Case: Uranus2 e Signmaker contam sobre a Anapurna H1650i, da Agfa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/10/2018
Executivos de birôs contam suas experiências com a impressora Anapurna H1650i

Executivos de birôs contam suas experiências com a impressora Anapurna H1650i

É um fenômeno gradual e incontestável: a impressão UV está cada vez mais presente nos parques gráficos dos birôs. Uma das razões para essa consolidação é a chegada paulatina de novos equipamentos de entrada – mais acessíveis, mas não menos vantajosos. Um bom exemplo desse tipo de máquina é a recém-lançada Anapurna H1650i, da Agfa. Com 1,6m de largura e sistema LED de cura, trata-se de impressora híbrida capaz de trabalhar com mídias rígidas de diversos tipos e substratos flexíveis em rolos (o interessado no equipamento pode entrar em contato com a Top Suuply). 

Além de economizar energia e durar mais que as lâmpadas UV tradicionais, o sistema LED, em função de sua “cura fria”, permite a impressão de materiais sensíveis ao calor. Portanto, é uma ferramenta que possibilita o trabalho com um número expandido de substratos. Pedro Dourado, diretor da Uranus2, birô referência no mercado nordestino de comunicação visual, foi um dos primeiros a adquirir e usar com sucesso a Anapurna H1650i no Brasil. Segundo o executivo, o equipamento, instalado há pouco mais de um mês na empresa, já estampou poliestireno, PVC, MDF, acrílico, acetado, PETG, papelão, filmes backlit, adesivos, canvas e até tecidos. São mídias que foram empregadas em fine art, sinalização e materiais promocionais. Dourado conta que boa parte de sua clientela ficou surpresa pela impressão com relevo produzida em algumas peças: “Por conta da versatilidade nas impressões, o equipamento tem sido uma ferramenta vantajosa para nós”.

Fabricio Perez, diretor da Signmaker, também adquiriu há poucos meses uma unidade da Anapurna H1650i. O birô paulistano tem aproveitado o potencial da impressora para estampar lonas, chapas de PVC, adesivos, ACM e tecidos, para diversas aplicações, como banners, adesivos e displays para PDV e sinalização ambiental. Perez revela um de seus trabalhos mais bem-sucedidos produzidos na máquina: “Atendemos um hospital de ponta em São Paulo. Fornecemos adesivos decorativos para os diversos setores do local. O cliente ficou surpreso com a qualidade das imagens e também dos adesivos transparentes com impressão em branco para os vidros”.

Pedro Dourado, diretor da Uranus2: redução de custos com matéria-prima e mão de obra

Tinta branca

A impressão de branco certamente é um dos grandes trunfos da Anapurna H1650i. Além da tecnologia de deposição de películas mais finas de tinta, que diminui o consumo do insumo, a máquina estampa o branco em camadas (pré, intermediária e pós), função que produz materiais diferenciados e de maior valor agregado. A Uranus2 tem se beneficiado disso e produzido diversas aplicações que levam tinta branca. Um dos melhores exemplos é a impressão em alto-relevo. Já para o diretor da Signmaker, “o branco é um diferencial para nós, pois produzimos muitos materiais transparentes, como chapas e vinis adesivos. Muitas vezes, nossos clientes também pedem o branco localizado. E a qualidade da tinta branca da Agfa tem ótima cobertura e durabilidade”.

UV de 1,6m

Além da tinta branca, a impressora UV LED da Agfa é capaz de imprimir diretamente em muitos substratos, o que amplia a versatilidade do equipamento. Esse é um dos maiores motivos pelos quais – apesar de a máquina ter 1,6m de largura – ela não compete com seus pares de tecnologia solvente, cujo mercado é eminentemente composto por modelos com 1,6m. Trata-se mais de uma ferramenta para complementar a produção. Perez adquiriu a Anapurna H1650i com esse fim. A ideia principal foi expandir a oferta de trabalho e potencializar o parque produtivo da Signmaker, que já contava com um equipamento de 2,5m e uma impressora plana. O executivo esclarece: “A escolha pela largura de 1,6m se deve pelo investimento relativamente baixo dada a capacidade do equipamento”.

Fabricio Perez, diretor da Signmaker: surpreendendo clientes com a impressão de tinta branca

Potencial

Satisfeito com a assistência oferecida pela fornecedora, Dourado exalta a importância que a Anapurna H1650i teve para os negócios da Uranus2: “Como exemplo, posso citar a redução de custos com matéria-prima e mão de obra em aplicações de poliestireno, sobre o qual podemos imprimir diretamente”.

