Durst é condecorada duplamente pela SGIA

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/11/2018
Fabricante de impressoras venceu em duas categorias do Product of the Year Awards

Fabricante de impressoras venceu em duas categorias do Product of the Year Awards

A fabricante Durst está comemorando mais uma premiação internacional. Durante a SGIA 2018, que ocorreu em Las Vegas, a empresa, além de expor as novidades da série P5, também foi agraciada com dois troféus Product of the Year Awards, que reconheceram a Delta WT 250 (para corrugados) e Rhotex 325 (para tecidos e soft signage).

A Delta WT 250 é uma impressora inkjet com sistema multi-pass equipada com a nova arquitetura RTR/Híbrida/Plana e com a tecnologia de impressão Water Technology. É o carro-chefe da nova geração de equipamentos Durst para produção em alta qualidade com tintas inodoras e não agressivas ao meio ambiente.

A Rhotex 325 sagrou-se vencedora do Product of the Year Awards pelo segundo ano consecutivo. A máquina estampa diretamente ou por transferência sublimática em mídias de até 3,2m. Também opera com a tecnologia Durst Water Technology, que emprega tintas de dispersão à base d’água.

Christoph Gamper, CEO do Durst Group, declarou: “As premiações confirmam nosso compromisso com a excelência, especialmente à medida que continuamos a desenvolver sistemas de classe mundial, novos recursos de software e uma infraestrutura orientada a serviços”.

Fonte: Durst Brasil



Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento

Por Eduardo Yamashita em 10/12/2015

Engana-se quem acha que envelopamentos e adesivações profissionais requerem apenas espátulas e estiletes. Há vários outros acessórios e insumos para limpeza e aplicação correta dos vinis adesivos. Escovas de rebites e desengraxantes são exemplos de materiais que não podem faltar no trabalho de um adesivador que se preze.

Alguns aplicadores, inclusive, usam ferramentas específicas e personalizadas, como cinturão para carregar utensílios, espátulas confeccionadas com chapas plásticas, proteção para espátulas de couro camurça, entre outras.

Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)

 

Profissionais também armazenam devidamente as suas ferramentas em armários, além de transportá-las em bolsas e organizá-las durante o trabalho. Sem contar a limpeza: ela requer sacos de lixo (para os descartes). Outra dica: usar uniformes, pois eles passam uma imagem de organização aos clientes, além de divulgar a empresa.

Portanto, dê atenção às ferramentas e insumos. Eles fazem a diferença. Veja alguns deles, bem como suas finalidades (dispostos em ordem alfabética):

Borrifador: em aplicações úmidas, usa-se água e detergente neutro (misturados) para molhar tanto a superfície (a ser adesivada) quanto o adesivo do vinil.

Caneta, bloco de anotações, prancheta, calculadora: para manter registros das atividades de instalação.

Desengraxante: na limpeza, cada tipo de superfície exige o uso de um desengraxante específico.

Ferramentas para envelopamento

Andaime para aplicação de vinis

Equipamentos de segurança: luvas, óculos, capacete e sapatos de segurança devem ser usados para garantir a proteção do profissional durante a aplicação.

Escada e andaime: quando a imagem é grande ou em instalações em locais altos, são necessários suportes para o aplicador alcançar essas áreas.

Escova para rebites: os rebites de chapas metálicas requerem o uso de escovas com cerdas para proporcionar uma adesivação  mais rápida.

Espátula: de plástico ou fibra calandrada (feltro), faz com que o adesivo (cola) do vinil toque toda a superfície. Observação: na aplicação, exerça a pressão correta para que haja a retirada do ar entre o adesivo e a superfície. A velocidade da aplicação também influencia a qualidade do trabalho, pois pode deixar muitos espaços com ar.

Ferramentas para envelopamento de carro

Espátula

Espátula de metal: alguns tipos de resíduos e impurezas são apenas removidos com a ajuda de uma espátula de metal.

Estiletes: pequenos, médios, grandes, de plástico ou metal, eles são usados para cortar e separar imagens. Utilize um estilete que se adapte à sua empunhadura ou que tenha um peso menor.

Ferramentas para envelopamento de carro

Estilete

Fita crepe: fixa e protege as bordas das imagens.

Furador (com agulhas) de bolhas: para perfurar o vinil e remover as bolhas de ar. Recomenda-se ter um recipiente para guardar as agulhas (novas e usadas).

Ferramenta para envelopamento

Furador de bolhas

Lâminas de aço para estiletes: muito importantes para o corte e refile das imagens. Devem estar afiadas. Caso contrário, o aplicador vai colocar força no estilete, podendo riscar a superfície. Recomenda-se ter um recipiente para armazenar as lâminas utilizadas, que devem ser descartadas em lixos seletivos.

Pano: para secar e limpar as superfícies. Recomenda-se o pano de algodão.

Para envelopamento de carro

Pano para limpeza da superfície a ser adesivada

Proteção de espátula plástica: com o uso, a espátula fica desgastada, o que provoca riscos na imagem. Panos de algodão e feltro protegem a espátula para evitar danos ao vinil. Para remover as imperfeições dela, pode-se lixá-la (com lixas de papel).

Removedor de adesivos: na limpeza da superfície, antes da aplicação, em alguns casos, o removedor de resíduos de cola é necessário.

Soprador térmico: fundamental para diminuir a memória elástica (esticamento) do vinil e acelerar a cura do adesivo.

ferramenta para envelopamento

Soprador térmico

Tesoura: pode substituir o estilete. Por questão de segurança, prefira aquelas que não têm pontas agudas.

Trena métrica ou régua metálica: para posicionar a imagem. Para refiles ou cortes retos, utiliza-se a régua de meta.

ferramenta para envelopamento

Régua para adesivação

Texto editado e publicado pelo InfoSign no dia 10 de dezembro.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.



Epson anuncia investimento em novas linhas de cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/06/2013

Epson faz investimento para ampliar a fabricação de cabeças de impressão

Epson faz investimento para ampliar a fabricação de cabeças de impressão

No Japão, a Seiko Epson Corporation investiu aproximadamente 16 bilhões de ienes (algo em torno de 164 milhões de dólares) em duas novas linhas de cabeças de impressão. As novidades devem chegar ao mercado no próximo semestre.

De acordo com a marca, os investimentos feitos nos últimos três anos resultaram em uma série de tecnologias capazes de atender às novas exigências de produção.

As novas cabeças possuem um design aperfeiçoado, que auxilia a automatização dos processos nas linhas de montagem.

"Nossa visão corporativa apela para a expansão do negócio de impressoras a jato de tinta, e as novas linhas de produção representam um elemento essencial nesses planos", disse Motonori Okumura, diretor executivo e gerente administrativo.

"Daqui para frente, a Epson vai aumentar a sua competitividade, expandindo o uso das novas cabeças de impressão", concluiu Okumura.

Fonte: Epson



Clicky