Como atrair mais clientes com sinalização digital de janela

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/02/2019
Displays específicos são projetados para oferecer o melhor desempenho em janelas de lojas

Displays específicos são projetados para oferecer o melhor desempenho em janelas de lojas

Atualmente, um dos grandes desafios dos varejistas é conseguir a atenção de clientes dominada pelas telas do celular. Os profissionais de marketing da área estão mais inteligentes e veiculam anúncios nos celulares por meio da tecnologia de beacon, para atrair diretamente os clientes. Sem mencionar todos os outros outdoors e displays que competem pela atenção dos usuários.

Para se diferenciar, no entanto, os varejistas podem se beneficiar da sinalização digital, especificamente sinalização digital instalada em janelas.

Por que usar a sinalização digital em janelas?

“Há muitas opções disponíveis que vão além da sinalização estática tradicional. Os monitores digitais captam mais facilmente a atenção dos clientes, mesmo sob luz solar direta. Além disso, permitem um gerenciamento de conteúdo simples e eficiente para os monitores sempre atualizados”, declara SG Kim, vice-presidente executivo da divisão de displays da Samsung.

Que tipo de sinalização de janela os varejistas devem usar?

É preciso considerar uma variedade de elementos, como a exibição mesmo sob luz solar forte ou fraca. Outros fatores incluem versatilidade e flexibilidade. Os varejistas devem procurar soluções que possam ser posicionadas de várias maneiras. Kim argumenta que o melhor é escolher um “design inteligente que possa ser incorporado em qualquer espaço”.

Uma solução indicada pelo executivo da fabricante sul-coreana é a série OWN da Samsung, com design fino, operação eficiente, qualidade de imagem brilhante e excelente visibilidade, mesmo sob luz solar direta.

Fonte: DigitalSignageToday



Review: impressora HP Latex 800W

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2022
Impressora de 1,6m, HP Latex 800W inclui dez cabeças e dois canais de tinta branca

Impressora de 1,6m, HP Latex 800W inclui dez cabeças e dois canais de tinta branca

Na edição 2008 da Drupa, maior exposição internacional de soluções gráficas, a HP mostrou pela primeira vez ao público a sua tecnologia látex de grande formato. No estande da marca, a impressora Designjet L65500 teve a primazia de incluir as novas tintas inodoras à base d’água que emitiam níveis baixíssimos de compostos orgânicos voláteis. Tratava-se, portanto, de uma alternativa às até então dominantes (e tóxicas) solventes. De lá para cá, a látex passou por inúmeras melhorias e evoluções, até culminar nas séries 700/800, lançadas em fevereiro de 2021. De entrada, com sistema rolo a rolo e 1,6m de largura, além de acessíveis e sustentáveis, esses equipamentos podem incluir um grande diferencial competitivo: a tinta branca (nas versões “W”).

Tinta branca e mais aplicações

Capaz de trabalhar com resoluções de 1.200dpi, a Latex 800W emprega 10 cabeças para os canais cyan, preto, magenta, amarelo, light cyan, light magenta, otimizador (para melhorar a qualidade das impressões) e revestimento “Overcoat” (para conferir resistência a arranhões). Duas cabeças são dedicadas exclusivamente para a branca, que também conta com um sistema de circulação de tinta que evita a sedimentação desse insumo. Quando a impressão do branco não for necessária, pode-se retirar as cabeças dedicadas e guardá-las no recipiente apropriado e inseri-lo na câmara de rotação. Essa medida evita completamente o desperdício de material.

A economia de tinta branca é um dos diferenciais da Latex 800W, em um segmento em que outros modelos de impressora lançam mão de procedimentos de manutenção que desperdiçam essa tinta em prol de manter a cabeça piezo ativa e sem entupimentos.

Evita desperdícios: câmara de rotação mantém as cabeças da tinta branca em movimento, para evitar a sedimentação do material

Essa combinação tecnológica possibilita a reprodução de imagens de alta qualidade técnica, com gradientes refinados e gama de cores expandida, em uma diversidade de mídias, como lonas, vinis, tecidos, canvas, papéis, filmes plásticos, revestimentos de parede, entre outros substratos flexíveis.

