Dicas de limpeza de superfícies adesivadas com filmes impressos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2020
É fundamental conhecer a mídia e usar os produtos adequados de limpeza

É fundamental conhecer a mídia e usar os produtos adequados de limpeza

Paredes, pisos, vitrines e outras superfícies cobertas com filmes adesivados precisam de limpeza. Para tanto, é necessário conhecer os produtos adequados de higienização. Se a mídia for composta por PVC, como os vinis adesivos, ela terá boa resistência a álcoois alifáticos, como o isopropanol (desinfetante utilizado em hospitais) e os ácidos/bases diluídos encontrados em produtos de limpeza como alvejantes. No entanto, solventes orgânicos como cetonas, tolueno e ésteres devem ser evitados, pois danificam o material de PVC.

O polipropileno (PP) tem uma resistência semelhante à do PVC e também é resistente a ésteres.

O PET pode ser limpo com todos os itens já descritos, incluindo os solventes orgânicos.

Para a limpeza de qualquer tipo de filme, a recomendação é lavá-lo com um pano macio e não abrasivo, para evitar danos à superfície. Isso porque mesmo o revestimento mais resistente sofrerá com uma escovação mais áspera.

Além disso, certifique-se de tomar cuidado com as bordas expostas, pois líquidos podem penetrar e prejudicar os adesivos. Isso é especialmente importante nos gráficos de piso, pois se a adesão deles diminuir, haverá risco de tropeços, e esses materiais provavelmente serão higienizados com mais frequência.

Fonte: Drytac



HP anunciou tecnologia digital para acabamento de rótulos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2017
HP Indigo GEM foi desenvolvida para ser integrada à impressora HP Indigo WS6800s

HP Indigo GEM foi desenvolvida para ser integrada à impressora HP Indigo WS6800s

A HP anunciou no mercado internacional a HP Indigo GEM, tecnologia de acabamento digital para ser integrada à impressora HP Indigo WS6800s. A solução aplica verniz, foil e outros revestimentos para conferir efeitos superficiais e táteis a rótulos e embalagens. Segundo a empresa, o dispositivo trabalha com apenas um fluxo de trabalho e um operador.

A HP anunciou a HP Indigo ElectroInk Silver, tinta capaz de gerar uma ampla gama de cores metálicas. O insumo foi desenvolvido para expandir as aplicações das impressoras HP Indigo.

A HP Indigo WS6800 e a HP Indigo GEM rodam com o novo HP Production Pro for Indigo Labels and Packaging. Com um processamento cinco vezes mais rápido, o software oferece maior produtividade e simplicidade para diversos tipos de trabalhos, como os de grandes volumes de impressão de dados variáveis.

Com mais de 1500 impressoras digitais de rótulos e embalagens instaladas no mundo, a HP acredita na transformação da indústria analógica para a digital. A empresa também anunciou a venda da 100ª HP Indigo 20000 (para embalagens flexíveis) e a 50ª HP Indigo 30000 (para papel-cartão).

Fonte: HP



Tudo sobre fabricação de tinta solvente (impressão digital)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2012

Atire a primeira pedra o impressor que nunca teve problemas com tinta. Cores impressas que não correspondem às tonalidades do arquivo, entupimento das cabeças de impressão digital, falta de adesão ao substrato: tudo isso pode ter relação direta ou indireta com os insumos usados no equipamento.

O que fazer diante de problemas como esses? Entrar em contato com o fornecedor? Pedir assistência técnica? Mudar de tinta? Todas são possibilidades cabíveis. Mas para tomar a decisão acertada, nada melhor do que dominar o assunto. Conhecer características, componentes e métodos de fabricação ajuda muito na hora de comprar e usar os insumos.

Visando esclarecer os técnicos e empresários do mercado sobre tais pontos, a Gênesis, fabricante de tinta de impressão digital, encomendou ao editor do InfoSign (Luiz Ricardo Emanuelli) uma série (em 3 partes) de artigos técnicos sobre o assunto.

Na primeira parte, estão descritos os processos de dispersão, moagem, micronização e filtragem, utilizados na fabricação das tintas. Já o segundo texto aborda os elementos desses insumos: pigmentos, resinas, aditivos e solventes. A parte final trata de propriedades, como ancoragem, tensão superficial, viscosidade, entre outras.

A dispersão, uma das etapas da fabricação da tinta, é detalhada na série de artigos sobre o insumo

Texto: InfoSign. Informações de: Blog da Gênesis