Elitron lança soluções de corte e pré-impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/04/2019
Klick e Kombo SDC + 21.32 estão entre as novidades da empresa italiana

Klick e Kombo SDC + 21.32 estão entre as novidades da empresa italiana

A Elitron, fabricante italiana de máquinas de acabamento, anunciou no mercado internacional a Klick (ferramenta de pré-impressão) e o Kombo SDC+ 21.32 (sistema de corte).

A Klick é indicada para automatizar o processo de pré-impressão e pode ser conectado a todas as impressoras para acelerar a produção, reduzir o desperdício de tinta, manter a limpeza dos equipamentos e permitir a reutilização de mídias que sobram. Trata-se de um sistema que reconhece automaticamente a posição dos substratos livremente colocados em qualquer parte da mesa de impressão e gerencia o fluxo de trabalho.

O novo sistema de corte Kombo SDC + 21.32 vem com uma área de vácuo de 2.100 x 3.200mm e uma cabeça de corte multi-ferramenta. Capaz de se integrar facilmente ao fluxo de produção com impressoras de grande formato, a máquina corta rolos com até 3,2m e diversas mídias rígidas. Segundo a empresa, o equipamento é indicado também para o acabamento de tecidos estampados digitalmente.

A Elitron também disponibiliza o sistema de corte Kombo TH. Com duas cabeças de corte e área de trabalho variável de vácuo de 3.150 x 2.050mm, o equipamento permite a divisão da área de trabalho em duas zonas independentes (cada uma com sua própria cabeça de corte multi-ferramenta).

Fonte: Elitron



Dicas para evitar o enrugamento do vinil adesivo durante a impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2013

Você já deve ter notado que o calor é uma das principais causas do enrugamento do vinil adesivo. Para evitar que isso ocorra, reduza a temperatura de secagem da impressora. Mesmo assim, se a ondulação persistir, tente diminuir ainda mais temperatura – mas cuidado para não deixar de secar a tinta. Se você atingir um nível em que ela já não seca mais, considere então reduzir a quantidade de tinta impressa.

Alguns softwares RIP têm ferramentas que permitem um ajuste direto da quantidade de tinta. Em outros programas, o limite total desse insumo já vem definido de acordo com um perfil de cor, e não pode ser alterado diretamente. Nesses casos, tente criar e usar outros perfis.

O limite total de tinta, muitas vezes, varia entre 250 a 280%, dependendo dos insumos, impressora e substratos utilizados.

Observe também que o número de passadas da impressora influencia na exposição do vinil adesivo ao calor. Aumentar o número de passadas retarda o avanço do material e, portanto, aumenta o tempo em que o substrato fica em contato com o calor. Então, uma indicação é tentar diminuir a quantidade de passadas.

Para evitar que o enrugamento aconteça, o recomendado é seguir as dicas dadas, além de fazer algumas experiências para obter um equilíbrio na produção.

enrugamento do vinil

Uma das causas do enrugamento da película em uma impressora é a exposição a muito calor

Autora: Carol Millar, Especialista de Serviços Técnicos da 3M

Tradução e adaptação: InfoSign



Xaar fecha parceria com a Xerox

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/01/2017
Empresas desenvolverão cabeças de impressão piezoelétricas

Empresas desenvolverão cabeças de impressão piezoelétricas

A fabricante Xaar assinou recentemente um acordo com a Xerox Corporation, para o desenvolvimento em conjunto de cabeças de impressão piezoelétricas.

A parceria capitaliza a experiência das empresas no desenvolvimento de cabeças inkjet, para proporcionar benefícios ao mercado, alavancar a tecnologia de ambas as fabricantes e permitir que a Xaar ofereça aos clientes uma gama mais ampla de cabeças de impressão.

Doug Edwards, CEO da Xaar, declarou: “O contínuo investimento em tecnologia e desenvolvimento de produtos e as parcerias estratégicas são elementos fundamentais da nossa visão”.

A tecnologia da Xaar é utilizada em todo o mundo em diversas aplicações, como gráficos, etiquetas, decoração de embalagens, cerâmicas, laminados e codificação, além de impressão com fluidos funcionais para técnicas avançadas de fabricação.

Fonte: Xaar