Bordeaux Digital lança bulk ink para Epson Stylus Pro GS6000

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2013

A Bordeaux Digital, fabricante de tintas digitais, anunciou no mercado internacional o lançamento de uma solução bulk ink para a impressora Epson Stylus Pro GS6000.

A solução inclui bolsas de tinta ecossolvente Bordeaux Mix & Match e um sistema de chips que substitui os dispositivos originais (da Epson).

Bulk ink da Bordeaux para Epson Stylus Pro GS6000

Bulk ink da Bordeaux para Epson Stylus Pro GS6000

As bolsas têm 1000ml de insumo, e são vendidas em duas combinações de cores: CMYK duplo ou CMYK, Lc, Lm, laranja e verde.

O bulk ink permite o monitoramento do nível de tinta e também alerta o usuário para as substituições das bolsas do insumo.

Segundo a fornecedora, as tintas são compatíveis com uma variedade grande de substratos. Além disso, a tinta amarela é isenta de níquel.

Fonte: Bordeaux Digital. Texto: InfoSign



Roq apresenta novo dispositivo para impressão direta em tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/05/2017
Roq Hybrid complementa impressoras serigráficas

Roq Hybrid complementa impressoras serigráficas

A Roq, fabricante portuguesa de equipamentos para serigrafia e comunicação visual, entrou para o mercado de impressão direct-to-garment ao lançar a Roq Hybrid, que será apresentada pela primeira vez ao público na Fespa 2017, feira que ocorre entre os dias 8 e 12 de maio, na Alemanha.

O Roq Hybrid é um dispositivo de impressão digital direta em tecidos desenvolvido para trabalhar em conjunto com máquinas serigráficas automáticas. Trata-se de uma solução para empresas interessadas em combinar a produtividade da serigrafia com as vantagens oferecidas pela tecnologia digital.

Capaz de estampar 450 peças por hora, a máquina emprega 8 (para CMYK) ou 12 (CMYK e duas cores especiais) cabeças da Fujifilm Dimatix, que, segundo a empresa, contam com tecnologia de reparos de nozzles, o que aumenta a vida útil das peças.

Com formato máximo de impressão de 500mm × 700mm (ou 750mm × 900mm), a máquina conta com ajuste do eixo Z de até 20mm, para acomodar diferentes alturas de peças de vestuário e substratos têxteis.

Além da Hybrid, a Roq lançará uma linha de tintas digitais e o Roq Studio, software RIP da Neostampa.

Fonte: Fespa



Review: Impressora sublimática HP Stitch S 500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2021
Lançada em janeiro no Brasil, a HP Stitch S 500 chega para acirrar de vez o segmento de sublimação de grande formato

Lançada em janeiro no Brasil, a HP Stitch S 500 chega para acirrar de vez o segmento de sublimação de grande formato

O lançamento mundial da impressora HP Stitch S 500, em meados de 2019, representou a entrada da marca no segmento de impressão sublimática. Um pouco tardio, esse movimento, no entanto, tem cacife para elevar o patamar das inkjets de grandes formatos dedicadas à sublimação. A latência teve uma razão simples: a HP investiu 3 anos de desenvolvimento para criar um equipamento que se distinguisse de seus concorrentes. No período, a fabricante envolveu mais de 100 clientes e 100 engenheiros e despendeu 30 patentes, 60 mil horas de teste, 120 mil metros quadrados de papel de transferência, 20 mil litros de tinta e 5 mil cabeças, em 8 revisões, para enfim entregar ao mercado uma impressora produtiva, fácil de operar e que oferecesse saídas de alta qualidade com resolução nativa de 1.200dpi.

Com foco em birôs, gráficas e estamparias têxteis de pequeno e médio porte, a HP Stitch S 500, lançada no Brasil em janeiro pela Serilon, imprime papéis de transferência e tecidos com tratamento e gramatura a partir de 25g/m2. Esses substratos são utilizados na personalização de aplicações de moda, vestuário, sinalização (soft sign), comunicação visual e materiais promocionais. São indicados também para a produção de itens de decoração de interiores, móveis de design (termoformados) e roupas de cama, mesa e banho.

Produtividade

Vendida exclusivamente no Brasil pela Serilon, a Stitch S 500 se diferencia de seus pares de 1,6m por rodar na velocidade máxima de 110m2/h (com uma passada). Por essa característica, além das inúmeras tecnologias que alavancam a produtividade da máquina, os fornecedores referem-se a ela como “a sublimação mais rápida do mundo” em sua categoria.

Além da alta velocidade, a produtividade da HP Stitch S 500 é garantida por um conjunto de tecnologias agregadas ao sistema de alimentação de substratos. É o caso do sensor óptico de avanço de mídia (Sensor Omas) e do rebobinador com sensor de tensão. Outro diferencial de produtividade é o HP Drop&Dry, aquecedor na área de impressão cuja função é secar a tinta antes de o material sair da máquina.

