DuPont lançará no Brasil tinta pigmentada para impressoras rolo a rolo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/02/2020
Artistri P2700 estreará na Fespa Digital Printing 2020

Artistri P2700 estreará na Fespa Digital Printing 2020

A fabricante DuPont será uma das expositoras da Fespa Digital Printing 2020, feira que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de março, em São Paulo. No evento, a empresa promete lançar a Artistri P2700, tinta pigmentada para sistemas rolo a rolo.

Diego Genari, gerente de desenvolvimento em tintas na América Latina da DuPont, declarou: “A P2700 foi desenvolvida especialmente para enriquecer a impressão pigmentada como uma alternativa ao processo de impressão com tintas reativas, apresentando cores mais vibrantes. A tinta apresenta uma excelente fixação, com ótima resistência a luz e lavagem. Este lançamento encontra as demandas mundiais de sustentabilidade, eliminando os processos de vaporização, lavagem e secagem, que requerem alta quantidade de consumo de água e energia elétrica, necessários quando se utilizam as tintas reativas”.

Os insumos da linha Artistri combinam dispersões, polímeros e formulações exclusivas da DuPont, que também vende tintas digitais reativas, ácidas, dispersas, sublimáticas e pigmentadas para DTG, além de materiais para pré-tratamento.

Fonte: Fespa Digital Printing



3M apresenta recomendações de preparação de superfícies pintadas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/04/2014

A 3M, fabricante de vinis, anunciou recentemente um novo procedimento de aplicação de películas adesivas, o Enhanced Adhesion Cleaning, que reúne informações sobre preparação de superfícies pintadas com materiais de baixo nível de componentes orgânicos voláteis (COVs).

Segundo a empresa, o material foi elaborado para ajudar instaladores que estão descobrindo que os vinis adesivos não aderem como antes. Alguns profissionais dizem que os filmes mudaram, mas na verdade são as novas formulações de pinturas de baixo COV que têm causado problema.

O novo método é simples: inicialmente, deve-se limpar determinada área usando uma mistura de 70% de álcool isopropílico e 30% de água. Após passar duas vezes a solução sobre a superfície, aplicam-se tiras de vinil nas áreas limpas onde a película será instalada. Depois de 15 minutos, é preciso observar a característica de release. Quando a adesão do filme estiver satisfatória, o mesmo método deve ser usado para preparar toda a área onde o vinil será instalado. Pesquisas na 3M mostram que esse procedimento pode aumentar a adesão de todos os filmes aplicados a uma superfície pintada.

Com as recomendações, o instalador pode melhorar seu desempanho na hora de aplicar vinis

Com as recomendações, o instalador pode melhorar seu desempenho na hora de aplicar vinis

O Enhanced Adhesion Cleaning da 3M é descrito em detalhes no site da 3M, no qual visitantes podem ler e baixar as instruções.

Fornecedores e instaladores também podem visitar o site para baixar o Bulletin 5.37 – A Guide to Understanding and Applying Graphics to Common Smooth and Textured Wall Surfaces (Um Guia para Entender e Aplicar Gráficos em Superfícies Suaves e Texturizadas). Em inglês, o documento fornece uma visão mais completa dos procedimentos de teste para instalação de filmes em paredes.

Joe Walton, engenheiro de serviço técnico da 3M, declarou: "A pinturas de baixo COV estão afetando o desempenho dos vinis adesivo. Para nós, da 3M, é importante agir rapidamente a fim de ajudar os instaladores. Essas novas e simples recomendações podem ajudar a prevenir falhas, problemas e prejuízos na instalação".

Fonte: 3M



SPGPrints lança impressora têxtil na Febratex 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/08/2016
Javelin pode estampar até 2 milhões de metros lineares por ano

Javelin pode estampar até 2 milhões de metros lineares por ano

A SPGPrints, fabricante de equipamentos e materiais para estamparia têxtil, lançou no Brasil a impressora Javelin durante a 15ª edição da Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil), evento que ocorreu entre os dias 9 e 12 de agosto, em Blumenau (SC).

Projetada para produzir até 2 milhões de metros lineares por ano, a Javelin é indicada para empresas que desejam dar o primeiro passo na impressão digital têxtil ou que têm necessidade de complementar sua capacidade produtiva. O equipamento, que pode incluir seis ou nove cores e 43 cabeças, pode trabalhar com mídias com largura de 1.850mm.

Um dos diferenciais da Javelin é a Archer, tecnologia que mantém as cabeças Samba, da Fujifilm, a 4mm de distância da superfície dos tecidos, o pode reduzir significativamente o risco de danos nesses dispositivos. Além disso, a tecnologia garante a reprodução de desenhos geométricos, detalhes de linha fina e fundos chapados devido às opções de volume de gota (de 2 a 10 picolitros) e às altas frequências de jato (de 32kHz). A SPGPrints investiu 30 milhões de euros para desenvolver essa plataforma, que é empregada tanto na impressora Javelin quanto na Pike.

Na Febratex 2016, a SPGPrints também apresentará as novas tintas ácidas Nebula HD.

José Maria Alves, diretor da SPGPrints América Latina, declarou: “Combinado com tamanhos de gotas variáveis e a precisão da Archer, a saturação de cor e o detalhe da imagem permitem linhas finas, padrões geométricos acentuados e fundos vibrantes. E o conjunto de tintas Nebula garante o melhor resultado final do produto. O lançamento da Javelin fornece outra ferramenta poderosa para empresas que operam em um mercado altamente competitivo. Com a faixa de cores e a qualidade de impressão digital, essa tecnologia fornece aquilo que os proprietários de marcas desejam e o que impressoras têxteis precisam para ter resultados”.

Fonte: SPGPrints