Além de oferecer a vantagem da impressão direta em uma gama maior de mídias, o equipamento trabalha com materiais com espessura de 45mm, em modos de produção que variam do draft (na velocidade de 63m²/h) ao de alta qualidade (7m²/h).

É importante frisar que a Agfa fornece uma solução coesa, que compreende não apenas a impressora, mas também as tintas originais e o Asanti, software de fluxo de trabalho que controla o processo da pré-impressão até o acabamento. Isso torna o equipamento mais confiável, outra razão para a Signmaker ter realizado a aquisição da Anapurna H1650i, processo feito por meio da Top Supply, distribuidora da Agfa em São Paulo.

Para Perez, a impressora deu maior potência à Signmaker, além de ter sido o primeiro equipamento UV LED adquirido pela empresa. “Tenho certeza que ela abrirá o caminho para a renovação do nosso parque produtivo. Nossos clientes exigem sempre uma evolução na qualidade das soluções que oferecemos a eles. A Anapurna H1650i até o momento tem sido bem satisfatória”, revela o diretor.

Impressão de tinta branca: um dos grandes diferenciais da Anapurna H1650i
Esse conteúdo teve a Agfa como mecenas.

 



Kiian lançará tintas sublimáticas na Fespa China

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/10/2015
Digistar Evo é compatível com cabeças de impressão Epson

Digistar Evo é compatível com cabeças de impressão Epson

A Kiian, fabricante de insumos para impressão digital, promete lançar na feira Fespa China, que ocorre entre os dias 21 e 23 de outubro, a Digistar Evo, linha de tintas digitais para sublimação desenvolvidas para equipamentos com duas cabeças de impressão Epson DX7.

Durante a Fespa China, a Kiian apresentará também toda a linha de insumos indicadas para impressoras têxteis que empregam cabeças Ricoh, como a nova série Digistar Gen-R e as seguintes linhas:

- Digistar Tex-R: tinta para impressão digital direta em tecidos naturais ou sintéticos, para equipamentos de médio formato. Apresenta grande resistência a lavagem;

- Digistar Air: tinta sublimática para papéis com pouco revestimento. Indicada especialmente para produções de alta tiragem e diminuição de custos;

- Digistar WR-500: tinta sublimática compatível com cabeças Ricoh Gen-5, para papéis com pouco revestimento. É indicada para impressão em tecidos de poliéster e fibras misturadas (com no mínimo 80% de poliéster);

- Digistar Tune: tinta sublimática indicada para impressão direta em tecidos de poliéster. Apresenta solidez e resistência a luz em aplicações ao ar livre.

Fonte: Kiian Digital



Inscreva-se nas classificatórias do Decor Wrapping Brazil 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2019
Etapa a ser realizada na Fespa 2019 classifica dois competidores para as provas de julho

Etapa a ser realizada na Fespa 2019 classifica dois competidores para as provas de julho

A Imprimax começou a promover a segunda edição do Decor Wrapping Brazil, campeonato de envelopamento decorativo. Entre os dias 11 e 28 de janeiro, os interessados em participar da competição podem se inscrever para a etapa classificatória, que ocorrerá na Fespa Brasil 2019 (de 20 a 23 de março). Nessa fase inicial, 44 inscritos colocarão suas habilidades à prova. Além de garantir vagas na próxima fase, na feira Future Print 2019 (entre os dias 10 e 13 de julho), os dois primeiros colocados ganharão os seguintes prêmios:

1º lugar: R$2500,00 em lançamentos da Imprimax, kit completo da Exfac, 25 metros de impressão fornecidos pela Mimaki e camiseta e boné exclusivos;

2º lugar: R$1500,00 em lançamentos, camiseta e boné exclusivos e 25 metros de impressão fornecidos pela Mimaki.

A etapa classificatória do campeonato será baseada no melhor tempo. As avaliações levarão em conta os critérios como acabamento, técnicas de aplicação e organização. Os erros serão acrescentados no tempo da prova.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário completo e enviar fotos de trabalhos realizados com vinil autoadesivo. Não há taxa de inscrição. No dia 4 de fevereiro a Imprimax divulgará os participantes, além de outras informações relevantes.

Confira a chamada para as classificatórias da segunda edição do Decor Wrapping Brazil:

Fonte: Imprimax



Clicky