Outra exclusividade da HP Stitch S 500 é o seu sistema de alimentação de mídias com carregamento feito pela parte frontal da máquina. Trata-se de uma configuração que possibilita a redução de espaço e, portanto, a otimização do ambiente de produção.

Carregamento frontal de mídias: inovação que reduz demanda por espaço 

Tinta e cabeça

Vendida em bags de 3 litros, a tinta original da HP para a Stitch S 500 está disponível na paleta de cores CMYK. O rendimento do insumo varia de acordo com a qualidade de saída e do tipo de papel de transferência — fatores determinados pela aplicação final.

Custando R$ 1.290,00 (em março de 2021), as cabeças empregadas pela impressora são térmicas e desenvolvidas pela própria HP. Ao todo, são utilizadas oito delas, na configuração de duplo CMYK. A recomendação é que sejam substituídas após ejetarem 8 litros (para magenta e amarelo) ou 6 litros (preto e cyan). Para a troca das cabeças, não é necessário requisitar um técnico especializado, e o próprio operador do equipamento pode substituir as peças. Os fornecedores asseguram que o procedimento é rápido e fácil de executar. Feita a mudança, entra em ação o alinhamento automático, que retifica o posicionamento das peças e coloca a impressora em estado de operação ideal.

O alinhamento faz parte do kit de manutenções automáticas, cuja função é manter a impressora sempre pronta para uso. Portanto, o equipamento prescinde de procedimentos manuais, o que diminuiu o trabalho do operador.

Outro procedimento de manutenção automática da Stitch S 500 é a compensação de nozzles das cabeças, que é acionada quando um desses orifícios entope ou falha. Para corrigir o desequilíbrio, o sistema substitui os canais avariados por outros em plenas condições de funcionamento.

Os cartuchos de manutenção são facilmente substituídos pelo operador

RIP e gerenciamento de cores

Desenvolvido exclusivamente para impressão digital têxtil, o RIP Ergosoft, que roda a HP Stitch S 500, vem com ferramentas e funções dedicadas à estamparia digital sublimática. Por meio do aplicativo e do HP Configuration Center - Smart Color Tools, o usuário opera a impressora e também calibra, cria perfis e faz o gerenciamento de cores — essencial para a repetibilidade dos padrões de imagens no ramo têxtil.

O gerenciamento de cores é ainda mais facilitado porque a HP Stitch S 500 tem um espectrofotômetro integrado. Com ele, pode-se criar perfis de acordo com as condições atualizadas tanto da impressora (cabeça, tinta, mídia) quanto do ambiente (temperatura e umidade da sala).

HP Stitch S 500 vem com espectrofotômetro embutido

Instalação e treinamento

Embora não exija requisitos ambientais, a instalação da HP Stitch S 500 obriga a gráfica a preparar um aterramento conforme a norma NBR 5410, que trata dos requisitos de proteção elétrica. Além disso, a resistência deve estar abaixo de 10Ohms. Porém, não é necessário comprar um nobreak e a ligação do equipamento pode ser feita no quadro elétrico, em entrada de energia de 220V.

Entre os dispositivos periféricos essenciais está a calandra (ou prensa térmica). Trata-se do aparelho por meio do qual a sublimação da tinta de fato ocorre. Outro item importante é o computador que rodará a impressora. A fornecedora recomenda um PC rápido e consistente para evitar que a produção trave e para que o processamento do RIP seja eficiente. A sugestão é que o dispositivo tenha, no mínimo, as seguintes configurações: processador i7, 16GB de RAM, SSD de 512GB, Windows 10 (64bits).

A instalação da HP Stitch S 500 é realizada, sem custo, por um profissional da Serilon, que também deve ser contatada em caso de dúvidas operacionais. A assistência técnica fica por conta da HP.

O treinamento dura três dias e engloba a instalação do equipamento e as operações de software e hardware.

Vantagens

Com um ano de garantia oferecida pela HP, a Stitch S 500 foi desenvolvida para rodar com autonomia e isentar os operadores de manutenções e outros procedimentos que demandem tempo e treinamento. Isso reduz quase totalmente o tempo de equipamento parado e, portanto, diminui o desperdício de tintas e mídias.

Com isso, é possível ver que por trás do equipamento estão marcas confiáveis. Além da HP, a Serilon, uma das maiores referências no mercado nacional de comunicação visual, conta com um rol de profissionais preparados e com uma grande estrutura de atendimento ao cliente.

Curioso para saber mais sobre a HP Stitch S 500? Assista a um depoimento de cliente que já usa a impressora:



Clicky