Além dos corriqueiros banners, displays, pôsteres, murais e envelopamentos, a Latex 800W produz materiais realçados pela tinta branca. Trata-se de um elemento capaz de ampliar portfólios de ofertas e, portanto, aumentar a lucratividade. Para demonstrar esse potencial, em meados de 2020 a HP conduziu um estudo com cem clientes nos EUA, na Alemanha e na Índia e concluiu que eles estavam tirando vantagens competitivas com cinco aplicações especiais:

- Adesivos com corte de contorno para janela: vinis transparentes impressos com tinta branca (no modo “Spot”) que se destacam das mídias coloridas com o padrão CMYK;

- Adesivos de vitrines: filmes transparentes estampados com tinta branca (no modo “Overflood”) e melhor renderização de cores, também se diferenciavam de seus pares estampados apenas com a paleta CMYK;

- Displays retroiluminados de tecidos: materiais backlit de poliéster com borda de silicone impressos diretamente com tintas látex;

- Painéis para revestimento de parede para lojas e ambientes internos: aplicação de alta demanda geralmente terceirizada, pode ser estampada em vinis ou papéis de parede autoadesivos;

- Gráficos de piso: muito demandadas durante a pandemia, essas aplicações servem para sinalizar espaços públicos e locais de varejo.

Lucratividade e diferencial: HP Latex 800W imprime com tinta branca em adesivos para vitrines, janelas e vidros 

Modos de usar a tinta branca

A Latex 800W, assim como outras impressoras HP de grande formato com a opção de tinta branca, possibilita variações de aplicação desse insumo:

- Underflood: nessa opção, a branca é a primeira camada de tinta depositada. Em seguida, por cima dela, estampa-se as imagens coloridas. Esse procedimento é indicado para mídias que não são originalmente brancas nem transparentes, como vinis metálicos e coloridos, papéis craft, canvas amarelados, papéis de parede dourados e lonas vermelhas;

- Overflood: esse modo é usado para estampar materiais transparentes, como adesivos para vitrines. Imprimem-se imagens espelhadas coloridas e, em seguida, deposita-se a tinta branca, que serve como fundo;

- Spot: a tinta branca, nesse modo, é utilizada como cor especial sobre mídias coloridas. É basicamente o mesmo processo do modo “Underflood”, porém, com áreas brancas impressas definidas;

- Sanduíche: esse modo divide-se em duas operações, de três e cinco camadas. Na de três, imprime-se a imagem colorida espelhada, depois a tinta branca e, em seguida, a imagem espelhada novamente. Essa opção é utilizada para backlits “dia-e-noite”, em mídias transparentes. O modo de cinco camadas é aplicado para impressão frente e verso.

Tinta látex sustentável é composta basicamente por água e pigmentos

Diferencial: sustentabilidade

A opção branca não é o único diferencial da Latex 800W. Compostas basicamente por água (65%), pigmentos e partículas de látex, as tintas empregadas pela impressora ostentam credenciais sustentáveis que a destacada perante seus pares. Além de receber mais de 30 selos, como o UL EcoLogo, e cumprir as normas para certificação de brinquedos, os insumos atendem aos padrões do “Roadmap to Zero”, que se dedicam a implementar materiais mais amigáveis e a eliminar produtos químicos perigosos.

Sem cheiro, nem metais pesados e monômeros químicos reativos, as tintas látex não exigem ventilação especial no ambiente de impressão. Elas também não produzem ozônio e não são combustíveis nem inflamáveis. Portanto, em suas embalagens não são necessárias etiquetas de aviso de perigo. Nada foi detectado quando testadas, em 2013, para poluentes de ar perigosos, como definido no Clean Air Act, nos EUA.

Por suas qualidades sustentáveis, as impressões com tintas HP látex são recicláveis, retornáveis e seguras para o descarte. Por serem inodoras e não emitirem componentes orgânicos voláteis, elas podem ser instaladas tranquilamente em espaços internos, inclusive em ambientes sensíveis como escolas, hospitais e locais em que a saúde humana deve ser preservada.

Os invólucros das tintas da Latex 800W fazem jus às credenciais sustentáveis da impressora. Contendo 3 litros, os cartuchos, que podem ser trocados enquanto a máquina trabalha, são compostos por Eco-Carton recicláveis, que reduzem o plástico em 80% e o CO₂e, em 66%. Vale ressaltar que a HP Latex 800W roda apenas com cartuchos que contenham chip da própria marca. A impressora aplica medidas de segurança para bloquear embalagens de tintas de terceiros, e atualizações periódicas de firmware mantêm a eficácia dessas medidas.

A fabricante reforça que o proprietário de uma Latex 800W pode exibir, em documentos, suas credenciais e seus diferenciais ambientais aos clientes. Também pode melhorar seu perfil com o programa de treinamento HP EcoSolutions, além de aproveitar as oportunidades de reciclar suprimentos por meio do programa “HP Planet Partners”.

