necessário, até que os operadores consigam aplicar, na prática, o conhecimento adquirido. A HP frisa que todas as soluções látex da marca oferecem uma experiência intuitiva e de rápida assimilação.

Para a instalação, é necessário prover recursos elétricos e ambientais, além de mão de obra dedicada, computador e dispositivos auxiliares.

Embora a garantia de fábrica seja de 6 meses, a HP oferece cobertura gratuita por 2 anos  (6 meses de garantia e 18 meses de contrato de serviços), tanto com assistência remota quanto com atendimento no local onde a impressora foi instalada.

Benefícios

Fabricada pela HP e vendida no Brasil pela Digigraf, a R2000 Plus oferece como grande diferencial um conjunto de tintas látex versáteis, com propriedades de brilho, durabilidade, aderência e elasticidade, as quais possibilitam, por exemplo, a personalização de objetos termoformados.

Outro destaque é que a impressão látex não descaracteriza as qualidades originais das mídias rígidas. Ou seja, se o substrato for brilhante, ele continuará brilhante. Se fosco, continuará fosco. Em comparação, a impressão UV tende a deixar todas as imagens com acabamento fosco, independentemente do material. Além disso, a película de tinta UV pode deixar um toque espesso e irregular nos substratos.

Outro ponto importante: a tinta látex da HP, por suas qualidades sustentáveis, recebeu inúmeras certificações ecológicas e de segurança. Inclusive, atende aos requisitos de produção de brinquedos infantis. Por esse e outros motivos, o proprietário da R2000 Plus não precisa obter licenças ambientais para instalar a impressora. Também é desnecessário se preocupar com o descarte dos cartuchos de tinta, pois a fornecedora oferece um programa gratuito de coleta, o HP Planet Partners.

Embora a R2000 Plus seja a aposta mais recente da HP, a tecnologia látex tem evoluído desde seu lançamento, em 2009. De lá para cá, a fabricante desenvolveu e disseminou impressoras com diferentes tamanhos e potenciais produtivos, que foram melhorando ano a ano. E a prova disso é a própria R2000 Plus, que aproveita dos avanços da látex para imprimir não só os recorrentes materiais flexíveis, mas agora também uma ampla série de mídias rígidas, com imagens duráveis, flexíveis e sustentáveis.

Com a impressora HP Latex R2000 Plus, birôs podem se diferenciar por oferecer serviços de decoração com alto valor agregado 

Este artigo foi produzido integralmente pela redação do Portal InfoSign



Fujifilm anuncia impressora UV Acuity Prime Hybrid

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/10/2023
Impressora híbrida estampa rolos e peças rígidas

Impressora híbrida estampa rolos e peças rígidas

A fabricante Fujifilm anunciou a disponibilidade na Europa do Acuity Prime Hybrid, impressora UV capaz de estampar mídias rígidas e flexíveis.

Em configuração plana, a Acuity Prime Hybrid trabalha com substratos de até 2.050mm de largura, podendo imprimir em até quatro peças de mídia rígida simultaneamente.

O equipamento vem com pinos de registro que garantem a precisão da impressão de ponta a ponta. Além disso, pode rodar na velocidade de 92m2/h.

As mesas de manuseio frontal e traseira dão suporte a todos os tipos de mídia e simplificam o posicionamento dos materiais.

Capaz de carregar simultaneamente dois rolos de até 0,9m de largura, a Acuity Prime Hybrid emprega tinta original certificada pela GREENGUARD Gold, o que a chancela para a produção de papéis de parede e inúmeras outras aplicações.

Fonte: Fujifilm



Clicky