Durst lança equipamento com mais de 3m de largura de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/05/2014

Rho 312 é aposta da Durst para o mercado industrial

Rho 312 é aposta da Durst para o mercado industrial

A Durst, fabricante de impressoras digitais, apresentou a nova Rho 312R. Com 3,2m de largura, a máquina possui sistema rolo a rolo e cabeças Quadro Array de 12 picolitros e resolução 900dpi.

De acordo com a empresa, a impressora trabalha na velocidade máxima de 240m²/h (em modo de alta produção). Além disso, conta com sistema que possibilita imprimir dois rolos de 1,6m simultaneamente, o que aumenta a produtividade do equipamento.

A máquina emprega tintas UV originais de alta pigmentação, que prometem reduzir o consumo do insumo e diminuir o custo de impressão.

Entre os diferenciais do equipamento estão a ferramenta de impressão frente e verso, o cortador integrado na parte frontal da máquina e sistema com 24 mil nozzles e tecnologia greyscale Variodrop.

A Rho 312R é indicada para gráficas e birôs que desejam entrar em novos mercados ou aumentar a clientela. Ideal para impressão de backlits, peças de fine art, displays de PDV, banners, papéis de parede e materiais para decoração.

Fonte: My Print Resource



Potencialidades da impressão UV em madeira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2022
A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

As indústrias estão expandindo suas ofertas de produtos baseados em madeira, que podem ser decorados ou estampados com tecnologias de corte e gravação a laser, pinturas manuais, decalques de vinis adesivos ou uma combinação dessas técnicas. Mais recentemente, a impressão UV também tem sido utilizada como solução rápida e econômica para criar estampas de alta qualidade em uma variedade de substratos compostos por madeira.

Revestido e não revestido

Bétula, carvalho, bordo, cedro, nogueira, bambu, madeira compensada: há diversas opções com diferentes tons de cores e densidade. E como essas madeiras ficam depois de receberem imagens de impressoras UV? A madeira revestida é uma ótima superfície para impressão porque obstrui os grãos e fornece uma ótima superfície colorida. Em alguns casos, como na decoração de casas e escritórios, é necessário aplicar uma camada de cor base (incluindo as laterais). Esse revestimento pode ser aplicado com laca, tinta (pintada à mão ou pulverizada), laminada ou mesmo impressa em UV com tinta digital branca.

Recomenda-se aplicar uma camada de verniz transparente para obstruir os poros da madeira, antes de aplicar a impressão UV. Isso evita que as cores “sangrem” e garante uma superfície lisa e consistente para imagem, além de manter a aparência rústica sem sacrificar a qualidade das estampas.

Tipos diferentes de madeira podem receber imagens estampadas por UV

Gravação a laser

O corte a laser depois da impressão UV não danifica a tinta na madeira. Porém, a maioria dos usuários opta por cortar o substrato e, depois, imprimi-lo; para obter uma boa cobertura nas bordas. Também é possível combinar técnicas de laser para adicionar texturas e cores aos produtos de madeira.

Técnicas

Alguns materiais são muito finos e sensíveis para a gravação a laser e, ao serem submetidos a esse processo, podem avariar ou queimar. Como alternativa, pode-se aplicar a impressão UV para obter a aparência desejada. Por exemplo: as folhas de convite podem ser estampadas com um tom marrom que simule o efeito conferido pelo laser.

UV pode simular grafismos reproduzidos por gravadoras a laser

Segmentos que usam UV em madeira

- Indústrias: muitas indústrias, de vários segmentos, oferecem produtos de madeira que podem ser decorados digitalmente.

- Casamentos e eventos: nesse mercado, a madeira pode ser utilizada de várias maneiras criativas. Placas de madeira são muito populares. Os dias do casamento são alguns dos mais memoráveis da vida de muita gente, e os itens personalizados remetem a esses dias. Um letreiro personalizado, uma moldura ou até mesmo uma fotografia do casal podem agradar aos noivos e convidados.