HP Latex 800W produz na velocidade máxima de 122m²/h

Tecnologia de impressão

Produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo. Essa é o objetivo principal das atualizações na tecnologia látex da HP. Com as linhas 700/800 não é diferente. Segundo a fabricante, os equipamentos dessas séries elevam a produtividade em até 50% em comparação com modelos antecessores. Isso é produto de melhorias em softwares e mecanismos de impressão. A Latex 800W, por exemplo, pode rodar na velocidade máxima de 122m²/h, no modo de uma passada.

Capaz de suportar bobinas com 55kg e 250mm de diâmetro, a impressora vem com dispositivos de fácil carregamento de mídias, bobina de recolhimento, rolo de limpeza e cortador horizontal automático. Também contém um painel frontal inteligente (que armazena até 100 trabalhos), para rápido processando de reimpressões e produções multicópias.

Conectado à internet, o equipamento pode ligar-se ao HP Print OS, sistema operacional exclusivo da HP. Gratuita, a plataforma pode ser acessada remotamente por smartphones e oferece diversos aplicativos:

- Configuration Center: identifica se a impressora precisa de alinhamentos e calibrações de cores;

- Learn Center: oferece inúmeros cursos sobre equipamentos, softwares e gerenciamento de cores;

- Media Locator: oferece uma vasta biblioteca para download de perfis de mídia;

- Print Beat: fornece histórico de produção, mídias mais utilizadas e horas do dia que são mais produtivas.

Aplicativos exclusivos facilitam operação e melhoram os fluxos de trabalho

Onde comprar

Vendida pelos canais oficiais da HP no Brasil (CSB Plotters e Suprimentos, Day Brasil, Digigraf e Serilon), a Latex 800W tem garantia de um ano para hardware.

Tanto a instalação quanto o treinamento para operar a impressora são realizados por técnicos da fornecedora, que fazem o acompanhamento necessário até que os operadores possam aplicar, na prática, o conhecimento adquirido. A HP frisa que todas as soluções látex da marca oferecem uma experiência intuitiva e de rápida assimilação. Para a instalação, é necessário prover recursos elétricos e ambientais, além de mão de obra dedicada, computador e dispositivos auxiliares.

Presente no Brasil desde 1967, a HP tem uma sólida participação no segmento de grandes formatos. Em 2009, lançou a tecnologia HP Látex no país, com benefícios marcantes como a secagem instantânea, resistência a arranhões e versatilidade de mídias e aplicações. Em 2018, a tecnologia foi marcada por mais uma evolução: o lançamento das impressoras híbridas HP Latex Série R, com tinta branca e capacidade de estampar mídias rígidas e flexíveis. Em 2021, a tinta branca foi incorporada nos modelos de entrada das séries Latex 700/800.

Assista ao depoimento de um usuário espanhol que tem usado a série Latex 700/800 com sucesso:



DuPont convida para 1ª Feira Virtual do Setor Gráfico, na América Latina

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/06/2020
Em seu estande virtual, fabricante exibirá soluções de estamparia têxtil digital

Em seu estande virtual, fabricante exibirá soluções de estamparia têxtil digital

Entre os dias 11 e 12 de junho, a fabricante DuPont participará da 1ª Feira Virtual do Setor Gráfico, uma iniciativa inédita da Andigraf (Associação Colombiana da Indústria de Comunicação Gráfica) na América Latina. A proposta dos organizadores é “garantir, no ambiente digital, a mesma experiência de uma feira off-line com a total integração dos elos da cadeia, contribuindo para a consolidação das marcas no setor gráfico em um momento de tantas incertezas como o da pandemia”.

O evento reunirá empresários de diversos segmentos interessados nos produtos e serviços gráficos que serão apresentados nos estandes virtuais e nos eventos de conteúdo transmitidos por streaming.

“Trata-se de uma iniciativa absolutamente inovadora e muito bem-vinda neste momento de covid-19”, pontua Tatiana Abib, líder de comunicação da DuPont Image Solutions para Américas. Segundo ela, a feira virtual é uma excelente oportunidade de comunicação da marca com o mercado, para promover a oferta do portfólio de tintas Artistri para impressão digital têxtil e comercial.

O estande virtual (08) da DuPont estará localizado no Pavilhão de Insumos e Matérias-Primas. A marca também estará presente nos diversos banners com links que remetem aos produtos da fabricante.

A Andigraf espera mais de 13 mil visitantes nesta primeira edição da Feira Virtual, com foco em gerentes e profissionais com poder de decisão no setor.

O credenciamento do visitante é simples: basta acessar o link https://forms.gle/cgzW79XBXW2PDKCL8, preencher o cadastro com as informações e criar o um avatar. Assim que a inscrição é confirmada, o avatar dá acesso ao Espaço de Exposições. Ele poderá interagir, via chat, em tempo real, com os atendentes do estande e da própria organização da feira.

Fonte: DuPont Image Solutions



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