- Brinquedos e jogos: alguns dos itens infantis mais lindos e atemporais são de madeira. Quebra-cabeças e jogos podem se tornar uma lembrança querida. Usando a impressão UV, pode-se personalizar imagens que resistam ao tempo.

- Decoração: a impressão UV abre uma maneira nova de personalizar itens de madeira para o lar. Porta-retratos, porta-copos, prateleiras de vinho e fotos impressas diretamente em madeira são itens que podem transformar casas e escritórios.

Fonte: LogoJET



Agfa lançará impressora Anapurna H3200i LED na SGIA 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/08/2016
H3200i LED complementa a série de impressoras híbridas da Agfa

H3200i LED complementa a série de impressoras híbridas da Agfa

A Agfa, fornecedora de impressoras e tintas digitais, estará presente na edição 2016 da SGIA, feira que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de setembro, em Las Vegas, EUA. No evento, a fabricante promete lançar o Anapurna H3200i LED, equipamento híbrido de impressão de grande formato com largura de 3,2m.

Acionada por correia, a impressora pode trabalhar com todos os tipos de mídias em rolo com largura de até 3,2m, tanto na configuração de rolo único como na de dois rolos. A máquina também possibilita a impressão em materiais rígidos de 2m × 3m.

Outro diferencial do equipamento é a função de tinta branca, que inclui pré-branco, pós-branco, ponto e sanduíche. Além disso, a máquina é operada com o Asanti 3.0, sistema de fluxo de trabalho dedicado a impressão de grande formato.

A Anapurna H3200i LED também incorpora tecnologia de cura por UV LED refrigerada a ar, que permite a utilização de maior variedade de mídias, além de economizar energia, aumentar o tempo de utilização do sistema e reduzir despesas operacionais.

Willy Van Dromme, gerente de marketing de grande formato da Agfa Graphics, declarou: “Com o fluxo de trabalho Asanti, a cura por LED UV e a série Anapurna ampliada com a H3200i LED, frisamos nosso compromisso com os mercados em que atuamos. Nossos clientes se beneficiarão com a economia operacional, o maior leque de mídias e as vantagens ambientais que a cura por UV LED confere aos sistemas, sem comprometer a qualidade de impressão e a produtividade”.

Além da nova impressora da linha Anapurna, na SGIA 2016 a Agfa apresentará a FB2540i LED (plana), a RTR3200i LED (rolo a rolo), a Jeti Mira (plana com sistema rolo a rolo acoplável) e a Jeti Tauro (híbrida com ¾ de automação).

Tecnologia UV LED da série Anapurna i

Os equipamentos da linha Anapurna i incorporam lâmpadas UV LED de 16 W/cm² refrigeradas a ar, e as tintas da Agfa combinam com as frequências ultravioleta específicas das lâmpadas.

Graças à menor emissão de calor, é possível imprimir em um leque maior de mídias, inclusive em substratos sensíveis ao calor, como estireno de camada fina e materiais de tecido de PVC.

A tecnologia de cura de LED ultravioleta também oferece outras vantagens operacionais e ambientais. Ao contrário das lâmpadas de mercúrio, a vida útil do LED condiz com a vida útil de uma impressora, que é, em média, de cinco anos.

As lâmpadas de LED podem ser acesas e apagadas instantaneamente, sem degradação da intensidade. Consequentemente, tanto o custo como os períodos de inatividade devido à substituição das lâmpadas são menores. Além disso, a potência – um elemento importante para a conservação das características físicas da impressão – se mantém consistente durante a vida útil dos LEDs.

Finalmente, as lâmpadas de LED prescindem de aquecimento e resfriamento, o que reduz o consumo de energia durante a impressão, diminuindo-o a um mínimo absoluto durante as pausas – e isso resulta na redução do valor da conta de energia.

Fonte: Agfa



Clicky